Em algum momento da vida, todo mundo já quis voltar a ser criança. Seja para querer encostar a cabeça no travesseiro sem se preocupar com as contas, brincar com os amigos sem ver a hora passar ou até mesmo enxergar o mundo com mais inocência.

Há pessoas também que, por gente que ama, voltam à infância nem que seja por um dia ou tarde. Nesta sexta-feira (10), pais de alunos da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Maria Penha Freitas Mauro, em Vila Velha, “voltaram a ser crianças” para alegrar o dia dos filhos.

A ação “Voltando A Ser Criança” foi idealizada pela diretora da UMEI, Giovana Coelho Servante, que sugeriu aos pais que fossem buscar seus pequenos fantasiados após as aulas.

Especial dia das Crianças-pais fantasiados buscam filhos em escola
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A ideia foi um sucesso e na saída da escola, os pais compareceram em peso. Mulher Maravilha, Superman, Cosmo e Wanda, os adorados Padrinhos Mágicos, Stitch e até Ió, o burrinho jururu amigo do Ursinho Pooh apareceram para buscar os pequenos, que ficaram em êxtase de ver os pais vestidos como os personagens.

Especial dia das Crianças-pais fantasiados buscam filhos em escola
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A especialista em marketing Crislaine Maggioni encarnou o pequeno extraterrestre Stitch, parceiro de Lilo, no já clássico da Disney. Mesmo sob o mormaço de Vila Velha, se manteve animada para surpreender os filhos: Fernanda, de 4 anos, e Danilo, de 2 anos.

“Eu amei, quando minha filha me ver vai ficar apaixonada, vai ficar encantada, porque é apaixonada. Acho que estou mais encantada do que eles vão ficar”, brincou.

Houve também quem encarnou princesas, como a publicitária Aline Dantas, que foi vestida de Branca de Neve para receber o filho, Lorenzo.

“Estou voltando a ser criança, é uma experiência muito gostosa que a escola está proporcionando para a gente. É muito bom a gente poder ver a alegria das crianças e sentir um pouquinho da energia que eles têm. O Lorenzo ficou fascinado pelo filme da Branca de Neve, com a Bruxa. O pai vai chegar também de Homem Aranha, ele vai ficar alucinado”, disse.

Participação na infância dos filhos

E teve gente que saiu de uma aldeia polinésia para alegrar os pequenos, dá para acreditar? Tudo bem, não literalmente, mas Anne Araújo e Westefan Alves, administradora e corretor de imóveis, foram buscar a filha Liz, de 2 anos, fantasiados de Moana e Maui.

“A iniciativa da Umei, da diretora Giovana, é fundamental, porque é sempre as crianças, agora elas vão ver os pais fantasiados de personagens, acho que vai ser muito emocionante”, contou a administradora.

Para o corretor de imóveis, a iniciativa tem um significado ainda mais especial. Afinal de contas, quem cresceu em outra geração não teve a oportunidade de participar de uma brincadeira como essa junto dos pais.

Especial dia das Crianças-pais fantasiados buscam filhos em escola
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

“E tem uma diferença, a gente, quando era criança, não teve essa oportunidade de recepcionar nossos pais, deles estarem presentes. E hoje, a Liz vai amar”, disse.

Surpresa para as crianças

O mês das crianças foi repleto de surpresas e atividades na Umei. O famoso dia do cabelo maluco deu as caras, assim como outras brincadeiras.

As sextas-feiras geralmente são reservadas a atividades lúdicas, nas quais as crianças se fantasiam. Mas neste dia 10, a diretora Giovana Servante deixou claro aos pequenos: venham com roupinhas bem confortáveis.

A primeira parte das surpresas aconteceu no turno da manhã, mas os pais dos alunos da tarde seguraram ansiedade e mantiveram a boquinha de siri para buscar os filhos.

“A forma de envolver os pais nesse processo foi propor esse pequeno dia da fantasia. A reação das crianças de manhã foi muito linda. Demos esse desafio aos pais, é uma oportunidade de voltar a ser criança, porque quem cuida de crianças precisa estar bem. A nossa forma de manter viva a criança que existe dentro de nós é deixar ela aparecer de vez em quando”, disse a diretora.

E não foram só os pais que entraram na brincadeira. Toda a equipe da escola também se fantasiou. Havia palhaços, princesas, bichos. A diretora? Assim como a mamãe Aline, encarnou a Branca de Neve.

E aí, aprovado?

Mas em um dia especial como este, quem deve julgar as fantasias dos pais são eles mesmos, os críticos mais exigentes: as crianças.

O pequeno Renan, que recebeu ninguém mais, ninguém menos que o mutante Wolverine para levá-lo para casa, aprovou a fantasia do pai.

“Eu gostei, achei muito legal. Gosto muito do Wolverine”, contou o pequeno, de apenas 3 anos.

Já o Roger Lager Filho, de quatro anos, também adorou receber a visita de outra personagem dos quadrinhos: a Mulher-Gato.

Especial dia das Crianças-pais fantasiados buscam filhos em escola
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

“Eu adorei ver os papais todos de fantasia, eu adorei ver a Mulher-Gato, foi muito legal ver minha mãe assim”, contou.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.