
O CartãoGV Cidadão pré-pago vai parar de ser comercializado no Sistema Transcol nesta quinta-feira (01). Porém, segundo a GVBus, quem já possuir esse tipo de cartão pode continuar usando normalmente, inclusive para recargas.
As demais modalidades do CartãoGV (Cidadão, Escolar, Idoso, Especial e Vale-transporte) continuam sendo vendidas normalmente.
A versão pré-paga do cartão foi lançada em 2020, durante a pandemia da Covid-19. A GVBus destaca que foi uma alternativa encontrada pelas empresas operadoras do Sistema Transcol para agilizar a aquisição dos cartões, após o governo do Estado retirar o pagamento da passagem em dinheiro dentro dos ônibus.
“A ideia era facilitar a aquisição do cartão. Mas, decorridos cinco anos, e com os passageiros já acostumados ao sistema de bilhetagem eletrônica, a versão pré-paga perdeu sua função. Hoje, além dos demais cartões, é possível pagar a passagem até pelo celular, via QR Code, sem precisar do cartão físico em mãos”, explicou a gerente administrativa dos postos do GVBus, Herta Veiga Plaster Pedrini.
Em 3 de novembro, o CartãoGV Cidadão pré-pago passou a custar R$ 25, valor que é convertido em créditos de passagem.