Economia

ES vai receber aeronaves de fora do país em voos internacionais

Estado, que é o maior importador de aeronaves do Brasil, poderá receber tripulações estrangeiras direto no Aeroporto de Vitória. Antes, procedimentos de imigração tinham que ser feitos em outros estados

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Apresentação na Modal Expo
Rogério Salume abriu a série de palestras da Moda Expo. Crédito: Edu Kopernick

O Espírito Santo é consolidado como o maior importador de aeronaves do Brasil e, a partir do segundo semestre deste ano, deve ficar mais fácil fazer as operações. Isso porque as tripulações que trazem as aeronaves não precisarão mais fazer paradas em outros estados para procedimentos de imigração. A partir de agosto, o procedimento poderá ser feito direto no Aeroporto de Vitória, graças a um acordo entre empresas importadoras com a administração do aeroporto.

A informação foi divulgada pelo diretor da Comexport, Luiz Fernando Braga e por Luciano Sapata, vice-presidente da Sertrading durante o painel “Como Empresas Líderes estão se Preparando para o Futuro do Comércio Exterior?”, apresentado na abertura da Modal Expo, primeira feira de logística do Estado. 

“Os ajustes já estão em andamento e ainda em agosto poderemos operar desta forma. Fica mais fácil porque as aeronaves não precisam fazer paradas, em Manaus, por exemplo, antes de chegar ao Estado. Isso dá agilidade ao processo e otimiza o tempo de estadia das tripulações que trazem os aviões”, disse Braga.

“Sem dúvida vai fazer muita diferença e nos permite otimizar a estrutura para receber essas aeronaves importadas. E digo que essa via do comércio exterior aqui no Estado é um caminho sem volta”, complementou Sapata.

O Espírito Santo é o principal estado importador de aeronaves no Brasil e lidera a importação de aviões e helicópteros. Em 2024, por exemplo, mais de 400 aeronaves, com um valor total de mais de US$ 1,7 bilhão (R$ 9,5 bilhões na cotação desta quarta), entraram no país pelo ES. Os Estados Unidos são o principal fornecedor de aeronaves para o Espírito Santo. Nesse sentido, cerca de 78% das importações vieram de lá. 

Além de aeronaves, transporte da carga

Outra discussão no primeiro dia de Modal Expo foi sobre o futuro do transporte rodoviário de cargas no Brasil. Um dos participantes, o presidente da Federação dos Transportes do Estado, Renan Chieppe, chamou a atenção para a infraestrutura. Segundo ele, é preciso ajustar o parque logístico do Estado para lidar da melhor forma com os desafios da reforma tributária, com efeitos a partir de 2032.

“Temos que acreditar e continuar apostando na nossa capacidade de servir bem. Nesse sentido, temos que investir em infraestrutura para melhorar a nossa eficiência, bem como os nossos custos e poder avançar ainda mais. Eu vejo com bastante otimismo esse cenário, esse quadro da logística do Espírito Santo”, considerou.

Chieppe disse ainda que o setor de transportes deve entregar bastante crescimento em 2025, pelo que já aconteceu neste início de ano. “Algumas atividades no nosso setor estão com performance muito boa e prometem, sim, entregar bastante crescimento. O destaque está na movimentação de portos. Importação e exportação pelo Espírito Santo. Eu acho que nós vamos entregar, sim, um 2025 muito bom”, concluiu.

Invest-ES

Quem abriu a Modal Expo foi o recém nomeado presidente da agência Invest-ES, Rogério Salume. A nova estrutura criada pelo governador Renato Casagrande tem o objetivo de atrair empresas para o Estado. E, segundo Salume, a logística é sim foco de atração de empresas para o ES. E é preciso olhar com mais atenção para o mercado dentro do Brasil.

“O pilar central da nossa principal vocação e característica é o comércio exterior. Não só para outros países, no sentido de exportar e importar, mas também para atender o Brasil. Ou seja, o país é muito grande. Eu falo que vender, por exemplo, ou negociar com o estado do Amazonas é como se você estivesse indo para outro país, pelas distâncias e dimensões. Então, vamos dar um foco muito grande no que diz respeito à infraestrutura, porque ela é a base para catapultar o Estado no que diz respeito a investimento”, considerou Salume.

Modal Expo

A Modal Expo 2025 segue até esta quinta (05), com mais de 72h de conteúdo, incluindo palestras com cerca de 72 especialistas, visitas técnicas a empresas como Vports e Zurich, e um Encontro de Negócios com 60 empresas fornecedoras e cinco empresas âncoras.
O evento também sedia o Seminário Itinerante da NTC&Logística, iniciativa da Fetransportes, Transcares e Núcleo da COMJOVEM Espírito Santo, para capacitar empresários e executivos do transporte de cargas e logística.

Edu Kopernick

Editor de Economia

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.