
O sétimo episódio da nova temporada do Corrente do Bem, sob o comando de Michel Bermudes, vai ajudar uma instituição capixaba, que qualifica jovens no Espírito Santo. O programa vai ao ar neste sábado (17), às 14h, na TV Vitória/Record.
O episódio conta a história da Rede Protagonista, um instituto referência no combate à pobreza e na promoção de dignidade para famílias em vulnerabilidade social. A ação, que nasceu em 1999, a partir da iniciativa de Gilmar Lima, já qualificou mais de 10 mil jovens e adultos, inserindo-os no mercado de trabalho.
Entre as crianças atendidas, segundo o fundador, houve uma melhora de 83% no desempenho escolar, resultado do acesso a esporte, cultura e alimentação adequada. A rede também impactou diretamente a vida de 7 mil mulheres por meio de cursos de qualificação e empreendedorismo.
Morador da Grande São Pedro, Gilmar, que também é presidente, havia participado, nos anos 1980, de um projeto social que marcou sua vida. Anos depois, a iniciativa foi encerrada, porém motivou a criação de um novo movimento comunitário.
A Rede Protagonista surgiu com rodas de capoeira nas ruas do bairro que reuniam dez participantes. A instituição foi crescendo e, com o tempo, mais de 100 crianças e jovens participavam da atividade.
Com apoio dos moradores, o grupo conquistou um espaço emprestado e, em mutirão, reformou o local, ampliando as atividades para ações culturais, esportivas e educativas.
Atualmente, a instituição oferece balé, danças urbanas, judô, lutas, cursos de culinária na Cozinha Comunitária Marcus Buaiz e formações diversas na sala Vamokida.
Veja fotos da Rede Protagonista
A Rede Protagonista é mantida por doações e pelo Bazar da Rede, que revende roupas e calçados, e reverte toda a renda para sustentar os projetos.
Apesar dos avanços, a Rede Protagonista enfrenta necessidades estruturais. Entre as reformas urgentes estão a pintura de salas, consertos no forro de PVC e a melhoria da ventilação na sala de informática.
A maior prioridade é a reforma da Cozinha Comunitária, onde são preparados os lanches das crianças e ministrados a maior parte dos cursos.
Corrente do Bem
O Corrente do Bem, além de um programa de televisão, é um chamado à gentileza, à empatia e ao olhar para o próximo, afinal, ninguém faz nada sozinho. A equipe conta com o apoio de parceiros que “adotam” as histórias que serão contadas em cada episódio e transformam sonhos em realidades.
O programa vai ao ar aos sábados, às 14h, na TV Vitória/Record.
*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos



