Inclusão, identidade, autoestima e brilho fizeram parte do desfile de moda dos idosos do Asilo de Vitória, que se destacaram com carisma e carinho na passarela do auditório da Faesa na tarde desta quarta-feira (29).

Cada modelo do desfile foi responsável por momentos únicos de estilo, que destacam que a moda não tem idade e deve ser incorporada em diferentes corpos.

Os idosos usaram peças doadas pela Loja Vazia. Os modelitos passaram por curadoria dos alunos de Design de Moda da Faesa e foram escolhidos para destacar o brilho de cada um que desfilou.

Entre poses, danças e sorrisos, os idosos mostraram toda a sua alegria enquanto desfilavam cheios de carisma e afeto. E alguns deram show mesmo com dificuldade para andar ou até mesmo em cima de uma cadeira de rodas, mostrando que não importa as circunstâncias para ser feliz.

Quem abriu a passarela foi Dejanira Procópio, com um terno branco e um vestido azul. Em seguida veio Lucia Alcântara, a mais confortável da tarde, que se destacou vestindo nada mais nada menos que um pijama. Para arrancar aplausos, até carregou um bicho de pelúcia.

O desfile recebeu ainda Maria da Penha Souza e Ozilia Neves, que foram a terceira e quarta a desfilarem.

Idoso até dança na passarela

Após essa sequência feminina, foi a vez dos homens começarem a mostrar seus talentos na passarela. Sebastião Meirelles se divertiu enquanto desfilava e até dançou na passarela. Em seguida, Elizeu De Paula e Edmundo Lyrio também tiveram seu momento de brilho.

Para fechar com chave de ouro, as idosas Ana Vilma Siqueira e Joselia Alves fecharam o desfile, mandando beijos para o público.

Em complemento ao visual, todos levaram um buquê de flores, que mostrou todo o romantismo, especialmente dos homens que participaram do desfile. Ao terminarem de posar para as fotos, eles jogaram as flores para as mulheres que estavam na plateia.

De acordo com a representante do Asilo dos Idosos de Vitória, Annette Musso, a ação é um marco de cidadania.

Hoje quem brilha aqui e já brilha na passarela da vida são os nossos idosos.

Annette Musso

Veja mais fotos do desfile dos idosos:

Outro desfile na tarde

Além do evento realizado pelos residentes do asilo, outro desfile também aconteceu em seguida, realizado por mulheres que participaram de um projeto do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) com a Faesa.

O projeto “Vestindo Histórias” contou com o desenvolvimento de roupas que foram expostas no local.

O professor responsável pelo projeto, Josué Vasconcelos, destacou que o objetivo era ouvir e participar e, dessa forma, resultar peças que pudessem contar histórias.

São peças de roupas que refletem histórias vividas e não vividas, desejos concluídos ou que ficaram na lembrança. Não se trata de um desfile com tendência de moda, mas com tendência de vida.

Josué Vasconcelos
Ana Piontkowski *

Estagiária

Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e estagiária do Jornal Folha Vitória.

Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e estagiária do Jornal Folha Vitória.