Vagner Silva (esq.) tira fotos dos clientes com os aviões
Vagner Silva (esq.) tira fotos dos clientes com os aviões. Fotos: Thiago Soares/Folha Vitória e Vagner Silva

O comerciante Vagner Silva, vendedor de água de coco na Praia de Camburi, em Vitória, transformou o negócio em uma experiência aérea para os clientes. Isso porque o ponto de vendas fica localizado bem abaixo da rota do pouso dos aviões no Aeroporto de Vitória e o vendedor tira fotos dos fregueses quando as aeronaves passam.

Vagner trabalha próximo ao Pier Central da Praia de Camburi há sete anos, na barraca chamada “Atende Bem Água de Coco”. Na época, a nova pista do aeroporto ainda não havia sido inaugurada e a rota realizada pelos aviões era outra. Com a inauguração em 2018, ele viu surgir a oportunidade.

Desde então, o vendedor percebeu que alguns fregueses tentavam tirar fotos no momento exato em que os aviões passavam sobre eles. Foi aí que começou a praticar e se especializar para fazer o “click perfeito” de quem compra água de coco com ele.

Vi as pessoas tentando tirar a foto e não conseguindo. Fui lá, tirei a foto, fiz um melhoramento, a galera achou legal e eu levei para frente.

Vagner Silva, comerciante

O espaço ainda conta com um área na areia para sentar e aproveitar a água de coco, além da sombra das árvores ao redor. No verão, as vendas chegam a aumentar cerca de 70%. Tudo para se refrescar do calor e esperar pela passagem do avião e a aguardada foto.

Vagner passou a associar o ponto em que atende diretamente à rota da nova pista. Na frente da barraca, ele exibe as fotografias de clientes com os aviões. O mural com as fotografias chama a atenção de quem passa pelo calçadão de Camburi e atrai clientes.

Sempre busco tratar com alegria, porque é isso que faz o cliente voltar. Não é nem o produto que ele está comprando, mas a alegria que a gente atende”

Vagner Silva, comerciante
Mural exibido na barraca com fotos dos clientes. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Fotos com aviões atraem clientes, trabalhadores do aeroporto e famosos

O diferencial criado por Vagner atraiu inúmeros clientes, inclusive personalidades famosas. Os cantores Daniel, Maiara (da dupla Maiara & Maraisa), Kelly Key e até Luan Santana foram alguns dos que frequentaram o Atende Bem. Este último rendeu uma história curiosa para o comerciante.

O Luan Santana estava de máscara e óculos, me pediu uma água e eu entreguei para ele. Depois de um tempo, eu olhando sem entender realmente se era ele, ele conversou comigo e falou ‘eu sou o Luan Santana’. Fiquei paralisado e não acreditei. Quando fui entender que realmente era ele, já tinha ido embora.

Vagner Silva, comerciante

O comerciante só teve a certeza de que tinha se encontrado com o cantor quando recebeu uma mensagem de uma cliente no Instagram, dizendo que o viu na barraca e perguntando onde ele estava.

Clientes se emocionam com foto

Além dos famosos, Vagner também recebe diversos turistas e até mesmo quem trabalha no Aeroporto de Vitória costuma frequentar a barraca. O vendedor conta que uma das companhias aéreas recomenda o local aos funcionários que ficam hospedados na cidade.

Uma história curiosa foi de uma jovem que eu chamei para tirar a foto quando passou um avião da Latam. Ela me contou que ia fazer uma entrevista para ser comissária de bordo da empresa e, se passasse, iria voltar. Depois, ela se tornou comissária, voltou e me agradeceu muito. Fiquei muito feliz”

Vagner Silva, comerciante

Outra cliente marcante atendida por Vagner foi uma senhora que acompanhava o trabalho pelo Instagram e em jornais e tinha o objetivo de visitar a barraca e conseguir a fotografia.

“Ela queria muito essa foto. Quando eu tirei, ela começou a chorar. Para mim, isso foi algo emocionante. Me emocionou também”, contou.

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.