
Um novo barco do sistema Aquaviário começa a operar nesta quarta-feira (14), fazendo o trajeto Vitória/Prainha (Vila Velha). Batizada de “Morro do Forno Grande”, essa é a sexta e maior embarcação do sistema.
A informação foi passada pelo secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Fábio Damasceno, em entrevista ao Folha Vitória. O barco terá 135 lugares.
De acordo com Damasceno, até o final deste ano o sistema deve contar com mais dois barcos, totalizando oito embarcações. “À medida que vai aumentando o número de estações, a gente vai aumentando o número de barcos”, declarou.
Aquaviário terá mais quatro estações até 2027
O secretário destacou que o governo do Estado está trabalhando na ampliação das estações do Aquaviário, que são os pontos de chegada e saída dos barcos. Mais quatro estações estão previstas para serem entregues até o final de 2027. São elas:
- Rodoviária de Vitória – previsão de entrega da obra é até junho de 2026;
- Praça Pio XII, no Centro de Vitória – Ordem de Serviço deve ser dada até março de 2026. Previsão de conclusão das obras é até o final de 2027;
- Antigo Terminal Dom Bosco, em Vitória – Ordem de Serviço deve ser dada até março de 2026. Previsão de conclusão das obras é até o final de 2027;
- São Pedro (Ilha das Caieiras) – Ordem de Serviço deve ser dada até março de 2026. Previsão de conclusão das obras é até o final de 2027;
Atualmente, o sistema tem três estações: na Prainha, em Vila Velha; em Porto de Santana, Cariacica; e na Praça do Papa, em Vitória. Com a entrega dos novos projetos, o Aquaviário terá um total de sete estações.
Capacidade deve dobrar
Com os novos barcos e as novas estações, a expectativa é que o Aquaviário dobre a capacidade de atendimento. “Hoje o Aquaviário atende em torno de 3 mil pessoas por dia. No final de todo esse planejamento, devemos conseguir atender 6 mil pessoas por dia”, disse Damasceno.
No ano de 2025, o sistema fez quase 30 mil viagens, sendo que 600 mil passageiros foram atendidos nesse período, de acordo com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura.