Cotidiano

Detran-ES abre curso gratuito com 200 vagas para quem tem medo de dirigir

Inscrições começam nesta quinta-feira (25) e podem ser feitas até o dia 30. Nas aulas serão abordadas questões psicológicas e gatilhos

Leitura: 2 Minutos
Motorista na direção de carro
Foto: Canva

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) abriu 200 vagas para a segunda turma do curso “Sem medo de dirigir”. As inscrições começam nesta quinta-feira (25) e vão até terça-feira (30) ou até o preenchimento total das vagas.

O curso, totalmente gratuito, será realizado pela Escola Pública de Trânsito (EPT) em formato Ensino a Distância (EaD) ao vivo, nos dias 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de outubro, das 14h às 17h.

As aulas serão divididas em seis módulos e poderão ser acompanhadas por pessoas de todo o Estado, habilitadas ou não, interessadas em superar o medo de dirigir ou iniciar o processo de habilitação.

Interessados devem acessar o site conteudo.detran.es.gov.br/SGC ou clicar no banner do curso no site do Detran-ES (www.detran.es.gov.br). É necessário confirmar a inscrição por e-mail.

Durante o curso, serão abordadas questões psicológicas e gatilhos que podem causar bloqueios ao dirigir, técnicas de direção defensiva, legislação de trânsito, mobilidade segura, psicologia aplicada ao trânsito, e gerenciamento de ansiedade e estresse.

As aulas contarão com participação de especialistas como a psicóloga Lívia Ferrão, o instrutor de trânsito Josenildo de Paula, o gerente de fiscalização de trânsito do Detran-ES, Jederson Lobato, e a analista da EPT, Jéssica Dias Castilho.

Segundo a analista Lícia Binda Zamprogno, da EPT, a primeira edição mostrou resultados positivos.

Grande parte dos participantes relatava medo intenso e pouca confiança ao volante. Após o curso, houve redução significativa do medo e aumento da autoconfiança. Muitos que ainda não tinham habilitação disseram estar mais seguros para iniciar o processo.

Lícia Binda Zamprogno, analista da EPT

O diretor geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, destacou a importância do curso: “Superar o medo de dirigir dá independência e facilita a locomoção para os participantes, refletindo em motoristas mais conscientes e responsáveis nas vias”.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.