A cantora Gaby Amarantos surpreendeu o público ao revelar, no fim de 2023, uma dieta que a ajudou a eliminar 35kg.
Apesar do resultado impressionante, a chamada dieta biogênica pode trazer diversos riscos para saúde. Essa alimentação pode ser muito perigosa se não acompanhada por um profissional.
LEIA TAMBÉM:
- Sem remorso? Duas semanas após morte de Preta Gil, ex-marido Rodrigo Godoy assume nova namorada; veja quem é
- Belo quebra silêncio e revela o que sente por Gracyanne Barbosa: “Continuam”
- Horóscopo semanal: veja previsão de Márcia Sensitiva para todos os signos até 10 de agosto
Em entrevista à Caras, o nutrólogo Marcelo Silva apontou os principais riscos da dieta – que exclui alimentos processados e muitas vezes até proteínas de origem animal. De acordo com o especialista, a prática pode até comprometer a saúde de quem a adota sem orientação.
“Ela prega o consumo exclusivo ou predominante de alimentos crus, naturais e de origem vegetal. Mas excluir fontes animais pode levar a deficiências nutricionais sérias”, explica.
QUEM DEVE EVITAR A DIETA?
O médico alerta que a dieta biogênica não é segura para grupos como: gestantes, crianças e adolescentes em fase de crescimento, idosos e pessoas com doenças crônicas ou autoimunes.
Ainda, reforça que a ausência de proteínas animais exige suplementação rigorosa de nutrientes como ferro, vitamina B12 e ácido fólico (B9). Existem benefícios, mas os riscos são maiores.
Entre os efeitos positivos iniciais estão o desinchaço e perda de peso. Entre os riscos deficiências nutricionais, dores musculares e sintomas similares à fibromialgia e baixa adesão.
Em conclusão, o doutor reforça que cada dieta deve ser personalizada com base nas necessidades individuais e sob acompanhamento médico ou nutricional. O sucesso de Gaby Amarantos não significa que o método sirva para todos.