
Mais de dois anos após o fim das obras da Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte, o canteiro de obras montado para erguer a estrutura segue no mesmo local, próximo ao Corpo de Bombeiros, em Vitória. E fica a pergunta: ele será ou não desmontado?
As obras para a ciclovia começaram no dia 02 de maio de 2022 e, mesmo após a entrega da estrutura, inaugurada em 27 de agosto de 2023, o canteiro continua no mesmo local.
Em nota, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) informou que o espaço não está abandonado, mas integra as ações do Plano Mobilidade Leste, que prevê novas intervenções na capital. A estrutura é composta por salas para atender os trabalhadores que atuaram nas obras.
Segundo a secretaria, equipes seguem utilizando o local como base para a ampliação da ciclovia nos trechos das praças da Ciência e dos Namorados, na Praia do Canto.
O canteiro foi inicialmente instalado pelo governo do Estado, responsável pela implantação da ciclovia na Terceira Ponte. Mas a área passou para a gestão da Prefeitura de Vitória, que hoje conduz as obras complementares.
Essa transição explica a permanência do canteiro, mas, até o momento, não há previsão de quando a estrutura será removida.
Corpo de Bombeiros e estacionamento
Vale destacar que, em abril de 2024, foi divulgado que o espaço seria usado pelas equipes de plantão do Centro de Resposta a Desastres (Cerd), do Corpo de Bombeiros, após passar por adequações. Na época, essa informação foi inclusive confirmada pela prefeitura.
Antes disso, em janeiro de 2024, a prefeitura havia informado que o espaço embaixo da Terceira Ponte seria usado como estacionamento.
Agora, a resposta da prefeitura não contempla essas informações.