Corrente do Bem
Foto: Reprodução/TV Vitória

A nova temporada do Corrente do Bem, sob o comando de Michel Bermudes, promete uma chuva de emoções no segundo episódio que vai ao ar neste sábado (13), às 14h, na TV Vitória/Record.

Você já imaginou ficar anos sem dar um sorriso? Essa é a história do trabalhador de supermercado com deficiência auditiva, Reinaldo Corteletti, de 50 anos, que vive há décadas com um problema dentário grave que o impede de sorrir.

Reinaldo perdeu quase toda a arcada dentária superior após uma gengivite aguda, quando tinha 30 anos. Desde então, ele evita fotos e se recusa a aparecer em imagens. Sua esposa, Alessandra, com quem é casado há quase nove anos, nunca o viu sorrir.

O casal, que tem três filhos, enfrenta dificuldades financeiras, que não permitem que eles paguem o tratamento odontológico completo – retirada dos dentes restantes e colocação de novas próteses –, que custa cerca de R$ 5 mil.

A história de Reinaldo evidencia não apenas o desafio de quem vive com deficiência auditiva, mas também o impacto da falta de acesso a tratamentos de saúde bucal e à autoestima.

Segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), cerca de 6,5 milhões de brasileiros têm algum grau de deficiência auditiva entre 80 e 100 mil apenas no Espírito Santo. No Estado, entidades como a Associação Profissionalizante e de Apoio aos Surdos (APASOD) lutam por mais inclusão e acesso a direitos básicos.

Corrente do Bem

Corrente do Bem, além de um programa de televisão, é um chamado para a gentileza, a empatia, o olhar para o próximo, afinal, ninguém faz nada sozinho. A equipe conta com o apoio de parceiros que “adotam” as histórias que serão contadas em cada episódio e transformam sonhos em realidades.

E a cada programa, você vai ser levado a lembrar que as pessoas podem contar umas com as outras. Porque a solidariedade pode mudar o mundo e uma boa ação, puxa a outra.

Ana Piontkowski *

Estagiária

Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e estagiária do Jornal Folha Vitória.

Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e estagiária do Jornal Folha Vitória.