
As obras do Canal de Camburi em Vitória devem avançar uma nova etapa na próxima semana, com início da concretagem de lajes onde serão instalados os deques, assim como ciclovias e passarelas para passagem de pedestres.
A concretagem ocorre após a instalação de estacas no leito do Canal de Camburi, onde ficará a nova orla do bairro. Segundo o secretário municipal de Obras, Gustavo Perin, o processo de estaqueamento já está 70% concluído.
“Teremos a concretagem das primeiras lajes dos decks em Jardim da Penha, já estamos agilizando a montagem de formas e terminando a fundação. Já há equipes montando os deques, trabalhando de forma concomitante com as equipes fazem a instalação das estacas, uma etapa muito importante e que já está 70% executada”, relatou.
Além disso, o secretário também relatou que atualmente é realizado o processo de reconformação do subleito para a criação do canal de navegação, que se estende desde a Ponte de Camburi até a Ponte da Passagem.

Segundo o secretário, esta etapa garantirá que embarcações possam transitar pelo local com estabilidade, o que melhoraria consideravelmente a navegabilidade na região.
“Uma das queixas que as pessoas tinham é que, quando a maré ficava baixa, você não conseguia sair com as embarcações. Então, entre as margens, estamos criando o canal de navegação, que contará com dois metros de profundidade e 60 metros de largura, até a Ponte da Passagem”, disse.
Elevação da Ponte de Camburi
Durante o período de estudos preliminares, foi levantada a possibilidade de elevação da Ponte de Camburi para melhorar a navegabilidade na região, mas esta ideia foi descartada, como explica o secretário.
Segundo ele, a própria forma como a ponte foi construída dificulta o processo de elevação, uma solução futura, talvez fosse a construção de uma nova ponte.
“A Ponte de Camburi seria o marco zero, mas não é possível pela própria forma como a ponte foi construída, com uma estrutura mista de concreto e aço, o que dificulta e muito esse processo. O que podemos pensar talvez é a construção de uma nova ponte no futuro”, relatou.

As obras do Canal de Camburi fazem parte do programa “Vitória de Frente Para o Mar” e a previsão de entrega é o primeiro trimestre de 2027. Segundo o secretário, o projeto segue na velocidade esperada para as complexidades das intervenções.
“Queremos devolver a Vitória sua vocação principal, que é o mar. Com isso, pretendemos oportunizar o turismo na Capital, que tem que estar sempre de frente para o mar. Estamos caminhando da forma correta, como imaginamos que a obra seria”.
Além dos deques e da ciclovia, o espaço também contará com food park, passarela, arquibancadas alagáveis e ambiente comercial para implantação de estruturas de entretenimento e lazer. O investimento é de R$ 220 milhões.
Veja detalhes do projeto



O Canal de Camburi é o trecho entre as pontes Governador Carlos Lindenberg – conhecida como ponte da Passagem – até as pontes Ceciliano Abel de Almeida e Petrônio Portela – conhecidas como ponte de Camburi.
A primeira etapa contempla – ao Norte – o trecho da orla a partir da rua Alberto Bela Rosa em Pontal de Camburi até as pontes e o mesmo trecho ao Sul os bairros Santa Luiza e Praia do Canto.
Projeto Vitória de Frente para o Mar
As intervenções proposta integram o projeto “Vitória de Frente para o Mar” que tem como objetivo requalificar as orlas de Vitória. As intervenções são para construção de calçadas, ciclovias, píeres, atracadouros, jardins, mobiliário urbano, implantação e reforma de equipamentos públicos.
Também são previstas ações de melhoria da mobilidade urbana da região e criação de restaurantes, quiosques e pontos de pesca para fomentar atividades econômicas nos atrativos turísticos e gerar renda para os moradores.