Cotidiano

Corpus Christi é feriado? Entenda "folga" de junho

Embora seja uma data tradicional e de forte presença religiosa, Corpus Christi não é considerado feriado nacional no Brasil; entenda.

Leitura: 4 Minutos
Imagem mostra tapetes que são feitos nas ruas em homenagem ao Corpus Christi, sendo uma tradição da igreja católica.
Foto: Reprodução/ Sejus

Muita gente acredita que o Corpus Christi é feriado nacional, mas isso não é verdade.

Embora seja uma celebração tradicional e de grande significado religioso, especialmente para os católicos, a data, comemorada em 2025 em 19 de junho, uma quinta-feira, não está entre os feriados nacionais oficiais no Brasil.

A decisão sobre transformar a data em feriado ou ponto facultativo cabe a cada Estado ou município, o que faz com que a “folga” varie de acordo com a localidade.

No Espírito Santo, o decreto 113-S, publicado em janeiro no Diário Oficial do Estado, estabelece que a data no calendário de 2025 seja um ponto facultativo, assim como a sexta-feira, dia 20.

A situação difere na Capital, Vitória, que trata a data como um feriado municipal. O mesmo acontece em Vila Velha e em Cariacica. Já na Serra, a data permanece como um ponto facultativo.

LEIA TAMBÉM:

Corpus Christi é feriado?

Diferentemente do Natal ou da Independência do Brasil, que são feriados nacionais, a celebração de Corpus Christi só é considerada feriado nos Estados ou municípios que tenham leis específicas sobre isso.

Onde não existe essa legislação, o dia é tratado como ponto facultativo, especialmente para os servidores públicos.

Empresas privadas têm autonomia para decidir se vão funcionar normalmente ou liberar os funcionários. Por isso, o funcionamento de repartições públicas, comércios, bancos e escolas pode variar bastante de um município para outro.

O que é ponto facultativo?

O ponto facultativo é um dia de trabalho opcional para os órgãos e repartições públicas, determinado por governos municipais, estaduais ou federais. Isso significa que, nesses dias, o funcionamento de serviços públicos não essenciais pode ser suspenso, ficando a critério de cada instituição decidir se haverá expediente ou não. 

No entanto, serviços essenciais, como hospitais, unidades de saúde, segurança pública e transporte, continuam funcionando normalmente.

É importante destacar que o ponto facultativo vale apenas para o setor público. No setor privado, as empresas têm autonomia para decidir se liberam ou não seus funcionários nesse dia. 

Portanto, para quem trabalha em empresas privadas, é necessário verificar se haverá expediente, pois o ponto facultativo não é uma folga obrigatória como os feriados nacionais.

Um exemplo comum de ponto facultativo no Brasil ocorre durante o Carnaval e em vésperas de feriados prolongados.

Quando é Corpus Christi em 2025?

Corpus Christi não tem uma data fixa. Ele é comemorado sempre 60 dias após a Páscoa, o que em 2025 corresponde a 19 de junho.

Assim como ocorre no Carnaval e na Sexta-feira Santa, o governo federal geralmente decreta ponto facultativo, mas a decisão final sobre o funcionamento dos serviços depende dos governos estaduais e prefeituras.

Próximos feriados nacionais de 2025

Se você já está de olho no calendário para planejar viagens ou folgas prolongadas, veja os próximos feriados nacionais confirmados para 2025:

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil
  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia da Consciência Negra
  • 25 de dezembro (quarta-feira): Natal
Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Gabriel Barros é jornalista formado pelo Centro Universitário Faesa e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2018 no jornalismo capixaba. Em 2020, passou a integrar a equipe do jornal online Folha Vitória, em coberturas sobre o cotidiano das cidades do Estado, política e cultura.

Gabriel Barros é jornalista formado pelo Centro Universitário Faesa e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2018 no jornalismo capixaba. Em 2020, passou a integrar a equipe do jornal online Folha Vitória, em coberturas sobre o cotidiano das cidades do Estado, política e cultura.