Foto: Divulgação/PMV
Foto: Divulgação/PMV

A parte de baixo da Ponte da Passagem, em Vitória, será totalmente revitalizada. A Prefeitura de Vitória iniciou mais uma etapa da concretagem dos deques da Orla do bairro Andorinhas, dentro do Projeto Vitória de Frente para o Mar, e as intervenções vão atingir a Ponte da Passagem.

Serão 650 metros de deques com arquibancadas alagáveis, iniciando nas proximidades da Rua Benigno Antônio Ventura até a via da Escola Isaura Marques, na Avenida Leitão da Silva. Além da construção dos deques, a obra prevê a instalação de rampa para barcos, campo de grama society, calçadas, bancos, iluminação e parques para crianças e pets.

Outro destaque é a nova guarderia, que é um ponto de apoio para quem pratica esportes náuticos. Segundo a prefeitura, cerca de 40% das obras estão concluídas, e o investimento total é de quase R$ 50 milhões. A orla de Andorinhas abrange uma área de 47 mil metros quadrados e faz uma conexão do bairro com Santa Luíza e Pontal de Camburi.

A área, de acordo com a prefeitura, era subutilizada e com pouca estrutura urbana. A primeira parte da obra, que contempla a parte de Pontal de Camburi, deve ser entregue até março de 2026. A entrega total da obra está prevista para outubro de 2026.

Obras da Orla de Andorinhas terá quadra, decks e guarderia. Foto: Divulgação/PMV

Uma das mudanças que virão com a entrega da obra é uma espécie de passagem clandestina que havia embaixo da Ponte da Passagem. Com a urbanização da área, a via será reformada e regularizada.

“Antes havia ali uma passagem meio clandestina. As pessoas desciam por Andorinhas, passavam por debaixo da ponte, chegavam ali na altura da Reta da Penha e faziam ‘quebra de asa’ para voltar para a Serra. Nós estamos regularizando ali, fazendo uma via urbanizada, toda pavimentada, e isso vai permitir que veículos de médio porte circulem nesse que era um lugar meio largado de Vitória”, detalhou o secretário de obras, Gustavo Perin.

A área também vai ganhar uma pista de skate. De acordo com o secretário, a instalação foi pensada de acordo com as necessidades dos praticantes desse esporte.

“A gente ouviu os praticantes do esporte para entender qual seria o desenho ideal do equipamento para a prática dele. Então está sendo feito exatamente dentro daquilo que eles mais gostam”, destacou.

O que vai ter na orla de Andorinhas:

  • Deques ao longo da orla;
  • Pista de skate;
  • Campo society de grama sintética;
  • Rampas para subida de barcos;
  • 35 vagas de estacionamento;
  • Arquibancadas alagáveis;
  • Atracadouros;
  • Nova guarderia;
  • Parque para animais de estimação;
  • Parque para crianças;
Patricia Maciel

Repórter

Jornalista formada em 2011, com experiência nas principais empresas de comunicação do Espírito Santo. Também atuou como assessora de comunicação e social media.

Jornalista formada em 2011, com experiência nas principais empresas de comunicação do Espírito Santo. Também atuou como assessora de comunicação e social media.