A criança, que estava desaparecida após o desabamento de uma casa na localidade da Lagoa Jesuina, zona rural da Rio Bananal, no Norte do Espírito Santo, foi encontrada morta pelas equipes de resgate na manhã desta quarta-feira (21). A morte da vítima, um menino de aproximadamente 10 anos, foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros.

O desabamento foi registrado na madrugada desta quarta-feira, durante as fortes chuvas que atingiram o município. Além da criança, dois adultos estavam na casa no momento da ocorrência, foram resgatados com vida e não apresentavam ferimentos, segundo o Corpo de Bombeiros.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, destacou que as equipes tiveram dificuldades para acessar o local onde o desabamento ocorreu por conta da forte chuva. Uma parte do trajeto precisou ser feita a pé pelos bombeiros.

“Estamos fazendo os trabalhos para a retirada do corpo dessa criança da forma mais adequada. A gente fica muito triste de dar essa notícia”, lamentou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros.

Cidade onde criança morreu foi onde mais choveu no ES

O município de Rio Bananal foi o local onde mais choveu no Espírito Santo, nas últimas 24 horas, com 310 milímetros acumulados no período.

Além das chuvas intensas, uma barragem se rompeu no município de Rio Bananal. No entanto, segundo o prefeito Bruno Pella, o rompimento ocorreu após o desabamento da casa e não teve qualquer interferência na ocorrência.

Uma barragem realmente se rompeu na cidade, mas isso aconteceu depois da casa ter desabado.

Bruno Pella, prefeito de Rio Bananal
casa desabou em rio bananal
Criança morreu após casa desabar em Rio Bananal (Foto: Reprodução / Vídeo)

Espírito Santo está em alerta para chuva forte

Na manhã desta quarta-feira (21), a Defesa Civil Estadual emitiu um novo alerta por SMS para todo o Espírito Santo, informando sobre a permanência de condições chuvosas para o dia de hoje.

O governador Renato Casagrande reforçou o alerta de atenção no Estado para chuvas fortes nos próximos dias.

“Temos risco de inundação, enxurrada e deslizamento de terra. Infelizmente, perdemos uma criança em Rio Bananal e duas pessoas foram resgatadas. Então, é importante que a gente siga todas as recomendações da Defesa Civil”, orientou Casagrande.

Chuva acima da média deixa ES em alerta de risco elevado

Conforme já alertado pela Defesa Civil em coletivas anteriores, o volume de chuva previsto para esta semana pode superar, em apenas dois dias, a média esperada para todo o mês de janeiro em algumas cidades capixabas. Meteorologistas explicam que a combinação de calor e alta umidade, associada à ZCAS, favorece a ocorrência de chuvas fortes, persistentes e volumosas.

Esse cenário aumenta significativamente o risco de enchentes, inundações, alagamentos e deslizamentos, principalmente em áreas com solo já encharcado. A Defesa Civil reforça que mesmo pancadas de chuva consideradas fracas podem causar transtornos, devido à saturação do solo e ao escoamento superficial elevado.

O aviso de tempo severo segue ativo em todo o Estado, com atenção especial para as regiões Oeste, Caparaó, Serrana, Norte e parte da Grande Vitória. A orientação é que moradores de áreas de risco fiquem atentos a sinais como rachaduras em paredes e no solo, estalos, inclinação de postes ou árvores e acionem imediatamente a Defesa Civil em caso de emergência.

A previsão indica que as chuvas devem perder intensidade gradualmente a partir da quinta-feira (22), mas o monitoramento permanece, já que o risco de desastres continua elevado enquanto o solo estiver encharcado.

Leone Oliveira

Editor Web

Leone Oliveira é jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pós-graduando em Jornalismo e Mídias Digitais pela Universidade de Vila Velha (UVV). Com experiência em reportagens especiais e factuais em temas de polícia, política, esportes e cotidiano atuou no ES Hoje, no jornal A Tribuna e no Tribuna Online. Atua como editor web no Folha Vitória desde 2025.

Leone Oliveira é jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pós-graduando em Jornalismo e Mídias Digitais pela Universidade de Vila Velha (UVV). Com experiência em reportagens especiais e factuais em temas de polícia, política, esportes e cotidiano atuou no ES Hoje, no jornal A Tribuna e no Tribuna Online. Atua como editor web no Folha Vitória desde 2025.