
O Esporte Clube Bahia uniu futebol, representatividade e responsabilidade social para chamar atenção para a prevenção ao câncer de próstata. A campanha #NaPontaDosDedos, criada pela TIPZ, relaciona as defesas históricas dos goleiros tricolores, que salvaram jogos e títulos, ao gesto que pode salvar a vida dos torcedores: o exame preventivo do câncer de próstata. O objetivo foi transformar um gesto simbólico do futebol em uma metáfora direta sobre prevenção. Em vez de repetir discursos conhecidos, a campanha utiliza a força cultural do esporte para alcançar o público masculino com naturalidade, emoção e relevância.

A campanha também contou com um vídeo em collab divulgado nas redes sociais do Bahia – A ação contou com a participação do urologista baiano Dr. Roberto Rossi Neto (@uro.rossi), que trocou de lugar com o goleiro e entrou em campo para defender a causa, reforçando a importância do diagnóstico precoce em um formato leve e acessível. Além disso, a campanha também contou com um vídeo em collab divulgado nas redes sociais do Bahia e exibido duas vezes no telão da Arena Fonte Nova durante o jogo contra o Vasco, alcançando mais de 42 mil torcedores no estádio. “O câncer de próstata mata 1 homem a cada minuto no mundo e é o principal entre os homens no Brasil. O exame de toque, junto com o acompanhamento do PSA, ainda é o mais acessível e recomendado e só leva 5 segundos. Não precisa existir tanto preconceito com algo que pode salvar a sua vida.”, destacou o urologista.

O Esporte Clube Bahia reafirma seu propósito de ir além do futebol e usar sua voz para gerar impacto real – Segundo Ricardo Montenegro, Diretor de Criação da TIPZ, o ponto de partida foi procurar uma narrativa que surpreendesse e respeitasse o universo do torcedor. “No campo, a ponta dos dedos defende títulos. Na vida, ela pode defender o futuro de milhares de homens. Queríamos criar uma mensagem que unisse emoção, responsabilidade e a linguagem real do futebol.” Para o Bahia, a campanha reforça o compromisso histórico com causas sociais. “No marketing do Bahia, a gente transforma grandes causas em ações reais. No Novembro Azul, unimos conteúdo, ativação e matchday para reforçar um recado necessário: prevenção salva vidas. A campanha ‘Na Ponta dos Dedos’ mostra que o Bahia também cuida da sua gente.” – Rafael Soares, diretor de Marketing do Esporte Clube Bahia. Com “Na Ponta dos Dedos”, o Esporte Clube Bahia reafirma seu propósito de ir além do futebol e usar sua voz para gerar impacto real. Assim, a campanha marca o Novembro Azul ao unir informação, emoção e representatividade, lembrando o torcedor de que a prevenção é um gesto simples e poderoso e essencial.

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Ficha técnica:
Agência: Tipz
Cliente: Esporte Clube Bahia
Diretor de Criação: Ricardo Montenegro
CEO: Lygia Bellotti
Redator: José Wolf
Diretor de Arte: Adriano Guimarães
Diretora de Planejamento: Mariana Kawase
Atendimento: Beatriz de Paula
Videomaker: Gabriel Mendes
Aprovação: Rafael Soares

Inovação é tema do 28º Café Empresarial da ASSEVILA – A Associação dos Empresários de Vila Velha (ASSEVILA) realiza no dia 9 de dezembro, no Cinema Kinoplex, no Shopping Praia da Costa, às 7h30, a 28ª edição do Café Empresarial. No último encontro do ano, o evento reúne lideranças, empresários, gestores públicos e representantes das principais instituições do Espírito Santo. Nesta edição, o evento contará com a palestra de Leonardo Carraretto — jornalista, empreendedor e especialista em inovação com mais de 20 anos de atuação em comunicação e transformação digital. Léo Carraretto abordará como empresas de diferentes portes podem se adaptar às mudanças aceleradas do mercado, integrar inovação aos seus processos e construir modelos mais resilientes e competitivos.

Missão de impulsionar projetos tecnológicos, acelerar negócios e conectar empreendedores – Além da palestra, os participantes terão acesso a um painel exclusivo sobre o lançamento do projeto inédito do ecossistema de inovação de Vila Velha, que nasce com a missão de impulsionar projetos tecnológicos, acelerar negócios e conectar empreendedores às demandas contemporâneas de inovação. Para o presidente da ASSEVILA, Thomaz Tommasi, (foto) o encontro reforça o papel da entidade como articuladora do ambiente empresarial da cidade. “Vila Velha vive um momento de transformação. Quando setor produtivo, poder público e academia caminham juntos, a cidade deixa de apenas crescer — ela se transforma. Este Café Empresarial propõe um olhar estratégico sobre como inovação, planejamento e cooperação constroem uma Vila Velha mais inteligente, conectada e preparada para o futuro dos negócios”, afirma. Consolidado como um dos principais espaços de networking e relacionamento do município, o Café Empresarial ASSEVILA reúne, a cada edição, empresários, executivos, gestores públicos, instituições mantenedoras e patrocinadores que atuam no fortalecimento do ecossistema econômico de Vila Velha e região. Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdTS_yYOqVLLmPp85qi84bUL44H6kSwXAvxoIT73s7Tntw9NA/viewform?usp=send_form

A Abrasel mudou e apresenta nova marca – Apresentamos oficialmente a nova identidade visual da Abrasel. Uma marca que reflete evolução, fortalecimento e a preparação para um momento especial: os 40 anos da entidade, em 2026. Visualmente simples, conceitualmente forte, a nova marca reforça o ciclo virtuoso que construímos todos os dias: ao apoiar pequenos negócios, impulsionamos cadeias locais, empregos e comunidades. É assim que o impacto da Abrasel vai além do setor, alcançando a vida dos brasileiros.

Shopping Montserrat comemora 12 anos com ação especial nesta quinta –O shopping Montserrat, em Colinas de Laranjeiras, na Serra, celebra seus 12 anos com uma ação especial para os clientes nesta quinta-feira, 27 de novembro. A campanha “Estoura Balão” vai distribuir mais de 300 brindes e cupons de diversas lojas. Para participar, basta apresentar o Sá App no celular, instalado ou baixado na hora com o apoio das promotoras. Ao validar o aplicativo, o cliente ganha o direito de estourar um dos balões e descobrir qual prêmio está escondido dentro dele. Entre as surpresas, os participantes poderão encontrar garrafinhas personalizadas, caixas de som bluetooth, mochilas, copos personalizados, descontos em qualquer peça da QÓculos, até 60% off em itens selecionados da Rarefau, produtos da NutriLife e sessões gratuitas de depilação a laser na Espaço Laser, além de outros cupons e vantagens exclusivas.

A ação é válida enquanto durarem os brindes – Para a gerente geral do shopping, Edardna Andrade, a celebração reforça o vínculo do Montserrat com a comunidade. “O Montserrat nasceu e cresceu junto com o bairro, e completar 12 anos é uma alegria que queremos dividir com quem faz parte da nossa história. A ação é uma forma leve e divertida de agradecer a fidelidade dos nossos clientes e celebrar mais um ano de proximidade com as famílias da região”, afirma
Com matéria-prima olfativa mais preciosa do mundo, Boticário apresenta Hadiya, nova marca que traz a essência da perfumaria árabe – O universo da perfumaria árabe, reconhecido por sua opulência, intensidade e sofisticação, ganha um novo protagonista pelas mãos do Boticário: chega ao mercado Hadiya, nova marca de perfumaria prestige que une a essência da tradição olfativa árabe à expertise da marca de perfumaria mais amada do Brasil. O resultado é uma criação impactante e refinada, desenvolvida para pessoas que apreciam fragrâncias potentes e atemporais. Nos últimos anos, a perfumaria árabe tem conquistado cada vez mais espaço no cenário internacional. Antes restrita a um público regional, hoje se tornou referência de sofisticação e desejo em diferentes mercados, impulsionada tanto pela herança cultural do Oriente Médio quanto pelo interesse global em experiências olfativas mais intensas e duradouras.

O Núcleo de Inteligência Olfativa do Grupo Boticário conduziu pesquisas quantitativas e testes – Esse movimento se reflete também em números: segundo o Google Trends, a busca por perfumes árabes cresceu 24 vezes nos últimos dois anos, consolidando a categoria como uma das mais desejadas da alta perfumaria contemporânea.Para compreender a fundo esse novo comportamento do consumidor, o Núcleo de Inteligência Olfativa do Grupo Boticário conduziu pesquisas quantitativas e testes “in use” com públicos de diferentes regiões do Brasil. O estudo revelou um aumento expressivo no interesse por fragrâncias de alta concentração e longa duração — especialmente entre consumidores familiarizados com a perfumaria árabe. A partir desses insights, a marca elevou o padrão de testes, convidando grupos com maior afinidade olfativa e ajustando os parâmetros de concentração e qualidade das matérias-primas.
Hadiya é um eau de parfum com concentração elevada e extra long lasting de até 12 horas – Criada por Alexandra Monet e Adilson Rato, perfumistas da DSM-Firmenich, Hadiya é um eau de parfum com concentração elevada e extra long lasting de até 12 horas, que traduz a essência da perfumaria árabe em uma assinatura singular. A força do oud assam, ingrediente raro e a versão mais preciosa do que se conhece como “ouro líquido da perfumaria”, encontra a sensualidade e perfumação marcante das rosas damascenas e centifolia. O patchouli acrescenta imponência, enquanto o acorde de âmbar, traz calor e sofisticação. O resultado é um floral ambarado amadeirado de presença inesquecível e duradoura, que agrada e pode ser usado pelos públicos feminino e masculino. Com design em formato de ânfora, o frasco traduz a inspiração em peças ancestrais e simboliza firmeza, estabilidade e propósito — valores que refletem a força e a longevidade da perfumaria árabe.
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Envolto em uma caixa elegante com detalhes dourados e arabescos delicados – Hadiya é transformado em um verdadeiro tesouro e objeto de desejo. “Hadiya é mais do que uma fragrância: é a forma como elevamos a perfumaria árabe de luxo no Brasil. Reunimos tradição e inovação em uma criação autoral que exalta a força de ingredientes clássicos como o oud, a rosa e o âmbar, com um toque de contemporaneidade. O resultado combina intensidade, extra long lasting e sofisticação, entregando a potência que o público brasileiro aprecia”, comenta Paulo Roseiro, diretor-executivo de perfumaria do Grupo Boticário. Com pré-venda exclusiva no e-commerce do Boticário a partir do dia 17/11 e disponível em todos os canais da marca a partir do dia 01/12, Hadiya amplia e consolida a presença do Boticário no território da alta perfumaria.
Para superar a IA, especialista mundial em storytelling defende a re-humanização do marketing – Como continuar humano quando o marketing se tornou algoritmo? É dessa pergunta que nasce Storytelling & Inteligência Artificial, novidade da DVS Editora assinada por James McSill, um dos maiores especialistas em narrativa aplicada ao mercado e pioneiro na integração entre emoção, linguagem e tecnologias de IA. Autor de mais de 35 obras e mentor de escritores, comunicadores e marcas ao redor do mundo, McSill acompanhou uma transformação sem precedentes com a ascensão da IA: os algoritmos inundam o universo digital com textos impecáveis, mas frequentemente vazios e padronizados enquanto profissionais buscam maneiras de se manter relevantes.

Referência internacional, James McSill destaca a relevância da humanidade em um campo dominado por algoritmos – Ao longo das páginas, o storyteller anglo-luso-brasileiro apresenta provocações baseadas em conversas reais e tentativas genuínas de unir tecnologia e humanidade sem sacrificar a originalidade. Como ponto de partida, James argumenta que o marketing digital atravessa um ponto de ruptura. Segundo ele, modelos clássicos como funis rígidos, fórmulas de lançamento e copywriting baseado em gatilhos repetitivos perderam força diante de um público saturado. Para o autor, o que antes era diferencial, como técnicas impecáveis e processos milimetricamente estruturados, cede espaço para um novo critério: a autenticidade. Agora, mais importante do que dizer algo de forma perfeita é ter algo verdadeiro a dizer. Nesse sentido, ele defende que a IA deve assumir tarefas repetitivas, liberando quem escreve para se dedicar àquilo que a máquina não acessa, como intenção, sensibilidade, ritmo, metáfora e coragem narrativa.

McSill destaca como, num ambiente lotado de conteúdos produzidos por algoritmos, a re-humanização se torna vantagem competitiva – Para isso, porém, é necessário explorar vulnerabilidades, abrir bastidores, mostrar erros e decisões, abraçar a imperfeição estratégica e transformar monólogos digitais em diálogos vivos e adaptativos. A emoção genuína, antes vista como elemento secundário, transforma-se em conexão, confiança. O livro também apresenta novas metodologias narrativas que substituem definitivamente os modelos antigos do marketing. Entre elas estão a troca das personas fixas por arquétipos vivos baseados em estados emocionais; a migração dos funis lineares para ecossistemas narrativos dinâmicos, que se ajustam em tempo real de acordo com o comportamento do usuário; e a adoção da lógica do “beta contínuo”, onde cada peça de conteúdo é tratada como um protótipo vivo, pronto para ser testado, ajustado e relançado.
Além da técnica, McSill coloca a ética narrativa como elemento central da comunicação na era das máquinas – Ele alerta para o perigo de manipulações emocionais, urgências fabricadas e personalizações excessivas que ultrapassam limites. Propõe que cada marca adote uma bússola editorial guiada pela intenção humana, pela clareza de propósito e pela responsabilidade de não tratar o público como um alvo, mas como um interlocutor. Storytelling & Inteligência Artificial é leitura essencial para quem trabalha com comunicação, marketing, conteúdo, branding, escrita, empreendedorismo e para qualquer pessoa que não queira perder sua voz num mundo onde quase tudo se automatiza. James McSill oferece um mapa emocional, estratégico e ético para navegar esse novo momento. Seu novo livro reforça que, apesar das máquinas, continuamos precisando do que nos torna humanos: histórias verdadeiras, contadas com intenção, ritmo e coragem.
Ficha técnica
Título: Storytelling e Inteligência Artificial – Como reinventar o Marketing Digital com verdade, emoção e propósito
Autoria: James McSill
Editora: DVS Editora
ISBN: 978-6556951645
Páginas: 456
Preço: R$ 94,00
Onde encontrar: Amazon e livrarias de todo o país
Visitas prolongadas em casa? Mercure e Daniel Cady fazem do assunto do momento um convite para novas descobertas – Os hotéis Mercure, marca do portfolio Accor, lança “Xô, Sho” – ação criada pela AlmapBBDO que faz do assunto mais comentado dos últimos dias um conteúdo perfeitamente alinhado ao posicionamento da marca: Lugar de descobrir lugares. A ideia nasce do buzz gerado pelo episódio recente ocorrido em Salvador – movimentando as redes e o noticiário – e traz Daniel Cady, personalidade diretamente ligada ao contexto, para dialogar de forma divertida com o momento. “ Usamos esse tema que tomou conta das redes como uma oportunidade de reforçar o que Mercure entrega todos os dias: acolhimento, atendimento com personalidade local e experiências que transformam toda viagem em uma descoberta” afirma, Roberta Vernaglia, SVP Marketing & Digital Strategy do grupo Accor.

A campanha bem-humorada reforça o posicionamento ‘Descobertas locais” e destaca o conforto, a privacidade e a conexão cultural que só a rede de hotéis oferece – No filme, gravado no Mercure Salvador Rio Vermelho, Cady aborda a situação com leveza e bom-humor: “Todo mundo sabe que o brasileiro é o povo mais hospitaleiro do mundo. E lá em casa a gente não é diferente…”. Ele usa a situação como uma dica para quando as visitas estiverem instaladas por tempo demais em casa, destacando que hospedar-se em um Mercure significa viver experiências que valorizam sabores, histórias e referências locais, transformando cada estadia em uma descoberta. “Quando identificamos um assunto que domina as conversas, buscamos maneiras de inseri-lo no universo da marca. Em ‘Xô, Sho’, usamos o humor para mostrar que Mercure é sempre a escolha mais confortável e acolhedora, não importa a situação”, comentam Catharina Mendonça e Leonardo Zardo, dupla de criação na AlmapBBDO. Criada especialmente para as redes sociais, a ação foi compartilhada em collab no perfil de Daniel Cady e da rede Mercure com foco em fortalecer o posicionamento e conectar a marca de maneira relevante nas conversas culturais.
Assista:
https://www.instagram.com/reel/DRVFDyugeUj/?igsh=NzRlcG5yZXdpbzc2
Ficha técnica
Agência: AlmapBBDO
Anunciante: Accor
Título: Xô, Sho.
Produto: Mercure
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Pernil
Vice-presidentes de criação: Fernando Duarte e Henrique Del Lama
Diretoras de criação: Ana Novis e Sabrina Villar
Criação: Catharina Mendonça e Leonardo Zardo
COO: Rafaela Alves
Atendimento: Renata Carvalho, Warley Vieira e Cinthya Sossolote
Conteúdo: Marcela Ramos e Deise Esteves
Produção Audiovisual: Jonas Gabriel e Fernanda Santana
Produtora: Agência Santri
Mídia: Patricia Gogliara, Danielle Farhat, Nata Sabino Franco, Samara Queiroz, Analu Milek, Nicolas Mesquita, Natalia Araujo Lima, Gabriel Fomm e Guilherme Yonezawa
Aprovação ACCOR: Roberta Vernaglia, Fernanda Zupo, Carolina Bernardo e Correia

Burger King® faz o impossível e reúne Popó e Wanderlei Silva em nova campanha: “A porrada já comeu, agora quem come é você” – Quem diria que depois de tanta confusão, veríamos o Popó e o Wanderlei juntinhos, dividindo sanduíches do BK® por um precinho camarada? A marca foi responsável por promover o inimaginável reencontro entre os ícones da luta. Mas, ao contrário do que aconteceu semanas atrás, não deu em confusão no final. Deu em oferta. De forma leve e descontraída, os dois protagonizam a nova campanha para a plataforma King em Dobro, fazendo referência aos momentos mais memoráveis da noite em que a luta dos dois acabou de um jeito… inusitado. A campanha, criada pela AlmapBBDO, mostra os atletas desfrutando da oferta de dois sanduíches a partir de R$25,90. Eles brincam com a situação, mostrando que o Burger King® é um lugar de grandes encontros.

O filme reforça a ideia de que, enquanto tem gente que quer ver a “porrada comendo” – o BK® quer ver todo mundo amassando 2 burgers grandões, feitos no fogo e no precinho. O Burger King® tem em seu DNA a coragem de usar a criatividade para incluir assuntos da cultura popular ou mesmo temas importantes para a sociedade em sua comunicação. Segundo a marca, a rivalidade entre Popó e Wanderlei parou o Brasil, e nada seria mais autêntico do que promover o reencontro de um jeito descontraído, com muito sabor, para afastar o gosto amargo que ficou na trajetória de ambos. O Burger King® tem em seu DNA a coragem de usar a criatividade para incluir assuntos da cultura popular ou mesmo temas importantes para a sociedade em sua comunicação. Segundo a marca, a rivalidade entre Popó e Wanderlei parou o Brasil, e nada seria mais autêntico do que criar o palco para essa reconciliação, celebrando o reencontro com muito sabor.

A plataforma King em Dobro é a estrela da campanha – oferecendo uma combinação de valor e variedade que se tornou um pilar estratégico para a marca. As ofertas foram desenhadas para atender a todos os tipos de fome e bolsos. A campanha, que contará com filme para a TV, também será trabalhada em desdobramentos nas redes sociais pela Jotacom e materiais de OOH e ponto de venda pela Streetwise, convidando o público a celebrar a paz e, claro, a matar a fome em dobro. Os preços promocionais são válidos por tempo indeterminado ou enquanto durarem os estoques. Oferta válida em lojas físicas, app do BK e BK Drive. Consulte sanduíches participantes em cada faixa de preço, restaurantes não participantes e unidades franqueadas (onde o preço pode variar) em Link. Imagens meramente ilustrativas. TM & ©2025 Burger King.

Filme
FICHA TÉCNICA
Agência: AlmapBBDO
Anunciante: Burger King – Zamp S.A.
Título: VFM4
Produto: Burger King
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Pernil
Vice-presidentes de Criação: Fernando Duarte e Henrique Del Lama
Diretores de Criação: Thiago Bocatto e Mozar Gudin
Criação: Catharina Mendonça, Gus Souza, Hiroito Takahashi e Leonardo Zardo
COO: Rafaela Alves
Atendimento: Renata Carvalho, Barbara Gava, Vanessa Bortolosso, Shedia Marzouk, Henrique Arzon e Enzo Meneghel
CSO: João Gabriel Fernandes
Planejamento: Giovanni Pavan, Gabriela Hahn
Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Victor Alloza e Camila Graf
Mídia: Francisco Custódio, Paulo Borba, Lucas Gilardino, Yara Siqueira, Ana Felix, Matheus Guilherme e Lucas Oliveira
PRODUÇÃO FILMES
Produtora de Imagem: Sentimental Filme
Produção Executiva: Marcos Araujo
Diretora Operacional e de Atendimento: Renata Pimenta
Atendimento: Wander Damiani e Wanda Tigre
Head de Produção: Renata Picheco
Coordenação de Produção: Chélide Teixeira Schulai e Ana Mendonça
Direção: Felipe Adami
Diretor de Fotografia: Danilo Rosa
Pós Produção: Sentimental Filme
Coordenação de Pós-Produção:
Thaiz Rosalino
Montador
Lucas Câmara
Color
Henrique Reganatti | Zumbi Post
Finalização
Donmar
PRODUÇÃO DE AUDIO
Produtora de Som: Jamute
Produção executiva de som: James Feeler
Produção musical: James Feeler e Charly Coombes
Engenharia de som: Otavio Bertolo, Marcelo Filho, Eduardo Barbosa e Fernanda Galetti
Coordenação: Ana Cordeiro, Julianna Zuppo e João Piccoli
Atendimento: Hingrit Nitsche e Claudio Tolentino
Locução: Zema Tämatchan Aprovação cliente Zamp: Giulia Queiroz, Pedro Laguárdia, Aymê Ales e Julia Morais