
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) divulgou, ao meio-dia desta terça-feira (06), a lista de aprovados da 1ª fase da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social 2025, programa que fornece CNH de forma gratuita para pessoas de baixa renda.
Neste primeiro momento, foram distribuídas 3.500 vagas gratuitas. Para acessar a lista completa dos aprovados na 1ª fase, clique aqui ou entre no site do Detran para mais informações sobre os resultados. Os candidatos selecionados deverão fazer matrícula on-line até dia 20 de maio de 2025.
LEIA TAMBÉM:
Com votação quase só de funcionários, Musk cria cidade no Texas
Após feriadões seguidos, semanas com cinco dias úteis estão de volta
Cidade do ES recebe obra para prevenir desastres ambientais
Após o preenchimento dos requisitos solicitados, o interessado terá acesso à informação de qual Centro de Formação de Condutores (CFC) realizará a abertura do seu processo de habilitação, assim como os documentos necessários que devem ser necessários.
O candidato terá 15 dias para procurar a autoescola, de forma presencial, e concluir a abertura do processo. Após isso, o interessado terá 30 dias para realizar a biometria em uma unidade do Detran e exames na clínica credenciada indicada.
Os processos de Primeira Habilitação, Adição ou Mudança de Categoria deverão ser concluídos em 1 ano, ou 12 meses, a partir da data da abertura do processo na autoescola.
Aquele candidato que não respeitar os prazos estabelecidos pelo programa, será desclassificado, perderá o benefício e ficará impedido de realizar nova inscrição no programa CNH Social pelo período de cinco anos.
Já aquele candidato que foi aprovado e não se matriculou dentro do prazo será desclassificado e ficará impedido de participar de novas etapas do programa CNH Social por três anos.
Os candidatos que se inscreveram no programa e não foram selecionadas nessa lista terão uma nova oportunidade de ser contempladas na lista de suplentes, que será divulgada no dia 07 de julho de 2025, a partir de 12h, no site do Detran.
Mais de 82 mil inscrições para CNH Social
Segundo o Detran, foram, ao todo, 82.642 inscrições para a solicitação da CNH Social, sendo o segundo maior número da história do programa.
As vagas são para obter a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro); e para aqueles que já são habilitados, a adição de categoria A ou B e a mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
Dentro do programa CNH Social, o governo do Estado também oferta cursos profissionalizantes com vistas ao mercado de trabalho. Neste ano, esses cursos foram ampliados.
Foram incluídos os cursos de Instrutor de Trânsito, Diretor Geral e Diretor de Ensino, para atender as demandas dos Centros de Formação de Condutores.
A segunda fase de chamada da CNH Social será feita nos próximos meses.
*Texto sob supervisão da editora Elisa Rangel