Cotidiano

Canal de Camburi: nova etapa da obra prepara concretagem para deques e ciclovia

A concretagem ocorre após a instalação de estacas no leito do Canal de Camburi, onde ficará a nova orla do bairro

Leitura: 5 Minutos
Obras canal de Camburi
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

As obras do Canal de Camburi em Vitória devem avançar uma nova etapa na próxima semana, com início da concretagem de lajes onde serão instalados os deques, assim como ciclovias e passarelas para passagem de pedestres.

A concretagem ocorre após a instalação de estacas no leito do Canal de Camburi, onde ficará a nova orla do bairro. Segundo o secretário municipal de Obras, Gustavo Perin, o processo de estaqueamento já está 70% concluído.

“Teremos a concretagem das primeiras lajes dos decks em Jardim da Penha, já estamos agilizando a montagem de formas e terminando a fundação. Já há equipes montando os deques, trabalhando de forma concomitante com as equipes fazem a instalação das estacas, uma etapa muito importante e que já está 70% executada”, relatou.

Além disso, o secretário também relatou que atualmente é realizado o processo de reconformação do subleito para a criação do canal de navegação, que se estende desde a Ponte de Camburi até a Ponte da Passagem.

Obras canal de Camburi
Canal de navegação vai ser criado até a Ponte da Passagem (Foto: Thiago Soares/Folha Vitória)

Segundo o secretário, esta etapa garantirá que embarcações possam transitar pelo local com estabilidade, o que melhoraria consideravelmente a navegabilidade na região.

“Uma das queixas que as pessoas tinham é que, quando a maré ficava baixa, você não conseguia sair com as embarcações. Então, entre as margens, estamos criando o canal de navegação, que contará com dois metros de profundidade e 60 metros de largura, até a Ponte da Passagem”, disse.

Elevação da Ponte de Camburi

Durante o período de estudos preliminares, foi levantada a possibilidade de elevação da Ponte de Camburi para melhorar a navegabilidade na região, mas esta ideia foi descartada, como explica o secretário.

Segundo ele, a própria forma como a ponte foi construída dificulta o processo de elevação, uma solução futura, talvez fosse a construção de uma nova ponte.

“A Ponte de Camburi seria o marco zero, mas não é possível pela própria forma como a ponte foi construída, com uma estrutura mista de concreto e aço, o que dificulta e muito esse processo. O que podemos pensar talvez é a construção de uma nova ponte no futuro”, relatou.

Obras canal de Camburi
Obras no Canal de Camburi (Foto: Thiago Soares/Folha Vitória)

As obras do Canal de Camburi fazem parte do programa “Vitória de Frente Para o Mar” e a previsão de entrega é o primeiro trimestre de 2027. Segundo o secretário, o projeto segue na velocidade esperada para as complexidades das intervenções.

“Queremos devolver a Vitória sua vocação principal, que é o mar. Com isso, pretendemos oportunizar o turismo na Capital, que tem que estar sempre de frente para o mar. Estamos caminhando da forma correta, como imaginamos que a obra seria”.

Além dos deques e da ciclovia, o espaço também contará com food park, passarela, arquibancadas alagáveis e ambiente comercial para implantação de estruturas de entretenimento e lazer. O investimento é de R$ 220 milhões.

Veja detalhes do projeto

Orla de Camburi
Divulgação/Prefeitura de Vitória
Orla de Camburi
Divulgação/Prefeitura de Vitória
Orla de Camburi
Divulgação/Prefeitura de Vitória

O Canal de Camburi é o trecho entre as pontes Governador Carlos Lindenberg – conhecida como ponte da Passagem – até as pontes Ceciliano Abel de Almeida e Petrônio Portela – conhecidas como ponte de Camburi. 

A primeira etapa contempla – ao Norte – o trecho da orla a partir da rua Alberto Bela Rosa em Pontal de Camburi até as pontes e o mesmo trecho ao Sul os bairros Santa Luiza e Praia do Canto.

Projeto Vitória de Frente para o Mar

As intervenções proposta integram o projeto “Vitória de Frente para o Mar” que tem como objetivo requalificar as orlas de Vitória. As intervenções são para construção de calçadas, ciclovias, píeres, atracadouros, jardins, mobiliário urbano, implantação e reforma de equipamentos públicos.

Também são previstas ações de melhoria da mobilidade urbana da região e criação de restaurantes, quiosques e pontos de pesca para fomentar atividades econômicas nos atrativos turísticos e gerar renda para os moradores.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.