
O ano de 2026 trará mudanças para os usuários do Sistema Transcol: a partir desta quinta-feira (1º), o CartãoGV Cidadão pré-pago terá as vendas encerradas na Grande Vitória.
Segundo informações do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), o encerramento das vendas é apenas para essa modalidade de cartão, que dispensa cadastro do CPF na hora da compra e é vendido nas catracas dos terminais.
As demais modalidades do CartãoGV (Cidadão, Escolar, Idoso, Especial e Vale-transporte) continuam sendo comercializados normalmente.
CartãoGV pode ser adquirido na Grande Vitória
Os CartãoGV exigem que o titular vincule o cartão ao CPF no momento da aquisição, e podem ser adquiridos em mais de 230 pontos espalhados pela Grande Vitória, como: redes credenciadas como parceiros, catracas dos terminais e máquinas de autoatendimento.
Ao contrário do pré-pago, estes cartões não sofrerão nenhuma alteração e continuarão sendo comercializados e recarregados. As formas de compra, solicitação ou cadastro dos benefícios, como da gratuidade, continuam as mesmas.
Além disso, se o passageiro preferir, ele pode pagar passagem direto pelo celular, apresentando o QR Code na tela no validador dentro do ônibus. Basta baixar o app Kim e fazer o cadastro no primeiro uso para criar o CartãoGV virtual.
Pré-pago foi lançado na pandemia do Covid-19
A versão pré-paga do CartãoGV foi lançada no ano de 2020, durante a pandemia da Covid-19. Ele foi uma alternativa para agilizar a aquisição dos cartões, após o governo do Estado retirar o pagamento da passagem em dinheiro nos ônibus.
A ideia era facilitar a aquisição do cartão. Mas, decorridos cinco anos, e com os passageiros já acostumados ao sistema de bilhetagem eletrônica, a versão pré-paga perdeu sua função. Hoje, além dos demais cartões, é possível pagar a passagem até pelo celular, via QR Code, sem precisar do cartão físico em mãos.
Herta Veiga Plaster Pedrini, gerente administrativa dos postos do GVBus