Catedral-metropolitana
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A Catedral Metropolitana de Vitória, no Centro da Capital, passará por obras de restauro. A expectativa é de que os trabalhos se estendam por cinco meses, com início em novembro e conclusão em março de 2026.

O anúncio foi realizado pelo governador Renato Casagrande e pelo vice Ricardo Ferraço após missa realizada neste domingo (2). O termo de fomento para as obras foi assinada na própria Catedral.

O valor das intervenções é de R$ 1,66 milhão. Dentre as reformas estão: impermeabilização da área externa superior das lajes da sacristia, secretaria e sala do batismo, além de reparos em áreas com infiltrações.

Também será realizada manutenção e substituição dos parafusos do telhado por modelos em inox e a substituição de telhas danificadas por peças iguais às originais.

Pintura da fachada

Além destas restaurações, também haverá pintura externa da fachada, mantendo a paleta de cores atual e a recuperação de capitéis e bases de colunas danificadas para manter a arquitetura e estética histórica da Catedral.

O governador Renato Casagrande afirmou que restaurar a catedral é preservar a cultura e a história do Estado.

“Ao restaurá-la, estamos reafirmando o valor da nossa cultura e entregando à cidade um patrimônio renovado, sem perder sua essência. É um gesto de cuidado com aquilo que nos une e nos identifica como capixabas”, afirmou.

Para o secretário estadual de Cultura, Fabrício Noronha, a reforma ajuda também a revitalizar o Centro de Vitória.

“Mais do que recuperar um monumento, é devolver à cidade um símbolo de memória, fé e pertencimento que atravessa gerações. Sua revitalização fortalece o Centro Histórico e valoriza o patrimônio cultural da capital”, disse.

Segundo a arquidiocese, a Catedral continuará aberta durante o período de restauros e que a princípio não está previsto o fechamento da igreja.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.