Poste de energia (Foto/reprodução: Freepik)
Poste de energia (Foto/reprodução: Freepik)

Um apagão registrado na madrugada desta terça-feira (14) afetou o fornecimento de energia em vários estados do Brasil, incluindo o Espírito Santo. Segundo a EDP, concessionária responsável pelo abastecimento no Estado, cerca de 10% dos clientes foram impactados, com interrupção ocorrida por volta das 00h31.

O fornecimento foi totalmente restabelecido às 01h08, menos de 40 minutos após o desligamento.

O incidente teve origem no Sistema Interligado Nacional (SIN), coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Um incêndio em um reator na subestação de Bateias, no Paraná, provocou a queda de aproximadamente 10.000 megawatts (MW), afetando os quatro subsistemas do SIN: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

De acordo com o ONS, as cargas das regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste foram restabelecidas em até 1h30, enquanto a Região Sul só teve o fornecimento totalmente recomposto após 2h30. Uma reunião de análise da ocorrência está programada para hoje, com elaboração do Relatório de Análise da Perturbação (RAP) prevista até sexta-feira (17).

No Espírito Santo, a EDP informou que o Centro de Operações Integrado (COI) em Carapina acompanhou a situação em tempo real, garantindo o rápido restabelecimento da energia.

“A causa da ocorrência está sendo apurada pelo ONS, órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no SIN em todo o Brasil”, informou a EDP.

Apagão em mais estados

O apagão também provocou interrupções e oscilações em pelo menos oito outros estados, segundo relatos em redes sociais, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Santa Catarina.

No Amazonas, por exemplo, a concessionária Amazonas Energia informou que o fornecimento foi interrompido em alguns bairros entre 0h09 e 0h25.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.