Por muito tempo, a educação pública no Espírito Santo enfrentou desafios como evasão escolar e falta de conexão com a realidade dos jovens. Esse quadro, no entanto, vem mudando com investimentos e resultados dentro das salas de aula. Para reforçar essa virada e aproximar ainda mais a sociedade dessa transformação, o Governo do Estado lançou nova campanha, criada pela Ampla, sob o conceito “Juntos, escrevemos a história da educação capixaba”. “A comunicação dá visibilidade a avanços como escolas modernizadas, ensino em tempo integral, formação de professores, novas metodologias de aprendizagem, oportunidades de intercâmbio e indicadores de desempenho acima da média nacional. Além de comunicar resultados, a campanha busca emocionar e envolver a população, traduzindo dados técnicos em histórias reais e inspiradoras”, explica Marla Oliveira, diretora de Negócios da Ampla-ES.
Com linguagem sensível e foco no protagonismo coletivo, ação destaca avanços reais vividos nas escolas capixabas – O filme principal, com 60 segundos, acompanha a jornada de alunos, professores e famílias, reforçando a ideia de continuidade e conexão entre passado, presente e futuro. A estratégia multiplataforma inclui também spots de rádio, peças para redes sociais com linguagem jovem, outdoors de alto impacto e banners digitais. “O desafio foi construir uma estratégia que, além da propaganda, tocasse as pessoas e despertasse sentimento de pertencimento. Dessa forma, procuramos colocar protagonismo no coletivo, mostrando uma transformação presente e um futuro começando dentro da própria escola”, acrescenta Bruno reis, diretor de Criação da agência.
Filme
Ficha técnica
Agência: Ampla Comunicação
Cliente: Secom
Direção de Criação: Bruno Reis
Head de criação: Thauana Moreira
Coordenação de criação: Izabella Rodrigues
Criação: Thauana e Bruno
Planejamento: Felipe Guimarães
Mídia: Grazi Fioresi, Andressa Lírio, Andi Nascimento e Amarildo Feletti
Produção: Humberto Wanke
Diretora de Negócios: Marla Oliveira
Atendimento: Tamyres Mayer
Produção de vídeo: ON Filmes
Aprovação: Secom
SENAI ES e ES Gás inauguram Centro de Formação de Profissionais Gasistas do Espírito Santo – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (SENAI ES), em parceria com a ES Gás, distribuidora de gás canalizado do Espírito Santo, inaugurou nesta sexta-feira, 10 de outubro, o primeiro Centro de Formação de Profissionais Gasistas do estado, desde a chegada do Grupo Energisa. Localizado na unidade do SENAI Vila Velha, o espaço representa um avanço significativo na qualificação profissional voltada ao setor de gás canalizado. O evento contou com a presença de representantes de entidades públicas e lideranças do setor energético e industrial. O Centro integra o Curso de Formação de Gasistas, iniciado no segundo semestre de 2025, e marca um importante passo na capacitação técnica de profissionais que atuarão diretamente com sistemas de gás natural e biometano.
Curso de Formação de Gasistas, iniciado este ano, visa qualificar profissionais para atuação no setor – Equipado com tecnologias de última geração, o ambiente proporciona aos alunos uma experiência prática essencial para o domínio das atividades de instalação, manutenção e conversão de equipamentos a gás. O presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), Paulo Baraona, explicou que o gás natural e o biometano cumprem um papel importante na diversificação na matriz e na segurança energética do Estado. “E a Findes tem liderado esse movimento de mudança da matriz energética das indústrias do Estado em duas frentes muito importantes: a primeira frente é o incentivo a avanço tecnológicos e inovação para aumentar a eficiência energética das empresas. Já a segunda é justamente a qualificação da mão de obra, fundamental para o desenvolvimento da cadeia produtiva e de fornecedores do segmento”, afirmou.
Investir na formação técnica de gasistas é investir em um futuro mais sustentável – Entre as aulas práticas a serem realizadas, destacam-se a conversão de fogões para gás natural, a instalação de aquecedores a gás e o uso de instrumentos essenciais na atuação de gasistas, como o explosímetro, ferramenta capaz de detectar a presença de gases explosivos, além de aulas teóricas sobre aplicação de normas técnicas e boas práticas do setor. “A inauguração deste Centro de Formação é um marco para o Espírito Santo. O gás natural e o biometano são fontes energéticas reconhecidas por sua eficiência, segurança e menor impacto ambiental. Investir na formação técnica de gasistas é investir em um futuro mais sustentável, com mais oportunidades de trabalho e geração de renda para os capixabas. A ES Gás reafirma, com esta iniciativa, seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados e com o desenvolvimento socioeconômico do estado”, destacou Fabio Bertollo, diretor-presidente da ES Gás.
Elevar o padrão da prestação de serviços e fortalecer a competitividade regional – Com carga horária de 160 horas-aula, sendo 120 horas teóricas ministradas remotamente e 40 horas práticas realizadas presencialmente no SENAI, o curso deve formar, nesta primeira turma, 22 profissionais altamente qualificados. A expectativa é que, a partir de 2026, essa formação seja disponibilizada à sociedade em geral, ampliando o acesso à capacitação técnica e impulsionando o desenvolvimento profissional da população. Com isso, as empresas capixabas passam a contar com profissionais cada vez mais preparados, elevando o padrão da prestação de serviços e fortalecendo a competitividade regional. “Aprendi muito no curso e levo comigo o que mais me marcou: a importância de trabalhar com segurança e de nunca parar de aprender. Sou grato pela oportunidade. O curso abriu portas e me deu base para continuar crescendo e contribuindo com o que aprendi. Hoje faço o que gosto e sigo aprendendo todos os dias, com colegas que se tornaram grandes amigos”, contou Alexandre Rodrigues Emídio, aluno gasista de Emergência e Assistência Técnica residencial e comercial na ES Gás.
A iniciativa reforça o papel da ES Gás como agente de transformação – promovendo a qualificação profissional e fomentando o crescimento de um mercado cada vez mais exigente e sustentável. Com a parceria do SENAI ES, referência nacional em educação profissional técnica, o curso de formação de gasistas se consolida como uma ferramenta estratégica para o fortalecimento da cadeia de gás canalizado no Espírito Santo. “Cada novo espaço como esse reafirma o que move o SENAI: formar pessoas preparadas para construir o futuro da nossa indústria. A criação do Centro de Formação de Gasistas reforça esse compromisso e mostra como nós e a ES Gás estamos conectados às novas demandas do mercado. Aqui, os alunos terão acesso à tecnologia, à prática e à excelência que sempre marcaram a educação do SENAI. Estamos preparando pessoas para um setor em expansão, que representa novas oportunidades para o Espírito Santo, e exige qualificação, segurança e visão de futuro”, ressaltou Geferson Santos, diretor regional do SENAI ES e superintendente do SESI ES. As fotos são de Thiago Guimarães
Unimed Sul Capixaba está novamente no ranking Melhores e Maiores 2025 da Exame – A Unimed Sul Capixaba retorna ao Anuário Melhores e Maiores 2025, da Revista Exame, que lista as 1.000 maiores companhias do Brasil por desempenho econômico e indicadores de gestão. Na leitura setorial, a Unimed Sul Capixaba ocupa a 17ª colocação entre as operadoras de planos de saúde, em uma tabela que considera métricas contábil-financeiras, crescimento e critérios de ESG. Entre as empresas do Espírito Santo presentes nesse recorte setorial, a cooperativa é a única capixaba listada, o que a torna a melhor posicionada do estado na categoria. O desempenho reflete a trajetória de organização financeira e foco em qualidade assistencial que a Unimed Sul Capixaba vem sustentando nos últimos anos, com investimentos em tecnologia, protocolos clínicos e evolução de processos.
A cooperativa do Sul Capixaba é a única representante do ES entre operadoras de saúde no ranking – O anuário consolida dados de 2024 e sinaliza um ambiente mais competitivo no segmento de saúde, com destaque para a retomada de resultados entre grandes operadoras, o que torna a presença da cooperativa no ranking ainda mais relevante para a economia regional. Para o diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba, Fernando Lemgruber, ( foto) o resultado demonstra a consistência do trabalho realizado na região sul do estado. Em suas palavras, a presença da cooperativa entre as maiores do país e bem posicionada no setor traduz uma gestão atenta ao uso responsável de recursos e ao cuidado com as pessoas que confiam na marca. “Estar nesse anuário é consequência de escolhas diárias por melhoria contínua, eficiência e qualidade do atendimento aos nossos clientes”, afirma.
A publicação Melhores e Maiores 2025 detalha que a classificação setorial – considera retorno sobre patrimônio e capital empregado, estrutura de liquidez e endividamento, evolução de receita em 2023 e 2024 e um conjunto de 21 indicadores ambientais, sociais e de governança. A 20ª posição no setor indica solidez operacional em um ciclo de custos pressionados na saúde suplementar, além de reconhecer práticas de gestão que vêm sendo aprimoradas na cooperativa. Segundo a diretora de recursos próprios da Unimed Sul Capixaba, Grazielle Grillo, estar entre as mil melhores também tem efeito prático para quem utiliza os serviços da Unimed Sul Capixaba. “A visibilidade no anuário contribui para fortalecer a confiança no sistema cooperativista de saúde na região, com impacto na atração de profissionais, na ampliação de parcerias e na continuidade de investimentos assistenciais e de humanização do cuidado, sustentando a entrega de valor para os clientes da cooperativa”, explica.
Prisma assina a campanha de 40 anos da Novolar: “Onde lares viram histórias de vida” – O desafio da nova campanha institucional foi comunicar os 40 anos sem cair nos clichês de “tradição” ou “tempo de mercado”. O mote escolhido resume esse olhar: “Novolar 40 anos: Onde lares viram histórias de vida.” Afinal, o lar deixou de ser apenas um espaço físico para se tornar extensão da vida, do trabalho e dos momentos em família. A Novolar Imóveis nasceu e cresceu junto com Vitória, acompanhando cada mudança da cidade, cada nova fase e cada sonho realizado. Agora, ao completar quatro décadas, a imobiliária reafirma sua essência: ser ponte entre pessoas, oferecendo espaços onde a vida acontece com oportunidades para começar, recomeçar e escrever novos capítulos.
Ação desenvolvida pela Prisma Inteligência de Marketing – a campanha de 40 anos traduz a essência da marca em uma comunicação institucional criativa, elegante e contemporânea. A parceria entre Prisma e Novolar é antiga e também foi responsável pela campanha de 15 anos da imobiliária, reforçando uma relação construída com confiança e resultados. O plano de mídia contempla Out of Home, rádio, ações promocionais, comunicação visual na sede em Jardim da Penha e redes sociais. Além disso, ativações em espaços de convivência, como bares tradicionais da capital, aproximam ainda mais a marca da rotina dos capixabas.
Ficha técnica:
Agência: Prisma Inteligência de Marketing
Cliente: Novolar Imóveis
Atendimento: Vanessa Ferreira, Raquel Rampon e Fernando Manhães
Mídia: Vanessa Ferreira
Redator: Bernardo Borgo Sarmento
Diretor de Arte: Gustavo Kimura
Aprovação: Simone Magnago e Henrique Scalfoni
Espírito Santo firma contratos de PPP de R$7 Bilhões com o Consórcio GS Inima e a capixaba Forte Ambiental que vai universalizar saneamento em 43 Municípios – O Governo do Estado do Espírito Santo formalizou na quarta-feira, dia 8 de outubro, um dos maiores investimentos em infraestrutura e saneamento básico da história capixaba. O Governador Renato Casagrande comandou no Palácio Anchieta, a cerimônia de assinatura de contrato entre o Governo, por meio da Cesan, e o Consórcio GS Inima/Forte Ambiental.O evento marca o início da execução do Lote A da PPP da Cesan, vencido pelo Consórcio em leilão, que garantirá a concessão dos serviços de esgotamento sanitário em 43 municípios do Estado. O contrato prevê um aporte total de quase R$7 bilhões ao longo de 25 anos, direcionado à ampliação, qualificação e universalização do sistema de esgoto.
Atendimento ao Marco Legal do Saneamento – “Hoje é um dia marcante e histórico para a qualidade de vida, turismo e meio ambiente do nosso Estado. Os dois contratos preveem investimentos da ordem de R$ 7 bilhões. Vamos universalizar os serviços de água e esgoto nos 46 municípios que a Cesan gerencia até 2033, atendendo ao Marco Legal do Saneamento. Por isso, a assinatura de hoje é um passo importantíssimo, pois a gente está contratando essa universalização”, ressaltou o governador Renato Casagrande. O governador lembrou anda que a Companhia já atende a 2,6 milhões de pessoas, cerca de 65% da população capixaba. “Estamos contratando o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para realizar a modelagem para extensão da universalização nos demais municípios, por meio das microrregiões de Águas e Esgoto. Para que também as cidades que contam com serviços autônomos possam ter o serviço universalizado”, completou.
Investimento bilionário em infraestrutura – O valor total do contrato inclui R$1,8 bilhão em investimentos diretos em infraestrutura e cerca de R$3,85 bilhões em custos operacionais, mobilizando recursos que transformarão a matriz de saneamento no Espírito Santo. A abrangência geográfica contempla desde a capital, Vitória, até cidades do interior. O objetivo da Parceria Público-Privada (PPP) é acelerar a universalização da coleta e tratamento de esgoto, trazendo benefícios diretos para a saúde pública e a preservação ambiental. O volume de recursos e a abrangência do contrato colocam o ES em posição de destaque nos esforços nacionais para o desenvolvimento e a sustentabilidade no setor de saneamento.
O contrato beneficiará cerca de 680 mil habitantes e inclui a construção de 34 Estações de Tratamento de Esgoto – “Com a medida, todos os municípios atendidos pela Companhia passam a ter a gestão do esgotamento sanitário feita por meio de Parceria Público-Privada (PPP), modelo que possibilita maior sinergia entre projeto, construção e operação, assegura a manutenção de padrões de qualidade com base em desempenho e garante menor risco de atrasos, além de promover o compartilhamento de responsabilidades com o setor privado. Já atuamos nesse modelo em Vila Velha, Serra e Cariacica e agora estamos ampliando para os demais municípios atendidos pela empresa”, afirmou o presidente da Cesan, Munir Abud. ( foto) O contrato assinado com o Consórcio GS Inima/Forte Ambiental, referente ao Lote A, beneficiará cerca de 680 mil habitantes. O pacote inclui a construção de 34 Estações de Tratamento de Esgoto, 152 elevatórias, mais de 847 quilômetros de redes coletoras e cerca de 142 mil novas ligações de esgoto, além da geração de mais de 20 mil empregos diretos e indiretos.
Protagonismo capixaba – O Consórcio vencedor destaca-se pela união de excelência global e conhecimento local. A Forte Ambiental, empresa capixaba com mais de 40 anos de atuação e sede em Cariacica (ES), assume um papel de protagonismo neste projeto junto à GS Inima, referência em soluções sustentáveis de saneamento, reuso e dessalinização. A participação capixaba reforça a capacidade do setor privado local para atuar em projetos de grande escala e relevância estratégica. “Este dia será histórico para o Espírito Santo. O investimento de R$7 bilhões é o sinal de que o Estado avança rapidamente em direção à universalização do saneamento, cumprindo as metas do novo Marco Legal. Para nós, como empresa capixaba, é uma honra e um compromisso conduzir, ao lado de parceiros tão importantes, a expansão de um serviço essencial que irá mudar a realidade de saúde e meio ambiente. O projeto como um todo irá abranger 43 cidades, dessas a Forte Ambiental e a GS Inima vão atuar em 34 municípios, gerando empregos nas regiões de atuação” declara Bruno Christo, CEO da Forte Ambiental.
A OMS consagra que a cada real investido em saneamento você economiza outros cinco em saúde – O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, enfatizou a importância do bom ambiente de negócios para atração de empreendimentos. “Esse leilão conseguiu trazer pro nosso estado duas companhias de elevada reputação e serviços prestados na área, no Brasil e no mundo. A organização do Estado, a previsibilidade, a segurança jurídica, a estabilidade institucional que nós construímos coletivamente aqui sinaliza ao mercado que as empresas podem vir para o Estado. Temos regras claras que nos permite anunciar uma contratação desse porte”, pontuou. Ricardo Ferraço prosseguiu: “A Organização Mundial de Saúde consagra que a cada real investido em saneamento você economiza outros cinco em saúde. Essa opção que fizemos é um caminho para acelerar as metas de cobertura e saneamento no Espírito Santo. Estamos contratando o futuro do Espírito Santo com os pés no presente e vislumbrando o quanto isso vai melhorar a qualidade de vida das pessoas, sobretudo das comunidades que mais necessitam de saneamento básico. Esse é um dia muito importante para o governador, porque nos dá a certeza que nós estamos caminhando na direção de cumprir com eficiência as metas que estão estabelecidas.”
Municípios capixabas contemplados pelo contrato – A concessão abrange um total de 43 municípios, garantindo a universalização dos serviços de esgoto. A lista completa inclui: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra do São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Mantenópolis, Marechal Floriano, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão, Vila Valério, Vitória, Anchieta, Afonso Cláudio, Castelo, Guarapari, Ibatiba, Itapemirim, Iúna e Viana.
EDP realiza a segunda edição do Rally dos Leituristas – A EDP, empresa responsável pela distribuição de energia em 70 municípios no Espírito Santo e 28 cidades do Estado de São Paulo, realizou, pelo segundo ano consecutivo, o Rally dos leituristas. Competição que tem como propósito destacar a importância da segurança aliada à excelência técnica, valorizando o trabalho desses profissionais que caminham longas distâncias, enfrentam condições climáticas adversas e são fundamentais para relação de transparência e confiança entre o consumidor e a empresa.
A EDP foi a primeira empresa do Brasil a realizar esse campeonato – com provas práticas que simulam o dia a dia de suas atividades como o circuito de leitura de medidores, entrega de faturas e assertividade de endereços. Os competidores são avaliados por juízes experientes, com base em três critérios principais: segurança, qualidade técnica e tempo de execução. “Mais que um campeonato, o Rally dos Leituristas é um momento de celebração que tem o objetivo de reforçar nosso compromisso com a segurança, valor inegociável para a EDP, e com a valorização dos nossos profissionais, que atuam com excelência para garantir um serviço de alta qualidade para toda população”, afirma Vanessa Lugon, diretora comercial da EDP.
Orientação e educação – Como forma de prevenir acidentes, a EDP e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) organizaram palestras para os Leituristas com orientações sobre os principais fatores de risco no deslocamento, excesso de velocidade e a falta de equipamentos de proteção, como o cinto de segurança e o capacete. Além disso, também foram reforçadas orientações sobre respeito à faixa de pedestres e à ciclofaixa, cuidados com motociclistas e ciclistas e a importância de adotar uma direção defensiva.
Em campanha criada pela Match, Real Hospital Português celebra 170 anos resgatando vínculos e humanização na saúde – Em um cenário em que o setor de saúde é cada vez mais dominado por grandes grupos e players nacionais, o Real Hospital Português (RHP), renomado centro médico do Nordeste brasileiro, localizado em Recife (PE), reafirma sua identidade, a de ser uma instituição com alma e gestão pernambucanas, construída sobre a confiança de gerações e reconhecida por sua excelência e beneficência. Celebrar 170 anos é reconhecer esse caminho e, sobretudo, valorizar os vínculos que o hospital cultivou ao longo de sua história. Foi a partir desse entendimento que nasceu a campanha assinada pela Match Comunicação, que objetiva traduzir o que significa ser um hospital presente nos momentos decisivos da vida das pessoas.
“A beleza da vida é ter com quem contar” é o conceito da comunicação – “A campanha parte da premissa de que um hospital que se propõe a cuidar da vida precisa falar a partir dela. Nossa mensagem fala de vínculo, memória, pertencimento e confiança construída com gerações inteiras. Um hospital que se propõe a cuidar da vida, precisa falar a partir dela. A escolha da música ‘O que é o que é’, de Gonzaguinha, como trilha sonora da campanha, ajuda a construir essa atmosfera afetiva e atemporal. A canção, reinterpretada de forma sensível e poética pela cantora pernambucana Isadora Melo, conecta gerações e reforça a ideia de que a beleza da vida está justamente em ter com quem contar”, explica Carlos Renato Rocha, sócio e diretor da Match. No filme, os personagens compartilham emoções e relações com o hospital, reforçando o caráter genuíno e humano da mensagem. Com foco em vínculos, a comunicação se distancia da narrativa institucional tradicional e aposta em abordagem sensível, falando de pertencimento, de confiança e da conexão entre o RHP e os pernambucanos.
O Real Hospital Português faz parte da vida das pessoas e das famílias pernambucanas – “Relacionamento com mercado, inovações tecnológicas e investimentos com responsabilidade são essenciais, porque entendemos que saúde é sobre pessoas e, quando há confiança, tudo se torna mais real. É essa confiança que construímos ao longo dos 170 anos do Real Hospital Português: estando presentes nos momentos mais importantes da vida das famílias, evoluindo com o tempo, sem perder o cuidado como valor central. Cada avanço, cada escolha estratégica, tem como base o compromisso com quem confia em nós para cuidar”, afirma Matheus Matos, diretor de Mercado e Marketing do RHP. “Quando pensamos na campanha de 170 anos, queríamos nos afastar do formato tradicional que exalta estrutura ou equipe, algo que o RHP já representa naturalmente. Ao longo dessa história, o Real Hospital Português faz parte da vida das pessoas, das famílias e dessa trajetória de cuidado. Então buscamos uma campanha que sobre essa relação de vínculo entre o hospital e todos os pernambucanos.
A releitura da canção trouxe delicadeza e poesia à narrativa – Nosso briefing indicou como estratégia que a campanha tivesse uma trilha sonora como fio condutor e que atravessasse o tempo e as gerações, com peso forte, tom emocional, facilmente reconhecida e encontramos em Gonzaguinha o elo perfeito. Mas claro, inserimos o tempero pernambucano para que ficasse com nossa cara. A releitura da canção trouxe delicadeza e poesia à narrativa. Com a Match, parceira de longa data, conseguimos traduzir essa história com autenticidade e profundidade”, complementa Ana Patricia Couto, gerente de Marketing do RHP. A campanha veiculada em Recife, com presença em TV aberta, cinemas, streaming, mídias OOH e DOOH, além de estratégia digital com programática, Meta, YouTube e ações com imprensa, influenciadores e parceiros da instituição.
filme
Ficha técnica
Agência: Match
Cliente: Real Hospital Português
Título: 170 Anos
Direção de Criação: Carlos Renato Rocha e Marina Lins
Direção de Arte: André Amorim e Calisto Júnior
Redação: João Saraiva e Zé Ricardo
Planejamento: Maria Paula Londres
Direção de Atendimento: Flavia Oliveira
Atendimento: Letícia Rezende
Mídia: Rilka Freire
RTVC: Karla Vieira
Produtora de vídeo: Casinha Produções
Direção: Marcelo Lordello
Produtora de áudio: Onomatopeia
Produção fotográfica: Thiago Freire
Aprovação: Matheus Matos e Ana Patricia Couto