
As obras do Canal da Costa, na Praia da Costa, em Vila Velha, estão em andamento e devem contemplar a construção de um parque linear. Entretanto, o valão da Avenida Carioca não será coberto. Também não há nenhum prazo para que isso aconteça. A informação é da prefeitura da cidade.
As obras de tamponamento foram iniciadas no mês de abril de 2025, após a liberação das licenças ambientais pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Segundo informações da Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Obras e Projetos Estruturantes, serão cobertos cerca de 2,15 quilômetros, entre o entorno do 38º Batalhão de Infantaria (BI) do Exército e, aproximadamente, a Avenida Champagnat.
O projeto não prevê a cobertura de novos trechos do canal, nem a ampliação do tamponamento para outras regiões ou avenidas de Vila Velha. Por esse motivo, não há previsão de tamponamento em outras áreas do Canal da Costa.
Prefeitura de Vila Velha, por nota

O órgão também informou que o canal não será totalmente tampado porque o projeto tem foco na melhoria do sistema de macrodrenagem e na implantação de galerias no trecho já fechado. “Não contemplando intervenções estruturais em toda a extensão do canal”.
Também é destacado que as obras seguem o cronograma divulgado anteriormente, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2026, condicionada às condições climáticas.

Canal da Costa: investimento de R$ 21,99 milhões
As obras do Canal da Costa terão um investimento de R$ 21,99 milhões do governo estadual em parceria com Prefeitura de Vila Velha.
A intervenção é realizada com recursos do Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas, voltado para adaptação a mudanças climáticas e acontece no canal, para transformá-lo em um parque linear.
O Parque Linear sobre o Canal da Costa contará com espaço para eventos, área para cães (pracão), quadras e academia ao ar livre.

No projeto está prevista a construção da galeria dupla e do parque linear. Elas serão construídas ao longo de 2,15 quilômetros do Canal da Costa, no trecho localizado na Praia da Costa.
Estão previstas quadras, pista de skate, academia ao ar livre, estacionamento e área para motorhomes. A proposta busca reduzir alagamentos, melhorar o sistema de drenagem urbana e criar um novo espaço público para os moradores da Praia da Costa.
