A cozinha de uma casa desabou após o deslizamento de um barranco, no bairro Oriente, em Cariacica, na madrugada desta quinta-feira (4), e a obra de um supermercado acabou embargada por causa do incidente. Segundo um dos moradores da residência, Daniel Gonzaga, por volta de 1h30, a família dormia quando ouviu dois estrondos.
Quando percebeu que havia acontecido um desabamento, Daniel retirou a filha e a esposa de dentro de casa. Ninguém se feriu, mas outras três casas vizinhas acabaram sendo interditadas.
No terreno ao lado, há um supermercado sendo construído. Os moradores acreditam que a obra tenha contribuído para desestruturar o muro da casa e provocar o desabamento.
A Defesa Civil de Cariacica esteve no local e informou que o acúmulo de chuva encharcou o solo e provocou o colapso de um muro, que não possuía função de contenção. Esse fato, somado à escavação realizada pela empresa responsável pela construção do supermercado, teria contribuído para o desabamento da cozinha da residência.
“Devido à instabilidade do terreno, três casas vizinhas precisaram ser interditadas preventivamente. A obra foi embargada e a empresa responsável já foi notificada”, informou a Defesa Civil.
Crea-ES vai fazer vistoria técnica no local
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) informou que vai fazer nesta sexta-feira (5), a partir das 7h, uma vistoria técnica e fiscal no local onde parte de uma residência desabou na madrugada desta quinta-feira (4).
Uma equipe multidisciplinar formada por fiscais, engenheiros, tecnólogos, geocientistas, engenheiros de segurança do trabalho e outros profissionais do Conselho estará no local para verificar uma série de aspectos técnicos e legais.
Durante a ação, os especialistas do Crea-ES irão apurar se a empresa responsável pela obra e os profissionais atuantes estão devidamente registrados no Conselho, se há Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) vinculadas às atividades em execução e se os serviços estão sendo conduzidos conforme as normas técnicas e os protocolos de segurança exigidos por lei.
Nosso trabalho inicial é sempre no sentido de orientar e prevenir, mas também temos o dever legal de fiscalizar o exercício das profissões da engenharia, agronomia e geociências. Exigimos a presença de profissionais habilitados, o cumprimento das normas técnicas, de boas práticas e o respeito à segurança das pessoas. Caso sejam encontradas irregularidades, o Crea-ES irá aplicar as penalidades previstas em lei.”
Jorge Silva, engenheiro e presidente do Crea-ES
A vistoria visa apurar se a escavação realizada na obra do supermercado contribuiu para o desabamento da residência e para a instabilidade da área, conforme informações preliminares divulgadas pela imprensa, que atribuem à Defesa Civil de Cariacica a interdição de imóveis na região por risco de novos desmoronamentos.
*Com informações da TV Vitória/Record