
A segunda etapa do programa CNH Social, do governo do Estado, que oferta carteira de habilitação gratuita, foi lançada e as inscrições para as 3.500 vagas já estão abertas. Para concorrer, os interessados devem se inscrever exclusivamente no site oficial do Detran.
O programa, feito por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), seguem com inscrições até 23h59 do dia 21 de setembro.
As oportunidades são para tirar a primeira habilitação nas categorias B, adição de categoria A ou B e mudança de categoria D ou E. O programa também oferece aos contemplados vagas em cursos profissionalizantes com vistas ao mercado de trabalho.
De forma inédita, a edição da CNH Social vai destinar 10% das vagas para alunos matriculados na rede pública estadual de ensino que comprovem bom desempenho escolar e atendam aos requisitos previstos no edital.
Os interessados devem se dirigir ao Instituto Salomão, organização social civil parceira da iniciativa, que enviará a listagem dos candidatos para as próximas etapas. Além disso, 5% das vagas será reservado para as pessoas com deficiência (PCDs).
Como se inscrever no programa CNH Social?
O interessado deverá acessar o site do Detran, entrar no banner ou no botão do programa “CNH Social” na página principal e inserir as informações pessoais solicitadas. Todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações constantes no CadÚnico.
Durante a inscrição, o candidato deverá selecionar a categoria pretendida, entre as seguintes opções: Primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – categoria B (carro); adição das categorias A (moto) ou B; mudança para categorias D (ex.: van e ônibus) ou E (ex.: caminhão e carreta).
Como a seleção será realizada?
A relação final dos selecionados será disponibilizada a partir das 12h do dia 06 de outubro de 2025, exclusivamente no site do Detran.
Para melhor aproveitamento das vagas não ocupadas nessa seleção, o Detran-ES divulgará a lista de suplentes no dia 08 de dezembro de 2025, a partir de 12h.
A seleção dos candidatos é realizada de forma eletrônica, sem interferência humana, de acordo com os critérios do programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no CadÚnico, considerando os critérios de:
- Menor renda per capita;
- Maior número de componentes no grupo familiar;
- Candidatos com Ensino Fundamental completo;
- Beneficiário do Bolsa Família;
- Data e hora de inscrição.
CNH Social
O programa CNH Social possibilita que pessoas de baixa renda possam, de forma gratuita, tirar habilitação de motorista. Além disso, são ofertados cursos profissionalizantes com o objetivo de qualificar os beneficiários para o mercado de trabalho.
Alguns dos cursos oferecidos são para condutor de transporte escolar, transporte coletivo de passageiros, mototáxi e motofrete.