Dia do Bombeiro

Entre o fogo e a vida: histórias reais dos bombeiros que emocionam o ES

Neste Dia do Bombeiro (02), relembre fatos marcantes vividas pelos profissionais que enfrentam a vida para salvar vidas no Espírito Santo

Histórias dos bombeiros do Espírito Santo
Fotos: CBMES e Thiago Soares/Folha Vitória

Os militares do Corpo de Bombeiros são conhecidos por atuarem nos limites dos seres humanos. Combatem incêndios, fazem resgates aquáticos, participam de operações em deslizamentos, enchentes, salvamentos em acidentes e catástrofes.

Nos últimos anos, de 2020 até 2025, os bombeiros enfrentaram com muita garra e bravura operações que envolveram: resgate na Terceira Ponte, combate a incêndios florestais, parto de emergência em rodovia e resgates de corpos em meio à lama das enchentes.

Neste Dia Nacional do Bombeiro (02), o Folha Vitória relembra e conta as histórias marcantes vividas pelos profissionais que enfrentam a vida para salvar os cidadãos no Espírito Santo.

Confira algumas histórias marcantes no Espírito Santo

O abraço que salvou uma vida na Terceira Ponte

No dia 16 de agosto de 2023, a soldado dos Bombeiros Priscila Rocha emocionou os moradores do Espírito Santo em um resgate que salvou uma vida: empatia. E tudo isso resumido em um único gesto: um abraço.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Priscila agiu bravamente durante 3 horas de negociação de resgate, no alto da Terceira Ponte, que ficou com trânsito interrompido durante todo esse período nos dois sentidos.

Foi um abraço de vida, um gesto surpreendente, registrado através de uma foto compartilhada pelo Corpo de Bombeiros nas redes sociais um dia após a ocorrência. A primeira frase da postagem resumia todo o trabalho que envolve muito além de preparo técnico: “O abraço que salva”. 

Capitã Andresa ensina primeiros socorros com a filha e viraliza

Carla Andresa Nascimento Silva, de 38 anos, mais conhecida como Capitã Andresa do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, entre um engasgo e um resgate, cumpre uma de suas maiores missões: proteger vidas.

Com mais de 117 mil seguidores no Instagram, a bombeira se tornou uma referência para quem busca informações sobre primeiros socorros e segurança no lar, com a companhia da filha, Elis. Seus vídeos já ensinaram milhares de pessoas a reagir diante de emergências, inclusive, salvaram vidas.

Em um dos conteúdos mais marcantes, ela ensina a manobra de Heimlich para bebês com a ajuda de sua filha. A menina vira uma mini-instrutora, com brilho nos olhos e o mesmo senso de responsabilidade da mãe.

Sepultamento de bombeiro que morreu durante resgate de cachorro é marcado por emoção

O subtenente Marco Antônio Cordeiro, de 44 anos, que atuava no 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Guarapari e morreu no dia 19 de agosto de 2019, após se envolver em um acidente durante o resgate de um cachorro na localidade de Sagrada Família, no município de Alfredo Chaves, no Sul do Espírito Santo

O cachorro estava em uma laje e não conseguia descer desde o dia 16. Durante a tentativa de salvamento, Marco Antônio sofreu um acidente e ficou pendurado pela corda.

Um helicóptero do Notaer foi acionado e a equipe precisou fazer o resgate também utilizando a técnica de rapel, mas o militar não sobreviveu.

Bombeiros resgatam casal de idosos que morreram soterrados em Alfredo Chaves

Os bombeiros realizaram um resgate dramático em meio ao cenário devastador causado pelas chuvas que atingiram o município de Alfredo Chaves. Os corpos de Osvaldo Barbosa e Antônia Belarmino foram encontrados após de 30 horas de um deslizamento no distrito de Cachoeirinhas, em janeiro de 2020.

Segundo os moradores locais, pedras gigantes rolavam levando terra e mata juntos, que ficaram atingiram as casas que ficavam na parte de baixo.

O primeiro corpo a ser localizado foi o do idoso. Horas depois, o corpo da mulher dele foi resgatado. Os trabalhos dos bombeiros ocorreram depois de uma linha de contenção.

Parto de emergência em Cachoeiro de Itapemirim

Outro momento marcante foi vivenciado por três bombeiros militares em Cachoeiro de Itapemirim, região Sul do Espírito Santo. Os soldados Samuel e De Carlos, e o cabo Mello realizaram um parto de emergência em uma casa do município.

Os três chegaram ao local e encontraram a mãe, uma jovem, já em avançado trabalho de parto, deitada na cama, e o bebê já iniciando o nascimento. Eles fizeram o parto da criança, que começou a chorar imediatamente assim que nasceu.

Morte de cadela dos bombeiros do ES que ajudou no resgate no terremoto da Turquia

Momentos tristes e de despedidas também fazem parte do dia a dia. Um deles foi a morte da cadela Case, integrante do K9 do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. O animal morreu no dia 27 de abril, aos 10 anos.

Case atuou em diversas operações com os integrantes do Centro Especializado de Respostas a Desastres (Cerd), desde 2016. Dentre elas, a cadela auxiliou nas buscas de vítimas em um terremoto que atingiu a Turquia, em 2023.

Foto: Montagem/ Folha Vitória

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória