Um erro envolvendo um dos domínios vinculados ao site da Secretaria da Educação do Espírito Santo (Sedu) chamou a atenção de usuários na segunda-feira (1º). Ao tentarem acessar uma página do portal, internautas relataram que estavam sendo redirecionados automaticamente para um site de apostas.
A falha foi identificada ainda durante a manhã e, segundo a Sedu, o link suspeito foi imediatamente desativado após o redirecionamento indevido ser detectado.
Em nota, a Secretaria da Educação informou que a situação foi prontamente contida e que o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), responsável pelo gerenciamento dos domínios do Governo do Estado, já está analisando o caso.
“A Secretaria da Educação (Sedu) informa que identificou um redirecionamento indevido em um dos domínios vinculados ao seu site institucional e que a situação foi prontamente contida, com a desativação imediata do link”, informou o órgão.
A Sedu também esclareceu que o Prodest está conduzindo uma apuração técnica para identificar as causas do redirecionamento e implementar medidas que impedem novas ocorrências do tipo.
No X, usuários falaram sobre o caso e alertaram que outros sites também estavam com o mesmo problema:
“Bizarro como normalizaram bet em instituição do governo“, comentou um usuário.
“Esqueci quem foi que listou, mas tem isso em um monte de servidor de prefeitura“, lembrou um internauta.
“Servidores do Paraná sendo usado para sites de bets“, alertou outro.