Cotidiano

Como identificar produtos estragados? Delegado explica o que fazer

Além da data de validade, o delegado Eduardo Passamani orienta o consumidor a fazer uma "inspeção visual" nos produtos

Delegado Eduardo Passamani explica como identificar produtos irregulares expostos. Foto: Reprodução/ TV Vitória
Delegado Eduardo Passamani explica como identificar produtos irregulares expostos. Foto: Reprodução/ TV Vitória

Dois supermercados da Serra foram alvos de operação da Polícia Civil e do Procon-ES, que flagraram na segunda-feira (5) produtos expostos com irregularidades e fora da validade. Um delegado especialista orienta práticas para o consumidor evitar este tipo de mercadoria.

Ao todo, estavam expostos nos estabelecimentos 280 quilos de carne vencida, 320 produtos vencidos e deteriorados com mofo e outros 190 fabricados com menor quantidade do que o informado nas embalagens.

LEIA TAMBÉM:

Produtos estragados: o que fazer ao encontrá-los

Em entrevista à TV Vitória, o delegado Eduardo Passamani, titular da Delegacia Especializada da Defesa do Consumidor (Decon), orientou os consumidores a como identificar produtos estragados.

Sempre se atentar à validade do produto. Quando você vai ao açougue, mesmo quando a carne está exposta e fracionada, eles são obrigados a colocar a validade. No caso da situação que nós flagramos, a validade estava exposta e, se o consumidor estivesse atento, iria identificar que a carne já estava vencida, comentou o delegado.

As carnes expostas em um dos supermercados na Serra nesta semana estavam com a etiqueta de validade à mostra, indicando o vencimento dos produtos desde a última sexta-feira (2), pelo menos três dias antes do flagrante da operação.

Operação da Polícia Civil e Procon que flagrou carnes estragadas expostas. Foto: Divulgação/ Sesp

Inspeção visual nos produtos

Além da validade, o delegado ainda indica fazer uma “inspeção visual” nos produtos, para observar se eles estão em conformidade com o padrão ou se apresentam irregularidades.

“No caso dos pães que foram encontrados, alguns estavam vencidos. Existia uma aparência de mofado, uma coloração preta e esverdeada. Alguns não estavam vencidos, mas também já estavam com essa aparência. Se atentar à validade e ao aspecto visual é importante”, afirma Passamani.

Pães vencidos e mofados estavam expostos em supermercado. Foto: Divulgação/ Sesp

Direitos do consumidor

No caso de o consumidor encontrar um produto irregular, ele tem o direito de trocar a mercadoria por uma equivalente.

Além disso, é recomendado que se faça uma denúncia à Delegacia do Consumidor e ao Procon, mesmo que não seja feita a compra ou que seja exercido o direito de troca.

“É baseado nessas denúncias que são feitas as fiscalizações. O consumidor é nosso principal fiscal. É ele quem direciona nossa atuação”, disse o delegado.

Mesmo com as orientações, Eduardo Passamani reconhece que existem fraudes que são imperceptíveis ao consumidor, como a quantidade menor que o indicado na embalagem. A recomendação é que se faça a denúncia em caso de dúvida.

“Essas fraudes só podem ser identificadas por perícia. Se você está na dúvida, comprou um produto e acha que ele está rendendo menos, faça a denúncia que nós vamos apurar”, disse o delegado.

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis*

Estagiário

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).