
No Dia Nacional do Combate ao Câncer, celebrado nesta quinta-feira, dia 27 de novembro, a Unimed Vitória lança o livro “Bem Cuidar”, com receitas desenvolvidas especialmente para pacientes oncológicos. O evento de lançamento foi realizado na Casa do Chef Juarez Campos, responsável pela curadoria gastronômica da obra, em parceria com a nutricionista da Unimed Oncologia Natália Naomi Ogaki Shiramata e teve o patrocínio da Talievi Gastronomia. No almoço servido para diretoria e convidados da Unimed Vitória, sob a batuta e explicações de cada serviço pelo próprio Chef Juarez, pratos que estão com receitas no livro.

O livro reúne 38 receitas afetivas e funcionais – incluindo bebidas, opções para café da manhã e lanches, pratos para o almoço e jantar, como o macarrão oriental e a salada multicolor de frango, além de sobremesas. O material é gratuito e a versão digital já está disponível no site da cooperativa. Segundo a nutricionista Natália Naomi, cuidar da alimentação durante o tratamento oncológico é essencial. “Com uma oferta nutricional adequada e individualizada, é possível evitar perda de peso, manter ou ganhar massa muscular, fortalecer o sistema imunológico, reduzir os efeitos colaterais do tratamento e o risco de complicações cirúrgicas, além de melhorar a cicatrização”, explica. Ela destaca que as receitas foram pensadas para serem fáceis e acessíveis. “Cada receita foi escolhida considerando praticidade e custo. Eu e o chef Juarez selecionamos pratos adequados aos pacientes oncológicos, levando em conta os possíveis efeitos colaterais do tratamento, como náuseas, boca seca (xerostomia), lesões na mucosa (mucosite), dor e dificuldade para deglutir, entre outros. A ideia é tornar o momento da refeição mais prazeroso e nutritivo”, afirma Naomi.

São receitas feitas com ingredientes frescos, pensadas para criar momentos de cura e aconchego – O chef Juarez Campos reforça o caráter acolhedor do projeto: “Eu sempre digo que cozinhar é muito mais do que preparar comida, e este livro comprova isso. São receitas feitas com ingredientes frescos, sem excesso de gordura, sal, lactose ou acidez, pensadas para criar momentos de cura e aconchego para quem mais precisa. Não pensamos apenas em pessoas doentes, mas em pessoas com algumas intolerâncias. É comida de verdade, simples, caseira e cheia de sabor”. A médica e diretora de Recursos Próprios da Unimed Vitória, Adriana Botti, reforça a importância da alimentação como um ato de cuidado. “É possível se alimentar de forma saudável e apreciar esse processo. Essa é uma das mensagens que queremos transmitir aos pacientes e suas famílias por meio deste livro”. Ainda de acordo com a médica, manter uma alimentação saudável, com distribuição equilibrada de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), micronutrientes (vitaminas e minerais) e fibras, auxilia na prevenção e na redução do risco de doenças. Na foto, da esquerda para a direita: o médico Nilo Filippe, Chef Juarez Campos, a diretora de Recursos Próprios da Unimed Vitória, Adriana Botti, a sócia-proprietária da Talievi Gastronomia, Tatiana de Almeida, o diretor de Provimentos da Unimed Vitória, Alexandre Tironi e o superintendente de Recursos Próprios da Unimed Vitória, Paulo Sérgio Aleixo, durante lançamento do livro Bem Cuidar promovido pela cooperativa médica.

Crédito das fotos: Naoto/Divulgação.
Confira dicas para uma alimentação saudável:
- Fique atento à higienização correta de frutas, verduras e legumes: lave individualmente as frutas, verduras e legumes em água corrente. Coloque de molho por 15 minutos em água clorada, na diluição de 1 colher de sopa para 1 litro de água. Enxágue novamente em água corrente e filtrada;
- Limite o consumo de açúcares e evite álcool, tabaco, alimentos enlatados e ultraprocessados;
- Priorize a ingestão de cinco porções de frutas, verduras e legumes frescos todos os dias, bem como alimentos naturais e integrais com o mínimo de processamento industrial;
- Inclua grãos e cereais no cardápio da família;
- Se possível, substitua o sal por temperos naturais e ervas aromáticas.

Onzevinteum em nova campanha da ACT Promoção da Saúde pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer – A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Banco Mundial afirmam que manter preços elevados, com reajustes periódicos e tributação rigorosa, constitui a medida mais custo-efetiva para desestimular o consumo de produtos nocivos. Um estudo encomendado pela ACT Promoção da Saúde ao Instituto de Efectividad Clínica y Sanitária (IECS), da Argentina, mostra que uma queda de 30% no consumo de tabaco no Brasil poderia salvar mais de 139 mil vidas em 10 anos e evitar cerca de 66 mil casos de câncer, 97 mil de problemas cardíacos, 223 mil de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e 78 mil derrames. A apresentação completa dos resultados aconteceu nesta quinta-feira, 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer. O tabagismo responde por 25% das mortes globais associadas à doença. Na mesma data, em parceria com a Vital Strategies, a ACT lança a campanha O Barato que Sai Caro, chamando atenção para a necessidade de se aumentar o preço de produtos de tabaco.

O Barato que Sai Caro 01 – Além dos impactos positivos sobre a saúde, a análise do IECS revela que uma política tributária e de preços que resultem na diminuição de 30% na prevalência do hábito de fumar representaria uma economia de R$ 136,7 bilhões. Pelos cálculos de instituto, seriam R$ 71,2 bilhões em gastos diretos com o tratamento de doentes, R$ 45,1 bilhões referentes à perda da produtividade decorrente de incapacidades e mortes precoces, e ainda, R$ 20,4 bilhões da expectativa com a arrecadação de impostos. Depois de oito anos sem qualquer reajuste, o preço mínimo do cigarro subiu 30% no ano passado, passando de R$ 5,00 para R$ 6,50. A correção, no entanto, ficou aquém do esperado. De acordo com a Receita Federal, se fossem consideradas a inflação acumulada e o crescimento da renda per capita, em março de 2024, o valor deveria estar em R$ 11,88. A falta de reajuste nos impostos específicos sobre o tabaco entre 2016 e 2024 e do preço mínimo legal levou a uma diminuição sustentada dos preços reais, que já estavam entre os mais baixos do mundo perante a renda da população.

O Barato que Sai Caro 02 – Segundo dados preliminares do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico do Ministério da Saúde (Vigitel 2024), a prevalência de fumantes cresceu, uma tendência que pode estar relacionada à facilidade de acesso ao produto. Além disso, segundo os cálculos do IECS, as despesas com custos médicos diretos chegam a R$ 75 bilhões por ano, o equivalente a 7% do gasto total em saúde, e R$ 43 bilhões são perdidos em consequência da morte de indivíduos com menos de 60 anos e com a redução da capacidade de trabalho. Enquanto isso, em 2025 as vendas do setor geraram apenas R$ 8,3 bilhões em impostos federais. É uma conta que não fecha. Além de chamar atenção para a necessidade de elevar o preço mínimo, a pesquisa traz subsídios para a discussão que acontece no Congresso Nacional em torno da alíquota ideal para produtos de tabaco. O projeto de reforma tributária, sancionado em janeiro pela Presidência da República, inclui esses itens no rol do imposto seletivo, criado para desincentivar o uso de artigos nocivos à saúde e ao meio ambiente.

O Barato que Sai Caro 03 – A eficácia da medida, porém, depende de alíquotas suficientemente altas para reduzir o consumo. O reajuste anual do cigarro tem aprovação de 74% da população, segundo o Datafolha. Assim, a campanha O Barato que Sai Caro, desenvolvida pela agência Onzevinteum, busca sensibilizar autoridades para garantir a elevação do valor do produto por meio de medidas como atualização anual do preço mínimo e a incidência de impostos mais altos. No site Barato que Sai Caro, nas redes sociais, em painéis eletrônicos e em spots de rádio, a mobilização destaca que medidas fiscais podem salvar vidas, beneficiando, em especial, os mais jovens e os mais vulneráveis. A criação da campanha é de Gustavo Bastos e Diego Crisóstomo com estratégia de mídia de Janice Marins.

A capixaba Microkids celebra a conquista do Prêmio Nacional Top Educação 2025 – A Microkids Tecnologia Educacional, empresa capixaba que se aproxima dos 30 anos de história, acaba de reforçar sua liderança no cenário nacional. A fundadora Lisalba Camargo celebra o novo destaque no Prêmio Nacional Top Educação 2025 (Revista Educação), atestando a constante excelência da empresa no setor de Tecnologia Educacional. Na foto acima, da esquerda para direita Ellen Camargo, Lisalba Camargo (Fundadora), Emerson Camargo, Roselita Camargo e Kellen Camargo.

XIX Prêmio Mérito Empresarial ASES: Serra celebra liderança, inovação e os protagonistas da economia capixaba – No próximo dia 11 de dezembro, o Steffen Centro de Eventos será palco de uma das celebrações mais importantes do calendário econômico capixaba: o XIX Prêmio Mérito Empresarial da Associação dos Empresários da Serra (ASES). Reconhecida por reunir alguns dos principais nomes do setor produtivo, a premiação destaca empresas e lideranças que têm contribuído para transformar o ambiente de negócios da Serra e do Espírito Santo. Além de homenagear empresas em diferentes segmentos, o evento marcará também a posse da nova diretoria da ASES para o biênio 2025–2027, reforçando o papel estratégico da entidade na articulação empresarial e no fortalecimento do desenvolvimento local. Criado há quase duas décadas, o Mérito Empresarial se consolidou como um selo de reconhecimento às iniciativas que unem inovação, resiliência, ética e visão de futuro. As categorias contemplam: Comércio, Indústria, Serviços, Micro e Pequeno Empreendedor, Mulher de Negócios, além da escolha do Homenageado do Ano, que celebra personalidades de grande contribuição para a região. A cada edição, histórias de superação e impacto ganham destaque. Na foto, a diretoria da ASES.

A maior premiação empresarial da Serra chega à sua 19ª edição – Em 2024, empresas como Compose, BomBiscoito, BNI, MisterMind e ArJur foram reconhecidas, além da homenagem especial ao governador Renato Casagrande. Para 2025, a expectativa é de novas trajetórias inspiradoras e anúncios que devem movimentar o ambiente empresarial. O presidente da ASES, Fábio Junger, reforça o papel transformador do prêmio. “O Prêmio Mérito Empresarial é uma vitrine da força que move o município da Serra. É um reconhecimento àqueles que acreditam, trabalham, ousam e geram transformação para o nosso Estado. Mais do que premiar trajetórias, queremos inspirar toda a comunidade a continuar sonhando grande.” Com 47 anos de atuação, a ASES segue como uma das instituições empresariais mais relevantes do Espírito Santo, articulando ações que conectam empreendedores, fortalecem cadeias produtivas e ampliam o ambiente de negócios na maior cidade industrial do Estado. As mesas e convites para a noite de celebração já estão disponíveis e podem ser adquiridos pelo link: https://forms.gle/kZXu1NDZXXTVoBUM9

Audi do Brasil inaugura curva “S do Senna” em Mairiporã com presença do novo embaixador, Rubens Barrichello – A Audi do Brasil dá sequência à homenagem ao tricampeão Ayrton Senna com a inauguração da curva “S do Senna” em Mairiporã (SP). Criada em parceria com a agência iD\TBWA, a ação marca a segunda fase do projeto, que agora convida fãs e admiradores a descobrirem e batizarem novas curvas semelhantes à lendária curva de Interlagos em todo o país. Em Mairiporã (SP), o trecho está localizado na Rodovia Arão Sahm, 7370, foi reconhecido com 86,18% de similaridade em relação à curva original de Interlagos, segundo análise realizada pela tecnologia de mapeamento digital desenvolvida pela iD\TBWA e parceiros. O município passa a integrar o mapa oficial dos “S do Senna”, como a quarta curva do projeto, ao lado de Urubici (SC), Ribeirão Pires (SP) e Baependi (MG), cidades que já eternizam, em suas curvas, a memória do tricampeão mundial Após o sucesso da primeira fase, marcada pelo lançamento de um documentário, pela instalação de placas em diferentes localidades do país que reacenderam a memória afetiva dos fãs, a Audi amplia a experiência e transforma o movimento em um convite aberto à comunidade.

O público poderá participar ativamente da construção desse legado – ajudando a identificar e mapear novos “S do Senna” espalhados pelo Brasil. Entre os destaques desta nova etapa, a marca promoveu um encontro emocionante entre Rubens Barrichello e o fã responsável por descobrir a nova curva no estado de São Paulo. A experiência foi registrada em vídeo e compartilhada nas redes sociais da Audi, celebrando a conexão entre comunidade, automobilismo e o eterno legado de Senna O momento ganhou um significado ainda mais especial ao lembrar que Senna foi um verdadeiro mentor e amigo de Rubens Barrichello. Desde 1987, o tricampeão apoiou Rubinho no início da carreira, indicando-o para uma equipe de kart e oferecendo conselhos inspiradores sobre dedicação, foco e superação. O reencontro simbólico entre os dois nomes, agora em uma homenagem que une passado e futuro, reforça o vínculo humano que inspira toda a campanha.

Como funciona a fase 2 da campanha – Os fãs poderão sugerir curvas pelo Brasil que lembrem o famoso traçado de Senna, publicando conteúdos nas redes sociais com a hashtag #MeuSdoSenna. Todas as sugestões enviadas até o dia 8/11 serão analisadas e, aquelas que apresentarem mais de 80% de similaridade com o “S” original em Interlagos, serão oficializadas: ganham um post no feed da marca, um pin no Google Maps com o nome do fã que encontrou a curva e destaque no perfil oficial da Audi. “Mais do que curvas, queremos criar pontos de encontro afetivos que celebrem comunidades e deem origem a novas histórias. Essa é a essência da Audi: transformar performance, inovação e emoção em experiências que extrapolam o automobilismo e criam laços duradouros com as pessoas”, reforça Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.

Cada curva descoberta pelos brasileiros é um elo que conecta Senna – Nesta nova etapa do projeto, a Audi reafirma sua vocação de unir tecnologia, comunidade e emoção em um tributo vivo ao eterno ídolo do esporte mundial. A homenagem, segue transformando o carinho dos brasileiros por Senna em um movimento coletivo, conectado pelas estradas e pelas histórias de quem faz parte desse legado. “Nosso desafio na campanha ‘O Legado do S’ foi transformar a emoção em movimento coletivo. Cada curva descoberta pelos brasileiros é um elo que conecta Senna, Audi e a nossa memória afetiva e cultural, criando pontos de encontro que vão além do automobilismo. Essa campanha nasceu da paixão e do desejo de eternizar o espírito de Ayrton e da Audi em cada traçado do país”, ressalta Sthefan Ko, Diretor Executivo de Criação da iD\TBWA.

Vídeo oficial da nova curva do S do Senna em Mairiporã:

Rótulos que falam: campanha revela mudança histórica nas embalagens da Nestlé – A Nestlé pegou todo mundo de surpresa ao anunciar nas redes sociais as novas embalagens de diversos produtos, como Ninho, Leite Moça e Nescau. A questão? Os rótulos pareciam iguais, e muitos acharam impossível identificar as novidades no visual das marcas. O que parecia um jogo de 7 erros, na verdade, se mostrou a maior iniciativa de inclusão da empresa nos últimos tempos. Para pessoas cegas, com baixa visão ou não alfabetizadas, ler informações nutricionais, organizar a despensa ou escolher um ingrediente pode ser uma tarefa difícil, que exige adaptação ou até dependência. Para mudar esse cenário, a Nestlé, em parceria com a startup AliaInclui, tornou 1.200 rótulos mais acessíveis, permitindo que milhões de brasileiros ouçam as informações por meio de uma leitura automatizada. A mudança nas embalagens, que muitos não notaram, foi percebida por cerca de 17 milhões[1]de pessoas que enfrentam alguma impossibilidade de leitura, e que poderão ter mais autonomia, inclusão e liberdade em suas rotinas. [1] https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102178.pdf

Para comunicar essa mudança inédita, a campanha “Rótulos que falam” – desenvolvida pela Publicis Brasil, com produção de vídeo da O2 Filmes e de áudio da Jamute, foi planejada em várias etapas e conta com ações de engajamento nas redes sociais de marcas icônicas como Ninho, Leite Moça. KitKat, Nescau, e teve a participação de influenciadores e embaixadores Nestlé, além de mídia OOH e vídeo manifesto. A campanha ainda mostrou o uso do app AliaInclui na prática, coma uma ativação no programa Masterchef, onde a colaboradora da Nestlé Regiane Silva, que é cega e participou da construção do projeto, interagiu com os jurados e apresentou a ferramenta e seu impacto no cotidiano de pessoas com deficiência. “A campanha ‘Rótulos que falam’ é um marco para a Nestlé, nasceu da escuta às pessoas com deficiência visual e dificuldades de leitura. Investimos na melhoria do aplicativo para que outras empresas possam integrar seus produtos, ampliando a inclusão e convidando toda a indústria a fazer parte dessa transformação”, comenta Rafael Berenguer, Integrated Executive Manager da Nestlé.

O filme conta com uma versão sem audiodescrição:
Descoberta e engajamento – A campanha foi planejada como uma jornada de descoberta: começa no mistério, passa pela revelação e se estende em múltiplos pontos de contato, conectando cada etapa da campanha em uma mesma conversa sobre inclusão e autonomia. Inicialmente, nas redes sociais, as marcas da Nestlé anunciaram que suas embalagens passaram por novidades, sem revelar muitos detalhes. Nem mesmo os embaixadores da marca conseguiram identificar as mudanças: influenciadores como Fred Bruno e Bruna Gonçalves entraram na conversa, comentando que não conseguiram perceber as diferenças dos novos rótulos, em uma ação planejada para criar um clima de mistério e gerar buzz no ambiente digital. A resposta, então, veio do squad de influenciadores com deficiência visual, selecionados pela BR Media, que revelaram a verdadeira mudança e o seu impacto na rotina de PCDs. A Nestlé também lançou o site do projeto, no qual é possível conferir informações sobre o aplicativo e convidar outras empresas a se juntarem ao movimento e, assim, expandir a inclusão para além de produtos Nestlé.

O projeto ainda conta com um filme que mostra pessoas com deficiência visual – idosos e não alfabetizadas utilizando o app em suas rotinas e reforçando por meio de testemunhos o impacto dessa inovação que, embora invisível para muitos, transforma a vida de milhões de pessoas. “Quando aliamos criatividade a causas de impacto, damos um significado maior ao nosso trabalho e fortalecemos o poder de transformação em nossas ações. O projeto Rótulos que Falam traduz o que acreditamos ser o papel mais potente do marketing: atuar como conector entre propósito e prática, traduzindo uma entrega funcional em um movimento cultural. A campanha foi pensada como uma jornada, onde cada frente, da revelação às ativações digitais e de PR, se conecta para ampliar a visibilidade da ação”, comenta Mauro Ramalho, CCO da Publicis Brasil. Conheça mais sobre o projeto no site: https://www.receitasnestle.com.br/rotulos-que-falam
E uma versão do filme com audiodescrição:
FICHA TÉCNICA
Rótulos que Falam
Nestlé Brasil
AGÊNCIA: Publicis Brasil
Título: Rótulos que Falam
Duração: 30”
Produto: Nestlé
Cliente: Nestlé
Mauro Ramalho – Chief Creative Officer
Gabriela Borges – Presidente
Mafe Laudisio – Chief Operating Officer
Juliana Elia – Chief Strategy Officer
Ana Sanchez – Media Vice President
Paula Ganem – Chief Communication Officer
Criação:
ECD: Arturo Marenda
Diretora de criação: Fernanda Machado
Diretores de Arte: André Rival, Andressa Codatto, Jessé Luiz, Rafael Barbosa, Rafael Homor e Victoria Pinheiro
Redatores: Alexandre Freire, Jéssica Borges, Karla Brasil e Roberta Magalhães
Produção:
Head de Produção: Priscilla Sanches
RTV: Luize Oliveira e Welton Noronha
Negócios:
Executive Business Director: Maria Carolina Camargo
Business Director: Laura Melo
Business Assistant: Maria Eduarda Redicopa
Projetos e Operações:
Executive Operations & Business Director: Renata Carvalho
Project Leader: Camila Garcia
Project Manager: Marcelo Holanda
Project Assistant: Henrique Moreira Navarro
Mídia:
Diretora Executiva de Mídia: Aline Brazolotto
Gerente de Mídia: Douglas Martineli
Supervisora de Mídia: Carolina Scognamillo
Estratégia:
Diretora de Estratégia: Ileana Millan
Gerente de Estratégia: Daniel Limão Campos e Paula Carolina Jesus Silva
Supervisor de Estratégia: Matheus Silva
Analista de Estratégia: Samira Saraiva
PR_Comunicação:
Comunicação: Mariana Viana e Marjorie Martins
NESTLÉ:
Vice-Presidente de Marketing e Comunicação Corporativa: Ionah Kochen
Gerente Executivo de Marketing Integrado: Rafael Berenguer
Gerente de Branding e Comunicação: Daniela Ferreira
Diretora Executiva de Business Transformation: Barbara Sapunar
Gerente de Inovação Aberta: Carolina Falcoski
Especialista de Inovação e Renovação: Marilia Diniz
Gerente Executiva de Comunicação em Nutrição: Gisele Pavin
Gerente de Comunicação em Nutrição: Mariana Botelho
Analista de Comunicação em Nutrição: Isabella Fernandes
Analista de Comunicação em Nutrição: Regiane Silva
Vice-Presidente de Recursos Humanos Brasil: Martha Uribe
Gerente de diversidade e inclusão: Augusto Drumond
Coordenador de diversidade e inclusão: Matheus Camargo
Diretora de Comunicação Corporativa: Anahi Guedes
Gerente Executiva de Comunicação Corporativa: Lia Gurjão
Gerente de Comunicação Corporativa: Flavia Rezende
Gerente de Marketing de Influência: Felipe Custodio
Coordenadora de Marketing de Influência: Alexsandra Expósito
Gerente de Comunicação Interna: Rafaela Prieto
Produtora do Filme: O2 Filmes
Direção: Fred Luz
Diretora Executiva de Produção: Flávia Zanini
Diretora Executiva de Projetos e Negócios: Rejane Bicca
Produção Executiva: Amanda Rossi
Executivo de Projetos: Ivan Caetano e Silvia Neri
Atendimento de Pós: Nany Lucena
Assistente Produção Executiva: João Pedro Kohn
Direção de Fotografia: André Facciolli
Diretor Produção: Fabinho Monteiro
Assistente Criativo: Tyrone Rodovalho
Assistente de Produção: Thiago Monteiro
Assistente de Direção: Gustavo Gusmão
Produtora de Elenco: Lu Kfouri
Cabelo e Maquiagem: Letícia Naomi Yamauti
Departamento Criativo de Pesquisa: Henrique Pires, Renato Ruffo e Rafael Nogueira
Pós-Produção: O2 Pós
Coordenador de Pós: Henrique Gomes
Finalizador: Larissa Lima
Montador: Beto Araujo
Cor: O2 Pós e Psycho N’Look
Supervisor de VFX: Thiago Corá
Produtora de áudio: Jamute
Produção executiva de som: James Feeler
Produção musical: James Feeler e André Caminski
Engenharia de som: Otavio Bertolo, Marcelo Filho, Eduardo Barbosa e Fernanda Galetti
Coordenação: Ana Cordeiro, Julianna Zuppo e João Piccoli
Atendimento: Hingrit Nitsche, Claudio Tolentino e Carol Oliveira