Darwin inova com estratégia digital da Aquatro que une Inteligência Artificial e nostalgia para engajar famílias

A  Aquatro Comunicação assina a estratégia digital da nova campanha do Colégio Darwin para a Educação Infantil. Sob o conceito “A PRIMEIRA ESCOLHA DA VIDA DO SEU FILHO É VOCÊ QUEM VAI FAZER”, a comunicação está sendo implementada de forma gradual nas plataformas digitais. A ativação da campanha se dá por meio de um plano de mídia focado, com flights de anúncios segmentados e impulsionamento estratégico de conteúdo para garantir o alcance progressivo junto ao público-alvo. Em paralelo à campanha principal, que já se desdobra em mídias tradicionais como TV e mídia exterior, a frente digital foi desenhada para criar uma conexão autêntica e próxima com as famílias, utilizando diferentes séries de conteúdo criativo.

Com IA, campanha imagina a infância de grandes personalidades – Um dos destaques da estratégia é uma série que utiliza a popular “AI Baby Trend”. As peças transformam figuras icônicas como Carmen Miranda, Albert Einstein e Charles Darwin em bebês fofos, ilustrando que, antes de se tornarem grandes nomes, eles foram crianças que precisaram de um ambiente acolhedor para descobrir seus talentos e viver a evolução de cada fase.

Viagem no tempo com IA: ex-alunos revelam o desejo de ter começado no Darwin desde cedo  – Em outra série de vídeos, a campanha explora a perspectiva de ex-alunos que gostariam de ter iniciado sua jornada no Darwin mais cedo. Com o gancho “Se eu pudesse voltar no tempo…”, adultos que entraram na escola no Ensino  Fundamental ou Médio são transformados, por meio de inteligência artificial, em suas versões infantis.  De forma lúdica e empolgada, as “crianças” descrevem com imaginação (“desembarcar de um foguete”, “voar num dragão”) os diferenciais que teriam aproveitado na Educação Infantil do Darwin, como o horário integral, o projeto bilíngue, a escolinha de esportes, as aulas de música e a educação socioemocional. A série cria uma conexão nostálgica e reforça, de maneira poderosa, a importância de fazer a escolha certa desde os primeiros passos.

Veja aqui:

Veja aqui:

A voz da experiência: a importância dos depoimentos  – Além das séries criativas, a campanha aposta na autenticidade com reels que trazem depoimentos de pais de alunos. Essa abordagem humaniza a comunicação, transformando a experiência real de outras famílias em um ponto de confiança para quem está no delicado processo de escolher a primeira escola do seu filho.  Para a Aquatro Comunicação, a combinação de criatividade e autenticidade foi a chave. “No digital, a atenção é disputada a cada segundo. As séries com IA capturam o olhar pela inovação e pela emoção, enquanto os depoimentos dos pais geram uma conexão baseada na confiança. É a prova social que valida a promessa da campanha e fortalece a imagem de uma escola parceira das famílias”, explica Sylviene Cani Guaitolini, Diretora de Criação da Aquatro. A campanha digital já está no ar e pode ser acompanhada nos perfis oficiais do Colégio Darwin nas redes sociais.

FICHA TÉCNICA

MATRÍCULAS EDUCAÇÃO INFANTIL 2026

Agência: A4 COMUNICAÇÃO

Título: PENSOU EDUCAÇÃO INFANTIL, PENSOU DARWIN

Anunciante: CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN

Diretor de Criação: Sylviene Cani Guaitolini

Criação: Sylviene Cani Guaitolini, Leonardo Coutinho, Mária Santos e Débora Lopes

Diretora de Atendimento: Adriana Chammas

Atendimento: Daniella Sanchez

Mídia: Eduardo Fonseca

Aprovação: Jociel Hemerly, Jony Motta e Fabricio Silva

Buaiz Alimentos leva lançamentos e experiência de realidade virtual à Acaps Trade Show 2025 – Novos produtos, vitrines repletas de pães e bolos, cafeteria, espaço gourmet para oficinas de gastronomia e experiências tecnológicas inéditas são as novidades que a Buaiz Alimentos apresenta na Acaps Trade Show 2025, a maior convenção e feira de negócios do varejo capixaba, que começou nesta terça e vai até 18 de setembro, no Pavilhão de Carapina, na Serra. Com um conceito de padaria contemporânea, que mistura modernidade, interatividade e inovação, o estande da empresa está sendo palco para lançamento de diferentes produtos, que reforçam a atuação da Buaiz Alimentos nos segmentos de farinha de trigo, misturas para bolo e café, em sintonia com as demandas de padarias, confeitarias, operações de foodservice e consumidores em geral  

A linha cremosa de Misturas para Bolos Regina ganha dois novos sabores  – Entre as novidades para este ano, a Buaiz Alimentos  lança pela primeira vez na feira dois produtos da linha industrial de 25 kg, a farinha de trigo Regina Pastel e a Pré-Massa Pão Crocante e, desenvolvidas especialmente para atender o segmento de foodsevice e panificação. O evento também é a oportunidade para a empresa apresentar a versão de 5 kg das misturas Regina para brownie e aipim cremoso, ampliando a variedade de soluções prontas para estabelecimentos que buscam qualidade e praticidade. A linha cremosa de Misturas para Bolos Regina ganha dois novos sabores, milho cremoso e chocolate cremoso, que serão incorporados ao portfólio, que tem como primeiro sabor o aipim cremoso. No segmento café, a Buaiz Alimentos traz para o mercado a linha completa do Café Número Um SentidosMontanha Capixabas, Gourmet, Caparaó e Espresso Gourmet – com quatro variações que buscam atender consumidores cada vez mais exigentes e atentos à qualidade do grão e do produto.

A oportunidade para a Buaiz Alimentos apresentar as novas embalagens de Misturas Regina  – “A Acaps é um evento estratégico, onde compartilhamos com o mercado o resultado de um trabalho coletivo que envolve pesquisa, inovação e planejamento. Estamos levando lançamentos que reforçam nossa presença nos segmentos de café, farinha de trigo e misturas para bolo, todos pensados para acompanhar as tendências de consumo e as necessidades dos nossos clientes. São produtos que unem qualidade, modernidade e inovação, características que fazem parte do nosso DNA e que fortalecem, cada vez mais, nossa relação afetiva com nossos consumidores e de confiança com nossos clientes”, afirma Eduarda Buaiz, ( foto)  vice-presidente da empresa. O evento também é a oportunidade para a Buaiz Alimentos apresentar as novas embalagens de Misturas Regina. Com um visual mais moderno e funcional, as embalagens em formato slim oferecem mais praticidade tanto no manuseio quanto na exposição nos pontos de venda.

A renovação das embalagens também se preocupou com a inclusão, trazendo o recurso “QR Code Lupinha”. Por meio desse código, consumidores podem acessar informações detalhadas sobre o produto como dados nutricionais, modo de preparo e orientações para o descarte consciente da embalagem. O diferencial é que o conteúdo está adaptado em áudio para pessoas com deficiência visual, que utilizam aplicativos de leitores de tela, tornando a experiência de consumo mais acessível e inclusiva. A inovação presente nos produtos também foi inspiração para a Buaiz Alimentos desenvolver o projeto do seu estande. Por meio de óculos de realidade virtual, os visitantes poderão vivenciar uma imersão na fábrica de misturas para bolo, acompanhando de perto o processo produtivo da unidade.

Com o tour virtual, será possível conhecer cada etapa da produção das misturas para bolo – desde a seleção dos ingredientes até o resultado final. “Acreditamos que a inovação também está em mostrar de forma clara e envolvente como nossos produtos ganham vida. Essa experiência 360º é uma oportunidade única para que nossos clientes, parceiros e consumidores vivenciem de perto a tradição e o cuidado que temos em cada detalhe do nosso processo de produção e do universo da indústria alimentícia”, pontua o CEO da Buaiz Alimentos, Flávio Schiavone.

ES Gás destaca inovação e sustentabilidade na ACAPS Trade Show 2025 – A ES Gás, distribuidora de gás natural canalizado do Espírito Santo, marca presença na ACAPS Trade Show 2025 com um estande que celebra a força da indústria capixaba e o papel estratégico do gás natural na promoção da eficiência energética e da sustentabilidade. O espaço reúne uma curadoria especial de marcas locais que utilizam gás natural em seus processos produtivos, como Crilancha, Buaiz Alimentos, Villoni, Real Café e Garoto. Os produtos expostos evidenciam como o gás natural contribui para operações mais limpas, seguras e eficientes, reforçando o compromisso da ES Gás com o desenvolvimento sustentável do estado.

Entre as atrações, destaca-se a exposição de um gerador movido a gás natural –  solução que garante fornecimento contínuo de energia com menor emissão de gases de efeito estufa, mais segurança e sem necessidade de reabastecimento frequente. O estande também oferece uma experiência interativa aos visitantes, com uma roleta digital que apresenta os principais benefícios do gás natural, como fornecimento ininterrupto, atendimento 24 horas e mais segurança. Ao cair em um dos atributos, o participante ganha um delicioso donut, e todos os podem provar um café especial da Real Café. Além das ativações no estande, a ES Gás é patrocinadora oficial do almoço dos supermercadistas e apoiadora do Encontro ACAPS Jovem, reforçando seu compromisso com o fortalecimento do setor varejista e com a formação de novas lideranças.

Sistema OCB/ES lança Anuário do Cooperativismo Capixaba 2025 – Na próxima quinta-feira, dia 25 de  setembro, o Sistema OCB/ES vai lançar o Anuário do Cooperativismo Capixaba 2025. A publicação reúne os principais dados das cooperativas do ES e mostra o impacto que elas geram no nosso estado. É o momento de conhecer a força do cooperativismo capixaba está chegando! No dia 25 de setembro, o Sistema OCB/ES irá lançar o anuário que reúne dados e indicadores referentes à atuação das cooperativas do estado no ano de 2024. O evento, que irá acontecer no Centro de Convenções de Vitória, tem início previsto para às 9h30, com credenciamento e café a partir das 8h30.

Além da apresentação da edição mais recente da publicação –  a programação do encontro também terá palestras e momentos de debate sobre economia e cooperativismo. O consultor financeiro e apresentador da CBN Teco Medina irá ministrar uma palestra com o tema “Cenários e Tendências Econômicas”. Essa não é a primeira vez que Medina é atração no evento. No último ano, o apresentador falou sobre o mercado brasileiro de hoje e no futuro para o público presente. Para aprofundar o tema da palestra e debatê-lo dentro do contexto cooperativista, o evento contará com um painel chamado “Cooperativismo em foco”, que será mediado pelo presidente do Ibef-ES e diretor de Operações e Negócios do Sicoob Central ES, Alecsandro Casassi. Os painelistas serão o palestrante Teco Medina e o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira. Confirme sua presença: bit.ly/47cY3JS

Smoke Films produz experiência imersiva da Buaiz Alimentos para a ACAPS 2025 – A Smoke Films, produtora especializada em conteúdos digitais, assina o projeto de imersão 360° que será apresentado pela Buaiz Alimentos durante a ACAPS Trade Show 2025.A iniciativa marca um passo importante da Buaiz Alimentos rumo à inovação, proporcionando ao público uma imersão 360° na fábrica da empresa. Por meio de óculos de realidade virtual, os visitantes serão convidados a realizar uma visita guiada pelos diversos ambientes de produção da fábrica, conhecendo de perto as etapas de fabricação de alguns dos produtos mais tradicionais da marca. Na foto,  Luiz Felipe Macena (Smoke Films), Agrinelson Gonçalves (Encarregado de Produção da Buaiz Alimentos) e Juliana Modenesi (Coordenadora de Marketing da Buaiz Alimentos).

Aliando tecnologia e interatividade, a Smoke Films criou uma experiência única e envolvente –  “Nosso objetivo foi demonstrar todo o potencial da realidade virtual, permitindo que as pessoas vivenciem uma operação completa mesmo à distância. Essa tecnologia abre novas possibilidades para as empresas, que podem transportar sua estrutura para qualquer lugar do mundo de forma moderna, impactante e imersiva”, afirma Luiz Felipe Macena. A novidade será lançada durante a ACAPS 2025, que acontece entre os dias 16 e 18 de setembro, no Pavilhão de Carapina em Serra. Os visitantes poderão conferir a experiência exclusiva no estande da Buaiz Alimentos e vivenciar, de forma única, os bastidores da empresa que é referência no setor de alimentos do Espírito Santo.

Novo sabor para a chegada da primavera – A chegada da primavera no próximo dia 22, ganha um toque ainda mais especial como o novo sabor sazonal da Gelato Borelli Vitória: Iogurte com Figo e Caramelo Salato. Entre os dias 19 e 28 de setembro, os apreciadores de gelato poderão desfrutar da envolvente mistura da doçura delicada do figo com o ácido suave do iogurte e o toque envolvente do caramelo salgado, criando uma experiência única. De acordo com um dos sócios da loja do Shopping Vitória, Vitor Guedes, “o caramelo salgado é um dos sabores mais requisitados pelos clientes e qualquer combinação é bem aceita”, diz. Esta edição limitada celebra a estação das flores, do frescor e da renovação, e sua composição irá surpreender pela intensidade e contraste. 

Fire assina novas embalagens da Zumbitos apresentadas na Acaps Trade Show – A Fire Comunicação é a agência responsável pela criação das novas embalagens da Zumbitos, apresentadas durante a Acaps Trade Show 2025. Entre as novidades estão o pacotão econômico sabor cebola e salsa e requeijão e a pururuca sabor pimenta com limão, que passam a integrar a linha de produtos da marca. O trabalho de design buscou aliar estética, criatividade e apelo visual, reforçando a identidade da Zumbitos e destacando os atributos de cada sabor. Com essa entrega, a Fire reforça seu papel como agência 360° capaz de transitar por diferentes frentes da comunicação de forma integrada. Mais do que criar peças, a agência conecta planejamento, criatividade e design em soluções completas que fortalecem a presença dos seus clientes no mercado.

Ficha Técnica:

Agência: Fire Marketing e Comunicação

Cliente: Zumbitos

Direção de Arte: Vladimir Paiva e Eric Alvarenga

Diretor Executivo: Bruno Weigert

Atendimento: Luiz Felipe Macena

Assistente de Atendimento: Anna Marins

Produção Gráfica: Ana Paula Clero

Arte final: Ramon Moure

Aprovação: Júlia Crevelario

Reserva Vitória celebra 10 anos de história no Espírito Santo, com trajetória marcante de sucesso e conexão – O ano é especial para Carol e Ricardo Lobato. Não apenas porque comemoram 10 anos à frente da franquia Reserva no Espírito Santo, mas porque a data celebra também 17 anos de uma parceria com a Reserva, que começou lá em 2008, em um showroom, muito antes de pensarem em ser sócios locais da marca de moda masculina mais desejada do Brasil.  Em 2015, mesmo com um cenário econômico e político incerto, eles decidiram apostar alto: investiram a rescisão, um financiamento e a coragem para abrir a primeira franquia Reserva capixaba, no Shopping Vitória. A meta era ousada, mas o resultado foi ainda mais – no primeiro mês, venderam 54% acima do esperado. A relação com a Reserva já vinha de longe: Ricardo era o maior atacadista da marca, Carol trazia da engenharia um olhar estratégico para planejamento e custos. Quando uniram forças, o resultado foi natural: loja cheia, clientes fiéis e eventos que se tornaram marca registrada, como os coquetéis semestrais de lançamento de coleção, sempre com música, drinks e parcerias gastronômicas.

Vitória se tornou a capital brasileira com maior interesse pela Reserva e a primeira franquia a vender 1 milhão em um único mês de dezembro  – E novas conquistas vieram! Em 2017, a segunda franquia da marca carioca, no Shopping Praia da Costa; em 2021, a terceira, no Shopping Vila Velha, além do reposicionamento da loja do Shopping Vitória, que aumentou de 73m² para mais de 100m². Nessa jornada, o faturamento cresceu 63% e, em 2023, veio o lançamento da quarta franquia e da primeira loja de rua, na charmosa Praia do Canto.  Vitória se tornou a capital brasileira com maior interesse pela Reserva e a primeira franquia a vender 1 milhão em um único mês de dezembro. Agora, a meta é dobrar. Nesse sentido, a força digital sempre foi um diferencial: durante a pandemia, a franquia já operava com omnicanalidade completa, liderando vendas online e entregas no país. A equipe também acumula prêmios nacionais, de gerente a vendedores, reforçando que sucesso aqui é trabalho de time. De showroom a referência regional da Reserva nacional, Carol e Ricardo provam que, com estilo e relacionamento, é possível transformar lojas em pontos de encontro, além de cuidar, emocionar e surpreender as pessoas, todos os dias. E, para eles, a festa dos 10 anos é só o começo.

Abertura da Acaps Trade Show 2025 reuniu autoridades e empresários e lotou auditório com palestra de Leandro Karnal – A solenidade de abertura da Acaps Trade Show 2025 reuniu empresários do setor supermercadista, autoridades, representantes de instituições parceiras, fornecedores e profissionais do varejo nesta terça-feira, 16 de setembro, no auditório principal do Pavilhão de Carapina, na Serra. Considerado a maior feira e congresso varejista do Espírito Santo, é realizado pela Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) e tem como expectativa movimentar um volume de negócios superior a R$ 1 bilhão e um público visitante de mais de 22 mil pessoas em três dias. O presidente da Acaps, João Tarcicio Falqueto, citou o orgulho em receber o público para mais uma edição da Acaps Trade Show e de fazer parte de um setor que contribui de forma direta para a economia do Estado.

Justa  homenagem ao presidente da Abras – “O setor gera mais de 60 mil empregos diretos e 120 mil indiretos, com um faturamento anual de R$ 25 bilhões. Com muito trabalho e dedicação, representamos, defendemos e promovemos a capacitação dos profissionais do ramo supermercadista”, afirmou o presidente da Acaps. Na solenidade, o presidente da Abras, João Galassi, foi homenageado pelo compromisso e dedicação ao desenvolvimento dos supermercados de todo o Brasil. Ele recebeu uma escultura com o mapa do Espírito Santo e um carrinho de supermercado, obra assinada pela artista Ana Paula Castro.

Encerrada a cerimônia de abertura – o historiador, escritor e apresentador Leandro Karnal subiu ao palco para falar para um auditório lotado. Ele abordou o tema “Recriar, Reinventar ou Desaparecer”, compartilhando ensinamentos sobre a necessidade de acompanhar as mudanças. “O progresso tecnológico é como uma locomotiva. Ou você acompanha ou será atropelado por ela. A sociedade sempre será dominada por pessoas que dominam a tecnologia. Mas precisamos ter em mente que o protagonismo humano nenhuma inteligência artificial pode fazer por você”, destacou o palestrante.

Troféu Estande de Ouro vai reconhecer os melhores estandes da Acaps Trade Show 2025 – Tradicional na Acaps Trade Show, o Troféu Estande de Ouro  visa  reconhecer e premiar os melhores estandes da 37ª edição do evento, que acontece nos dias 16, 17 e 18 deste mês, no Pavilhão de Carapina, Serra. A maior convenção e feira do varejo no Espírito Santo é realizada pela Associação Capixaba de Supermercados e reunirá mais de 200 expositores de produtos e serviços de todo o Brasil, além de contar com uma programação de oficinas, palestras e workshops. Dividida em 12 categorias, a premiação é um reconhecimento da Acaps ao trabalho, empenho e dedicação dos expositores que se destacaram na feira. A votação fica a cargo de uma comissão formada por supermercadistas diretores da Acaps, que avaliam quesitos como ações de marketing e comunicação pré-evento, atendimento no estande, ações e experiências diferenciadas para atrair o visitante, coerência quanto às normas do regulamento do evento, entre outros. Segundo o superintendente da Acaps, Hélio Schneider, o Troféu Estande de Ouro não só evidencia os melhores estandes em várias categorias como é uma oportunidade para reconhecer os expositores pelo empenho e pela confiança. “O concurso tem como finalidade valorizar quem acredita, investe e leva a sua marca para a Acaps Trade Show”, afirma.

Festival CoffeES anuncia sua maior edição com salão inédito de chocolate artesanal, campeonato de Aeropress, workshops e aulas-shows – O Espírito Santo, um gigante do café, prepara-se para sediar o seu maior evento do setor. O Festival CoffeES chega à terceira edição com a finalidade de conectar produtores, especialistas e o consumidor final, entre 18 e 20 de setembro, no estacionamento do Shopping Vitória, com entrada gratuita. No estado considerado o segundo maior produtor de café do país, o evento será a vitrine perfeita para mostrar a diversidade de grãos, as técnicas de preparo e o “terroir” único de cada região, e chega para desmistificar o conhecimento sobre a bebida e valorizar a excelência da produção capixaba. “Nossa proposta é fazer com que o capixaba conheça o café de qualidade excepcional que é produzido aqui na região, com toda sua peculiaridade”, destaca Eduardo Destefani, diretor do Instituto Panela de Barro. “Queremos que o evento seja um marco para o Café Capixaba, mostrando que existe um leque de opções de cafés com notas sensoriais exclusivas.”

No CoffeES terá Espaço das Regiões Turísticas – O evento contará com diversos espaços, nos quais irá reunir representantes não só do universo do café, mas também de outros segmentos, como o Espaço Regiões Turísticas, que privilegia o Caparaó Capixaba, as Montanhas Capixabas e também a Região de Imigrantes, além de um espaço para produtos da Agroindústria e do Artesanato produzido no Espírito Santo. “O Festival CoffeES é mais do que café: é gastronomia, cultura e identidade capixaba. Como chef, vejo no café um ingrediente que vai muito além da xícara, capaz de transformar receitas e experiências à mesa”, completa Alessandro Eller, presidente do Instituto Panela de Barro. “Nosso objetivo é mostrar que o Espírito Santo produz cafés de excelência que dialogam com a alta gastronomia e merecem esse protagonismo”.

Um universo de sabores e conhecimento em um só lugar  – A proposta do CoffeES é oferecer uma experiência completa. Durante os três dias, o público terá a oportunidade de participar de degustações gratuitas de cafés de diferentes regiões produtoras, além de conhecer de perto todo o processo, da semente à xícara. Além disso, o evento é uma plataforma de negócios para mais de 40 empreendedores, fortalecendo a economia e o desenvolvimento local.  O festival contará com a presença de especialistas de renome internacional, baristas, mestres de torra e provadores que comandarão workshops, cursos e mesas-redondas sobre temas que vão de métodos de preparo, gestão de negócios, sensorial, cacau e muito mais com os maiores especialistas no assunto na Cafeteria Modelo, com auditório aberto. Entre os palestrantes convidados, destaque para Eliana Relvas, da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS); Andrea Menocci, da Cafeística Lab, de São Paulo; Caio Lucena, campeão brasileiro de Aeropress em 2025, da Revo Manufactory; Raul Guizelini, do Terrafé Cafés Especiais; Renan Dantas, da Dantas Coffee Company; Rubens Vuolo, da Amado Grão; Marcelo Silva, da Ernesto Cafés Especiais, entre outras atrações. Está confirmado também o lançamento do livro “Uma Vida com Café”, de Diego Weigelt. Uma das grandes novidades desta edição é o Salão do Chocolate Artesanal Capixaba, uma área dedicada a um dos melhores acompanhamentos do café. A união dos dois sabores promete encantar os paladares mais exigentes e mostrar a força do empreendedorismo local.

10 anos do Campeonato Brasileiro de Aeropress – E ainda, para celebrar os 10 anos do Campeonato Brasileiro de Aeropress, inspirado e chancelado pelo Campeonato Mundial de Aeropress, o CoffeES irá promover o campeonato “Campeão dos Campeões por Aeropress Brasil”, para reunir os baristas que ganharam as últimas edições. Serão nove campeões convidados de diversas partes do Brasil, os quais Edgar Martins (Lucca Cafés – PR), Hugo Rocco (Moka Clube – PR), Leonardo Gonçalves (Café ao Leo – RJ), João Ribeiro (Tulha Café – ES), Amanda Lobo (Subverso Coffee – Goiânia), Mayonn Del Sant (Curitiba – PR), José Verli (Trancoso – Bahia), Cristiane Accioly (Rio de Janeiro – RJ), e Marcelo Silva (Ernesto Cafés – Brasília – DF). O campeonato contará com café arábica e canéfora, sorteados na hora da rodada, que tem duração de 05 minutos, na qual só poderá ser utilizado o método aeropress. 

O Campeonato de Aeropress é organizado em mais de 65 países –  desde 2008, e a etapa brasileira reúne os melhores baristas do país para competir pela receita de café utilizando o método mencionado. Neste ano de 2025 o evento foi realizado em Santos, durante o Festival Santos Café, que premiou o barista Caio Lucena. Ele irá representar o Brasil na etapa mundial, na Coréia do Sul. Os profissionais capixabas também terão a chance de participar do Campeonato Capixaba por Aeropress Brasil. Eles irão trocar informações com os baristas campeões e competir no mesmo formato.   As competições serão nos dias 19 e 20 de setembro a partir das 17h.  Já no dia 18 de setembro o CoffeES e o Terrafé realizarão o TNT Latte Art, uma competição na qual os baristas irão realizar o tão famoso desenho no café com leite vegetal. 

Concursos com coordenação de Mariana Proença – A paulista Mariana Proença é referência nacional na curadoria de eventos de café, com mais de 15 anos de experiência no setor. Pós-graduada em Gestão Empreendedora e jornalista há 20 anos, é especialista em conteúdo e estratégia voltados ao universo do café. Ao longo da carreira, foi diretora de projetos reconhecidos como Revista Espresso, Guia de Cafeterias do Brasil, Semana Internacional do Café, Coffee of the Year Brasil e CaféPoint. Fundadora do Encontro Aliança das Mulheres d o Café (ICA Brasil), integra o conselho de Comunicação d a IWCA Brasil e do Fazedores de Café, além de desenvolver projetos institucionais para marcas de destaque no setor cafeeiro.

Programação para toda a família – Para aguçar o apetite, a Praça da Alimentação do CoffeES irá oferecer opções para todos os gostos e bolsos, com preços a partir de R$25,00. O evento conta com as deliciosas cervejas geladas da região. A programação musical é um espetáculo à parte, apresentando os cantores Serginho Oliveira, Novelo e Nano Vianna, com repertório que vai da MPB ao rock nacional e internacional. O Festival Coffees é uma realização do Instituto Panela de Barro, e conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) e do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag-ES) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes). 

Dídimo Effgen

Colunista

Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.

Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.