Caranguejos são um prato tradicional da culinária capixaba. Em quiosques e restaurantes não pode faltar o crustáceo que é o prato perfeito para reuniões com a panela borbulhando para servir a indispensável “caranguejada”. Mas já parou para pensar se os animais são bons parceiros de “banho”?
E se eu te disser que alguém tem a resposta? O empresário Wanderson Silva Carvalho, da Serra, improvisou uma piscina em uma caixa d’água, mas ao invés de H20, o que tinha ali dentro era seis centenas de caranguejos, um verdadeiro “banho” com cheirinho de mangue.
Wanderson, que é responsável pela empresa “Caranguejo do Wandinho”, conta que a primeira piscina de caranguejos aconteceu no ano de 2020, durante a pandemia.
Naquela época, que não foi fácil para ninguém, o bar do qual ele era dono andava parado. Com as portas fechadas, ele precisava chamar a atenção de clientes para os caranguejos que vendia no estabelecimento. Foi aí que entrou na caixa d’água com 300 crustáceos.
“Na época da pandemia, os bares não podiam abrir, toda aquela situação difícil. A pandemia passou e as contas começaram a chegar, uma atrás da outra, e com o pessoal ainda meio amedrontado de ir para o bar, pensei em dar um up para atrair o público. Foi aí que eu pensei: vou entrar na caixa d’água com 300 caranguejos. Entrei e pedi para os amigos jogarem os caranguejos em cima de mim. O resultado foi bom com as pessoas, mas nem tanto nas redes”, contou.
E por que não bombou tanto assim na web? Wanderson conta que na época usava pouco as redes, apenas o Facebook, por isso o vídeo não foi tão à frente.
Da lama ao bar
Antes de viver dos bichos que andam para trás na lama, quem andava para todos os cantos era o próprio Wanderson. Ele já chegou a ser promotor de eventos e shows, mas para cuidar da mãe, após a morte do pai, precisou deixar as viagens para trás e abrir um bar na Serra.
O negócio começou com churrasquinhos vendidos na garagem de casa mesmo, quando um amigo deu a ideia de apostar nos caranguejos.
“Ele disse: Wandinho, você é um cara carismático, está sempre rodeado de amigos, por que não abre um bar? Por que não traz um caranguejinho? Eu disse: ‘Mas caranguejo? Como vou fazer isso? Não sei nem fritar um ovo'”, brincou.
Apesar da dúvida inicial, Wanderson decidiu encarar o desafio de mexer com os crustáceos e vendê-los pré-cozidos no bar. Ele teve ajuda da esposa, Andreia, e da mãe, que preparavam os caranguejos.
Ele foi observando, anotando os ingredientes, até que aprendeu a receita e começou a preparar o prato.
De lá para cá, o bar que ele tinha há oito anos fechou as portas, mas o “Caranguejo do Wandinho” persiste e muito bem, funcionando no delivery e como fornecedor para restaurantes.
“Tudo começou pequenininho, na garagem. Depois, graças a Deus, consegui alugar um espaço maior. Hoje vivo do caranguejo pré-cozido delivery, e também forneço a alguns restaurantes”, relatou.
Piscina de caranguejos parte 2: dessa vez é para bombar
Da primeira aventura com os caranguejos se passaram cinco anos, e hoje em dia, com muitos seguidores nas redes sociais, decidiu que era hora de fazer uma parte dois da piscina, desta vez, com 600 caranguejos.
O vídeo foi publicado no Instagram na última quarta-feira (9) e já conquistou mais de 4 milhões de visualizações.
Há pouco tempo pensei: ‘Vou fazer de novo! Agora que tenho um bom número de seguidores no Instagram, pensei em atrair o público de novo, para conseguir até, graças a Deus, levar meu caranguejo até para fora do Estado. O resultado foi algo que eu jamais esperava, mais de 4 milhões de visualizações.
E o medo? Tem gente que só de ver o vídeo já sente aflição em imaginar os animais escalando o próprio corpo.
O empresário diz que sim, é intimidador, mas encarou o desafio com aquela velha máxima: vai com medo mesmo.
“Medo sempre dá, mas a gente faz assim mesmo. Não chegou a machucar, eles me beliscaram um pouco na perna, para ter força para andar, mas nada demais. Só um beliscão, uma espetadinha”, brinca.
Receita do caranguejo pré-cozido
Para quem ficou com vontade de experimentar o caranguejo pré-cozido em casa, o empresário deixou a receita completa, com o passo a passo de como preparar o prato.
Modo de preparo
- Prepare água com temperos, coentro, cebola, alho, limão e sal a gosto
- Mexa os temperos na panela com fogo aceso antes de colocar os caranguejos na panela
- Após mexer, coloque os caranguejos na panela e deixe a água ferver
- Após a fervura, os caranguejos já estão prontos para comer