
O empresário Maikel Araújo dos Santos, criador do “Macakids”, e o piloto de lancha Ronald Menezes chegaram ao Espírito Santo, na madrugada desta quarta-feira (1º), e já estão em casa com a família.
Os dois ficaram à deriva no meio do mar por dois dias após a lancha em que estavam sofrer uma pane elétrica, no domingo (28). Maikel e Ronald haviam saído para um mergulho em Anchieta, no litoral Sul do Espírito Santo, quando o incidente ocorreu.
A dupla foi resgatada, no fim da tarde de terça-feira (30), por um navio mercante em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Na embarcação, os dois receberam comida e água, além de roupas da tripulação. Maikel e Ronald apresentavam desidratação, mas estavam bem fisicamente.
Após chegar em terra firme, os dois passaram por uma avaliação médica e foram trazidos em uma viatura do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo de volta ao Estado.
“Eles chegaram aqui, por volta das 4h15. Hoje, provavelmente, eles vão fazer exames, isso é natural, mas eles foram entregues às famílias porque estavam bem”, afirmou o tenente-coronel Cristiano Malacarne, do Corpo de Bombeiros.
Peixe cru e racionamento de água
Maikel Araújo dos Santos e Ronald Menezes desapareceram no mar no último domingo (28) após saírem para uma pesca subaquática em Ubu, Anchieta, litoral Sul do Espírito Santo. Desde que ficaram à deriva, Maikel e Ronald precisaram racionar água e comer peixe cru para sobreviver.
Conversamos com o piloto por telefone, ele estava iniciando as manobras para retornar à plataforma quando o piloto da embarcação avistou os dois tripulantes de uma embarcação pequena pedindo socorro, eles conseguiram ir lá. Eles tinham um suprimento de água, relataram que regraram a água que tinham e comeram peixe cru, os que peixes que haviam pescado.
Cristiano Malacarne, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros
Ao serem levados para dentro do navio mercante, os dois receberam roupas e alimentação. Logo em seguida, foram levados em direção ao Porto Açu, em Campos dos Goytacazes, e levados à terra firme por uma lancha menor.
Sobreviventes agradecem orações
Já em terra firme, Maikel e Ronald gravaram um vídeo para agradecer a todos que se preocuparam e torceram pelo resgate.
Queria agradecer o carinho e a preocupação de todos vocês. O empenho, muita gente preocupada com a gente. Saber que a gente é querido assim. Não vejo a hora de ver minha esposa e minha filha que está para nascer. De verdade, achei que não fosse conseguir, foi muito desesperador. Estamos voltando agora para casa sãos e salvos. Só agradecer a Deus e a vocês pelo empenho em achar a gente.
Maikel Araújo dos Santos, empresário
O empresário reforçou que Ronald ajudou muito para que os dois sobrevivessem enquanto estiveram à deriva no meio do mar. O piloto também agradeceu às orações para que eles fossem resgatados.
“A situação que a gente estava lá não foi fácil não. Agradecer a Deus por ter dado nos dados paciência para a gente ter um pouco de sabedoria para fazer o que a gente pode fazer para estar aqui hoje enviando essa mensagem para vocês”, disse Ronald.