
Uma criança, de 6 anos, foi resgatada após ficar submersa por cinco minutos na tarde do último domingo (04), na Lagoa de Carapebus, na Serra. O menino estava brincando na água doce quando desapareceu em uma área que chega a ter pontos com 1,5 metro de profundidade. Foram necessários cerca de 12 minutos para a equipe de guarda-vidas reanimá-lo.
A mãe da vítima acionou a equipe de guarda-vidas e a aglomeração começou logo após a retirada do menino da água. Os banhistas acompanharam de perto o trabalho dos guarda-vidas da Serra, que ficaram por cerca de 12 minutos realizando as manobras de reanimação.
A mãe disse que o menino tinha desaparecido, então fizemos a procura e uma criança encontrou o menino no fundo da lagoa. Puxamos ele e já começamos a massagem cardíaca.
Mário Antônio Santos, guarda-vidas
De acordo com o supervisor do serviço de Salvamar, Cabo Veríssimo, a vítima ficou submersa por aproximadamente 5 minutos, quadro considerado grave. Com a chegada do Corpo de Bombeiros e Samu, o quadro do menino foi estabilizado e ele foi levado para o hospital infantil de Vitória.
A região onde o menino caiu é muito procurada no verão, principalmente durante as férias. Loiziany Silva estava na Lagoa, por isso acompanhou todo o esforço dos guarda-vidas e viu quando a família da vítima chegou.
A família chegou e demorou questão de poucos segundos para ele desaparecer.
Loiziany Silva, cobradora
De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), só no ano passado, o Espírito Santo registrou 134 mortes por afogamento; 82% dos casos foram em locais de água doce.
Além da atuação das equipes de guarda-vidas de cada município, o Estado conta também com o Corpo de Bombeiros, que atua diretamente em ocorrência dessa natureza.
*Com informações da repórter Luciana Leicht, da TV Vitória/Record