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        A Educomunicação nasce com o propósito de criar pontes entre os saberes consolidados da mídia e da educação, com a finalidade de, no entrelace desses dois campos, abrir possibilidades de mudanças no contexto escolar, visando oportunizar a condução do ensino e da aprendizagem com eficácia.

        A premissa é promover aproximações em um território que clama por apaziguamento, diálogo, vínculo e compassividade. Nesse aspecto, a formação  dos estudantes demanda o incentivo à leitura, na forma de um letramento literário desde a primeiríssima infância e durante todo o percurso escolar; ou seja, contemplando uma literatura desde o berço até o final do ensino médio.

       Mediante o letramento literário com estratégias de leitura, espera-se incentivar a criticidade, a criatividade, a imaginação e a conexão entre a ficção e a realidade, na condução de uma compreensão leitora. O objetivo é o alcance da capacidade de interpretação dos acontecimentos no contexto ficcional, de forma que possam ser discernidos da realidade, com destreza, pelos educandos.

       O momento seguinte é o da expansão da criatividade, por meio do incentivo à contemplação da arte, estimulando-se projetos extraclasse, de visitas educativas a patrimônios culturais, de produção artística, de experimentação da arte e de audiência a espetáculos, exposições, para suscitar a observação, a apreensão e a expansão dos sentidos. Que os jovens sejam educados a serem apreciadores de cultura e recebam formação para se performarem em uma plateia qualificada.  

     Na sequência, é recomendada a educação para a mídia, com a proposição da incorporação no âmbito escolar de projetos que adicionem a potencialidade da mídia, em formatos variados: rádios escolares, podcasts, fanzines, vídeos e projetos de jornalismo jovem, redes sociais educativas, oficinas de audiovisual, produção de memes, análises de notícias, etc. Nesse último aspecto, a análise da mídia é um movimento crucial para assegurar o desenvolvimento da criticidade e a produção textual com intencionalidade narrativa.

     A proposta da presença de um educomunicador na escola tem a finalidade de promover o enlace entre os educadores e os educandos na direção de se repensar o papel da Educação no contexto de expansão incontrolável e sem contenção, da cultura digital.  Aqui tratando-se da Educação 4.0, que evidencia o advento da Quarta Revolução Industrial, apresentada Klaus Schwab em seu livro homônimo.

     Nesse contexto supracitado, as telas são uma constante no cotidiano de crianças e de jovens, de forma indiscriminada e sem que recebam a devida e necessária orientação de como bem utilizá-las. Por isso a urgência da união da comunicação e da educação no ambiente escolar.

     Os ambientes de construção da aprendizagem na era digital devem ofertar aos estudantes a premissa da co-participação no apreender o conhecimento, que convoca o compartilhamento em redes de solidariedade. Nesse delineamento, o educador advém como um facilitador. E o modelo de aprendizagem convoca a busca por compreender os meandros da comunicação para melhor selecionar, processar, compreender, difundir e compartilhar os conteúdos. Essa é a função de um educomunicador em sintonia com os educadores nas escolas.

Ivana Esteves

Colunista

Graduada em Comunicação – Jornalismo / Ufes (1990), licenciada em Pedagogia Ipemig/ MG (2022), Pós-Graduação em Marketing, Faesa (2000), Mestrado em Letras pela Ufes (2004), e é Doutora em Letras pela Ufes (2015), Pós- doutora em Educação na Unesp/PP/SP (2017). Licencianda em Letras (Ifes) e cursando complementação pedagógica na Estácio. Atua em Educação para a Mídia (Educomunicação), e na formação de professores da rede pública e privada.

Graduada em Comunicação – Jornalismo / Ufes (1990), licenciada em Pedagogia Ipemig/ MG (2022), Pós-Graduação em Marketing, Faesa (2000), Mestrado em Letras pela Ufes (2004), e é Doutora em Letras pela Ufes (2015), Pós- doutora em Educação na Unesp/PP/SP (2017). Licencianda em Letras (Ifes) e cursando complementação pedagógica na Estácio. Atua em Educação para a Mídia (Educomunicação), e na formação de professores da rede pública e privada.