
O projeto do primeiro trecho do novo corredor exclusivo para ônibus da Serra deve ser concluído até março deste ano. A informação foi passada pelo secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, em entrevista ao Folha Vitória.
O corredor exclusivo será construído na nova Avenida Mestre Álvaro, antiga BR-101, e vai conectar a Rodovia das Paneleiras, em Vitória, ao Terminal de Laranjeiras, na Serra.
O primeiro trecho da obra, que tem dois quilômetros, contempla a área mais afetada por engarrafamentos na região, que vai do Viaduto do Contorno até a entrada da Arcelor Mittal.
De acordo com o secretário, a expectativa é de que a licitação desse primeiro trecho seja publicada ainda no primeiro semestre deste ano.
Nós estamos fechando o projeto para poder licitar. Precisamos ver alguns detalhes com a Prefeitura da Serra, claro, já que o trecho agora é municipalizado. Tem um trâmite administrativo que é um pouco complexo. Para entrega da obra ainda não temos prazo, porque depende de finalizar o projeto, depende de recursos, depende das licenças ambientais, mas a decisão está tomada, e a gente espera ainda este ano estar licitando o corredor da Serra”.
Fábio Damasceno, secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura
Obra na Lindenberg vai servir de experiência
O secretário também falou do corredor exclusivo de ônibus que está sendo construído na Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, o Expresso GV. De acordo com Damasceno, o primeiro trecho da obra, que vai de Aribiri até Cobilândia, deve ser entregue ainda este ano.
O prazo para entrega total da obra é dezembro de 2027, mas esse prazo pode ser encurtado, a depender da chuva, que afeta o andamento das obras. Com a entrega dessa primeira parte do corredor em Vila Velha, a ideia é que a inauguração sirva de experiência para a obra da Serra.
“A gente vai fazer alguns testes e alguns estudos já com o corredor em operação que podem ajudar a melhorar inclusive o projeto da Serra. Dá pra você fazer uma série de avaliações quando você já tem já operações no dia a dia. Porque é o primeiro BRT do Estado, não existe esse modelo aqui. Então a gente precisa também aprender como vai ser essa operação”, disse o secretário.
O corredor exclusivo para ônibus é conhecido em todo o Mundo como Bus Rapid Transit (BRT), que traduzido para o português seria algo como “via de trânsito rápido para ônibus”.