Cotidiano

Criança de 11 anos morre após cair de Cânion Fortaleza no RS

Corpo da menina foi encontrado pelas equipes de resgate a cerca de 70 metros de altura do ponto da queda

Leitura: 4 Minutos
menina cai em cânion no rio grande do sul
Menina foi encontrada a 70 metros de profundidade do local da queda (Foto: CRBM/Divulgação)

Uma tragédia abalou o Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS), nesta quinta-feira, 10. Uma criança de 11 anos caiu em um dos abismos do parque às 13h e os bombeiros localizam o seu corpo por volta das 23h.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), lamentou o ocorrido em publicação nas redes sociais. Segundo ele, a criança se chamava Bianca.

“Meu abraço e meu carinho à família. E minha gratidão aos nossos profissionais da segurança pública, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Brigada Militar, que se entregaram com muito compromisso nessa missão de resgate”, disse a publicação.

A menina, natural de Curitiba, no Paraná, estava passeando com os pais e dois irmãos menores quando ocorreu o acidente. Segundo Andrews Mohr, secretário de Turismo de Cambará do Sul, a família havia parado para fazer um lanche próximo a um dos mirantes.

“A menina saiu correndo em direção ao penhasco do cânion. O pai tentou correr atrás dela, mas infelizmente não conseguiu salvá-la”, relatou Mohr para a reportagem.

Corpo de menina foi resgatado 10 horas após a queda

Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros de Canela e Cambará do Sul, além de agentes da Polícia Civil e da Brigada Militar, foram acionadas. Um helicóptero de Criciúma (SC) também foi mobilizado para auxiliar nas buscas na área de difícil acesso.

Por volta das 17h30, com auxílio de um drone, a menina foi localizada a cerca de 70 metros de altura do ponto da queda. Por meio de cordas de rapel, as equipes dos bombeiros chegaram até a menina, próximo das 23h, e já a encontraram sem vida.

Cânion Fortaleza ficará fechado nesta sexta

Em nota, a Urbia, responsável pelos serviços de apoio à visitação ao Cânion, lamentou o ocorrido e informou que em sinal de luto manterá fechado o Cânion Fortaleza nesta sexta-feira.

“A empresa concentrou todos seus esforços no apoio às autoridades durante o resgate, que se iniciou imediatamente após a equipe da concessionária ter sido informada do acidente. A companhia segue cooperando com as investigações sobre o caso”, diz o comunicado.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelos parques nacionais, divulgou nota lamentando a queda e informando que “funcionários da concessionária, do ICMBio, do Corpo de Bombeiros e de grupos de montanhistas parceiros foram acionados para apoiar a operação” assim que a ocorrência foi comunicada aos responsáveis pelo parque.

Ainda segundo o ICMBio, as trilhas do Parque Nacional da Serra Geral são autoguiadas e possuem sinalização que orienta os visitantes sobre os riscos e cuidados necessários durante o passeio.

Como é o Cânion Fortaleza

O município de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, é conhecido por sua beleza natural, com imponentes cânions que atraem turistas, principalmente nesta época do ano, de férias escolares. O Cânion Fortaleza fica dentro do Parque Nacional da Serra Geral.

O local oferece trilhas e mirantes que permitem apreciar a beleza da região. A mistura de aventura com contemplação da natureza é um dos principais atrativos. Cambará do Sul fica a aproximadamente 200 quilômetros de Porto Alegre.