Foto: Canva
Foto: Canva

Se Meu Fusca Falasse (1968), Footlose: Ritmo Louco (1984) e Herbie: Meu Fusca Turbinado (2005) são filmes que têm em comum o ícone do cinema e das estradas: Fusca. Seja ele preto, branco, amarelo, rosa ou azul, não dá para negar que o carro sempre chamou atenção onde passasse.

Nesta terça-feira (20), é comemorado o Dia Nacional do Fusca, carro que chegou ao Brasil em 1950. Ao longo de décadas em que fez muito sucesso, acumulou histórias, recordes e peculiaridades que pouca gente conhece.

Por isso, o Folha Vitória separou 10 curiosidades sobre esse veículo clássico, carismático e inesquecível. Confira!

Fusca do filme Footlose: Ritmo Louco. Foto: Reprodução/Youtube/Canal: @footlooser57

10 curiosidades sobre o Fusca

1. O Fusca só é Fusca no Brasil

O nome Fusca é apenas um apelido dado ao charmoso carro no Brasil. Originalmente, o veículo recebeu o nome de Volkswagen Sedan, porém logo os brasileiros adotaram o apelido Fusca e, em 1980, a própria Volkswagen aderiu ao nome.

2. Hitler foi quem deu ordens para desenvolver o carro

Foi Adolf Hitler que deu as ordens para desenvolver o Fusca. Ele pediu um carro barato e simples para estradas que tinham acabado de ser construídas na Alemanha.

Ao pedir o veículo, ele fez uma séria de exigências: ele deveria ser pequeno, acessível, alcançar e manter a velocidade média de 100 km/h e custar menos do que mil marcos imperiais.

Outro pedido foi que o carro carregasse uma família tradicional alemã da época, ou seja, dois adultos e três crianças.

3. Fuscão Preto

“Fuscão preto, você é feito de aço, fez o meu peito em pedaço”. Não importa a sua idade, em algum momento da vida se deparou com este sucesso brasileiro dos anos 1970.

Inspirada na estrela do dia, a canção conta a história de um apaixonado que vê sua amada dentro de um famigerado “Fuscão preto”, acompanhada de outro homem. Imagine aí a dor de cotovelo.

A música fez o veículo ganhar ainda mais fama junto aos amantes de automóveis. Composta por Atílio Versuti e Jeca Mineiro, ganhou diversas versões nas vozes de Geovante e Mariel e Trio Parada Dura. A de mais sucesso foi gravada por Almir Rogério, rei do popular romântico e brega dos anos 1970 e 1980.

4. Certificado de Veículo Clássico

Aqueles que ainda têm o veículo em casa podem receber o Certificado de Veículo Clássico. É um documento oficial, emitido pelo próprio fabricante. Esse certificado destaca os modelos de Fusca que tenham sido produzidos no Brasil há mais de 20 anos.

A Volkswagen afirma que os recursos arrecadados com a venda desses documentos vão para manutenção, restauração e conservação dos veículos expostos na garagem da empresa.

Além disso, no Dia Nacional do Fusca até o dia 20 de fevereiro, a concessionária oferece 10% de descontos para os proprietários que queiram retirar o documento.

Foto: Canva

5. Vendas do carro no Brasil e no mundo

O Fusca é o 4º carro mais vendido na história com 24 milhões de unidades vendidas no mundo e 3,1 milhões no Brasil. Ele também foi o primeiro veículo brasileiro a chegar a marca de 1 milhão de unidades produzidas.

6. Relançamento no Brasil

O Fusca saiu de linha em 1986, porém, em 1993, o então presidente do Brasil, Itamar Franco, fez um pedido para que o carro voltasse a ser fabricado. A ideia tinha o objetivo de abrir novas vagas de emprego e de melhorar a economia do país.

Franco criou um programa de isenção tributária à motorização refrigerada a ar, o que beneficiou não só o Fusca, mas também a Kombi.

Isso fez com que o carro fosse o único do mundo a deixar de ser produzido e voltar da mesma maneira. 

7. Teto solar

O carro foi um dos pioneiros a ter teto solar. O modelo com esse recurso foi lançado em 1965, no entanto, as vendas não foram muito altas. Isso porque o gerente de marketing da Ford, John Garner, teria apelidado o veículo de Cornowagem, segundo informações do Best Cars.

8. Astro do cinema

O clássico e charmoso Fusca também foi um astro do cinema. Ele fez parte de incontáveis filmes, mas seu verdadeiro protagonismo veio do personagem Herbie.

O “Fusquinha” branco com faixas branca, azul e vermelha, de número 53, estrelou cinco filmes, entre eles Se Meu Fusca Falasse (1968), As Novas Aventuras do Fusca (1974) e Herbie: Meu Fusca Turbinado (2005).

Fusca do filme Se Meu Fusca Falasse. Foto: Reprodução/YouTube/ Canal: @andrealso7

9. Querido até hoje

O veículo segue sendo um dos queridos por todos, inclusive por colecionadores. Os admiradores de Fusca se reúnem em encontros pelo Brasil e pelo mundo.

Nessas reuniões, com o veículo que ultrapassa gerações, é possível ter contato com seu design inconfundível e inesquecível, além de encontrar unidades de diversas cores.

10. Novo Fusca

Em 1997, a Volkswagen lançou um novo modelo de carro com o nome “New Beetle”, que tinha a proposta de ser um veículo mais descolado. Sua produção durou até 2010. Porém, em 2011, foi lançado, no México, o “Beetle”.

O Novo Fusca, como ficou conhecido no Brasil, tinha a mesma proposta que o “New Beetle”, sendo um veículo mais esportivo. Ele saiu de linha em 2019 e não teve nenhum relançamento depois disso.

*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos, com informações de Volkswagen, Olhar Digital, CNN Brasil, Autoglass e Meio & Mensagem.

Ana Piontkowski *

Estagiária

Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e estagiária do Jornal Folha Vitória.

Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e estagiária do Jornal Folha Vitória.