A ESPM, referência em Marketing e Inovação voltada para negócios, lança a campanha mais recente da Instituição. A comunicação, em linha com a estratégia de posicionamento “inusitado em constante movimento”, busca mostrar o que há de mais desafiador e questionador no segmento educacional. Intitulada “Sinestesia ESPM”, a campanha conta com uma abordagem 360 graus, incluindo mídias online e offline, além dos já tradicionais spots em rádio. Com a curadoria criativa de Jane de Freitas Mündel, diretora de Inteligência e Comunicação da ESPM, a nova campanha apresenta ainda um texto manifesto que aborda o desafio do status quo e reforça a ESPM como autoridade em marketing para a América Latina.
As peças foram inspiradas em tendências que mesclam o uso da Inteligência Artificial com elementos humanos e reais – Uma extensa pesquisa foi realizada em busca de tendências que pautaram o desenvolvimento da campanha. “Encontramos muitas colagens, uso mesclado de Inteligência Artificial com o humano e uso de formas orgânicas. E é isso o que buscamos trazer: a natureza, em uma fusão com o ser humano. Trabalhamos explorando muito a sinestesia. É uma campanha que visa provocar e mudar o status quo, assim como a ESPM”, diz Jane de Freitas Mündel.
Ficha Técnica
Título da campanha: Sinestesia ESPM
Agência: ESPM
Cliente: ESPM
Direção de Criação: Alessandro Novo
Redação: Sofia Pacheco
Planejamento e estratégia: Jane de Freitas Mündel
Atendimento: Jane de Freitas Mündel, Grace da Cunha, Lucila Carvalho e Evellyn Lima
Aprovação: Fernando Cesário e Jane de Freitas Mündel
Mídia: Giovani Costi e Marcelo Monteiro
Homens x Mulheres: quem usa mais o celular? – Um novo levantamento sobre hábitos de consumo no varejo, realizado pelo Terra Insights, canal do Terra & Vivo Ads que reúne pesquisas realizadas pela plataforma, revela o quanto o celular está presente na rotina dos brasileiros. Os dados reforçam o que já se percebe no cotidiano: o celular acompanha usuários do despertar ao adormecer. As mulheres lideram no uso mais prolongado, com 23,79% delas usando o celular por mais de 6 horas ao dia. Já os homens se destacam em momentos específicos: são eles que mais utilizam o celular antes de dormir e durante as refeições, da xícara de café ao carrinho de compras. Além disso, o aparelho se consolida como um ponto de contato permanente com consumidores.
O estudo foi apresentado ao mercado durante o evento Terra AdVance Talks – Sobre os hábitos à mesa, o levantamento mostra que 30% das pessoas afirmam sempre usar o celular enquanto comem, 30% dizem que fazem isso ocasionalmente, 25% relatam utilizar raramente e apenas 15% garantem que nunca ficam no aparelho durante as refeições. Segundo o estudo, 30% das pessoas passam menos de uma hora por dia no aparelho, 28% ficam conectadas entre 1 e 3 horas, 21% utilizam de 4 a 6 horas e outros 21% ultrapassam as 6 horas diárias.
CDL Vitória promove edição especial do “Momento Negócio” durante o ES Fashion 2025 – A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória realizará uma edição especial do seu tradicional Momento Negócio como parte da programação do ES FASHION 2025. O encontro, voltado exclusivamente para profissionais do setor de moda, acontecerá no dia 08 de agosto, a partir das 8h da manhã, na Praça do Papa. O evento é dedicado a todos os elos da cadeia produtiva têxtil, reunindo lojistas, fornecedores, marcas e outros profissionais que atuam com vestuário, calçados e acessórios. O objetivo é criar um ambiente propício para a troca de experiências, o fortalecimento do mercado local e a geração de conexões de valor. A iniciativa busca impulsionar a moda capixaba, proporcionando oportunidades concretas, fomentando parcerias estratégicas e promovendo um networking qualificado. Os interessados em participar deverão se inscrever previamente na plataforma Sympla no link https://www.sympla.com.br/evento/momento-negocio—encontro-empresarial-cdl-vitoria-agosto—2025/3023467
Pão de Açúcar celebra seus 66 anos, traz mais de mil ofertas exclusivas e renova experiência do cliente fidelizado – Na sexta-feira passada, dia 1º de agosto, o Pão de Açúcar, em parceria com a agência Africa Creative, lança sua campanha de aniversário de 66 anos dando destaque para os clientes do programa de fidelidade da rede, o Pão de Açúcar Mais, que são os grandes protagonistas dessa celebração. O Pão construiu uma relação de vínculo emocional ao longo dos anos por meio da qualidade e do atendimento, sendo o meio para os momentos de felicidade. Por isso, a rede preparou uma programação com mais de mil ofertas em diversos produtos nas lojas físicas, e-commerce (www.paodeacucar.com) e no aplicativo Pão de Açúcar Mais, que neste momento de celebração, como forma de presentear os clientes, também passou por uma remodelação para oferecer mais engajamento e melhor navegação. Para a data, o Pão de Açúcar preparou as melhores vantagens de acordo com o que os clientes mais pedem e compram. As ofertas são semanais e se estendem até o dia 31 de agosto, com descontos adicionais no cartão Pão de Açúcar, além de cupons no e-commerce da rede e frete grátis.
Rede de supermercados preparou mais de mil ofertas durante o mês de agosto – A cada semana, os clientes podem aproveitar novas ofertas em produtos para abastecer a despensa e itens especiais, seguindo a proposta de valor da rede com itens que vão desde o dia a dia até aqueles selecionados para momentos especiais. Entre as ofertas que os clientes podem esperar estão cervejas especiais, cafés, carnes, azeites, queijos e limpeza, além de cards especiais no app, basta ativar. “O aniversário do Pão é uma data muito especial pois é um momento do ano em que celebramos a relação e vínculo que temos com os clientes fidelizados ao longo da nossa história. É o momento em que nós preparamos uma grande festa que inclui benefícios e ofertas exclusivas. Para proporcionar aos clientes uma experiência ainda mais diferenciada neste mês, a marca está muito bem preparada em todos os canais com lojas decoradas em clima festivo e atendimento de excelência. O aniversário chega como a ocasião em que a gente recompensa o cliente por meio das ofertas e vantagens, trazendo grandes negociações com a indústria para oferecer condições especiais em todas as categorias”, explica Elizabete Ponce, Gerente de Marketing do Pão de Açúcar.
Além de estar completando 66 anos, em 2025 o Pão de Açúcar celebra o programa de fidelidade – que faz 25 anos desde o seu lançamento, sendo o pioneiro no varejo alimentar brasileiro. Como forma de continuar evoluindo e seguindo o compromisso de oferecer novidades, neste ano, o aplicativo foi remodelado para oferecer mais personalização, engajamento e facilitar a navegação, tornando-a mais intuitiva e simples. A evolução do programa de fidelidade Pão de Açúcar Mais foi feita após estudo aprofundado da base, com a compreensão do que o cliente busca na jornada de compra física e online. Para isso, o Pão de Açúcar reuniu grupos de pesquisa com os clientes, visando fortalecer o programa e aumentar o engajamento com as alavancas mais utilizadas pelos consumidores. Uma das principais mudanças promovidas é a facilidade de compreender e alcançar os tiers de fidelidade (Cliente Mais, Mais Gold e Mais Black). Com a nova gamificação, os clientes colecionam selos dentro do app, em que cada um equivale a R$ 100 em compras. Com 20 selos colecionados em 12 semanas, o cliente se torna Mais Gold, e com 40, Mais Black.
Pão de Açúcar Mais, um programa de fidelidade pioneiro no varejo alimentar brasileiro – Além disso, o cliente poderá acelerar sua progressão no programa através de ‘Missões Bônus’, que concedem selos extras a quem completá-las. A primeira missão, válida de 01/08 a 15/08 será “ao levar 4 itens da marca exclusiva Qualitá na mesma compra, ganhe 1 selo adicional”. Com as mudanças, a plataforma traz uma dinâmica que engaja e mobiliza os clientes a desbloquearem mais benefícios e vantagens. A modernização do programa também permite um melhor entendimento das vantagens oferecidas, com uma nova página que apresenta o “descontômetro” e todos os benefícios que o cliente pode usufruir. Assim, ele cliente consegue visualizar o quanto economizou fazendo suas compras no Pão. “Neste momento de aniversário trouxemos também como presente uma jornada mais fluida, gamificada e lúdica no programa de fidelidade. O Pão de Açúcar Mais é amado e reconhecido pelos clientes, temos mais de 20 milhões de pessoas cadastradas. O nosso objetivo para esse momento foi criar uma jornada engajante, que gere para o cliente ainda mais a percepção do quanto ele ganha em benefícios e personalização conosco. Com as mudanças, visamos evoluir a experiência do programa como um todo e, assim, aumentar a base de clientes ativos, frequentes e premium”, afirma Marco Luiz Netto, Gerente de Fidelidade da rede.
A Campanha criada pela Africa Creative – Para celebrar os 66 anos do Pão de Açúcar e os 25 anos do seu programa de fidelidade, a Africa desenvolveu uma campanha que traz o cliente como grande protagonista de uma festa preparada para ele, unindo o relançamento do app à força emocional da marca com seus clientes. A estratégia criativa do filme parte da ideia de que o aniversário é, na verdade, um momento de retribuição: o Pão retribui a confiança dos clientes com ofertas personalizadas, vantagens exclusivas e uma experiência mais fluida no app, que foi remodelado para tornar a jornada mais engajante, interativa e recompensadora. O filme será veiculado nas redes sociais e plataformas de streaming (Globoplay/Netflix/Prime Video/Facebook e Instagram) a partir do dia 1 de agosto. “Aproveitamos a celebração dos 66 anos do Pão de Açúcar para colocar o cliente no centro da narrativa. Tudo isso apresentado de forma leve, moderna e emocional, nos canais onde esse consumidor realmente está” afirma Aaron Sutton, ECD da Africa Creative. A campanha completa conta também com um robusto plano de mídia que contempla veiculação em TV aberta, streamings, PayTV, mídias digitais, relógios de rua, portais de notícias e spots em rádios, além de diversos influenciadores prometendo entregar mais de 500 MM de impactos.
Filme
Ficha Técnica
Título: Aniversário Pão de Açúcar
Agência: África Creative
Anunciante: GPA
Produto: Pão de Açúcar
CEO/CCO: Sérgio Gordilho
ECD: Aaron Sutton
Criação: Sergio Fonseca, Pedro Paulo Mesquita, Déborah Carvalho, Maria Fernanda Rodrigues, André Esteves, Marina Martins, Pedro Apud, Leonardo Mendes.
Content: Danielle Julio, Leticia Yukari, Murillo de Oliveira, Thais Montenegro, Ronald Michel.
Grupo Lamoia lança novos produtos com miniaturas colecionáveis dos Smurfs – Os personagens de Os Smurfs invadiram as sorveterias Paletitas e Luigi com lançamentos especiais que prometem conquistar fãs de todas as idades. O Grupo Lamoia, empresa capixaba referência em sobremesas geladas e detentora das marcas Luigi, Paletitas, Açaí Natuzon, Real Gelato e iCream, acaba de lançar novos produtos em parceria com a icônica franquia global. As novidades chegam junto com a estreia do filme Smurfs, lançamento da Paramount, e incluem um picolé sabor blueberry com recheio de marshmallow, zero lactose, cuja embalagem acompanha tatuagens temporárias, e um novo sabor exclusivo de sorvete na versão selfie. Os lançamentos compõem a linha oficial “Os Smurfs” do Grupo Lamoia, que já conta com o sorvete em formato tube “Smurfs Up”, lançado no ano passado.
A campanha de lançamento traz uma promoção inédita com miniaturas colecionáveis dos Smurfs – Ao adquirir qualquer produto da linha Os Smurfs nas sorveterias participantes, o cliente pode levar para casa um dos quatro bonequinhos colecionáveis: Papai Smurf, Smurfette, Gênio e Ranzinza pelo valor promocional de R$ 18,90. Também é possível comprar os personagens separadamente por R$ 24,90 cada. A experiência nas sorveterias fica ainda mais divertida com a decoração temática e um totem interativo para que os fãs registrem suas fotos. “Esta é a segunda vez que lançamos no mercado brasileiro um produto licenciado pela franquia global Os Smurfs, resultado de uma parceria com a Vertical Licensing, agência especializada em licenciamento de marcas e personagens, e a Peyo Company, criadora dos personagens Os Smurfs. Este lançamento reforça nossa atual estratégia de branding, focada em inovação, diversificação, qualidade e exclusividade”, destaca Wanderson Lamoia, diretor do Grupo. Os novos produtos já estão disponíveis nas sorveterias Luigi e Paletitas e nos nove mil pontos de vendas das marcas. Os colecionáveis estão disponíveis apenas nas sorveterias Luigi e Paletitas e ficam por tempo limitado enquanto durarem os estoques.
ESPM promove Meeting ESPM de Trade Marketing 2025 – A ESPM, referência nacional em Marketing e Inovação para negócios, realizará uma nova edição do Meeting ESPM de Trade Marketing, organizado pelo Marcelo Ermini, Professor e Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu ESPM. Este ano, o evento discutirá sobre “Ativação de marcas e reinvenção do varejo”, que busca integrar as ações de marketing da indústria e do varejo para otimizar a experiência do consumidor e impulsionar as vendas. O evento é gratuito e acontecerá dia 15 de agosto, das 8h30 às 13h, na ESPM Glória Vila Aymoré, no Rio de Janeiro. A programação conta com painéis de criatividade e inovação, geração de valor, atividades interativas, coffee break e networking, além de especialistas sobre o assunto.
Confira a programação: Após credenciamento tem o boas-vindas com Samara Tavares, especialista de Ecossistemas ESPM, Marcelo Ermini,( foto) professor e Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu ESPM e Caio Bianchi, diretor de Extensão, Ecossistemas e Educação Continuada ESPM
9h às 10h – Painel 1: Criatividade e inovação no Trade Marketing: Despertando o potencial do varejo com Thiago Madruga, diretor Vendas e Trade Paramount Pictures, Edmour Saiani, C&O da Ponto de Referência e Eduardo Halpern, moderador e professor de graduação, pós-graduação e cursos de extensão ESPM-RJ
10h às 11h – Painel 2: Live Marketing e experiências memoráveis no ponto de venda com Eduardo Abritta, diretor de Trade Marketing Bauducco, Danielle Macedo, gerente Senior Brand Experience Orla Rio, Amanda Andrade, sócia agência ONOFF e Roberta Terra, moderadora e professora cursos de atualização da ESPM
11h às 11h30 – Coffee-break
11h30 às 12h30 – Painel 3: Geração de valor por meio do Trade Marketing com Renata Leta, conselheira Consultiva na rede de supermercado Zona Sul, Paulo Octavio Pereira de Almeida, diretor Executivo da Ubrafe (União Brasileira de Feiras e Eventos) e Alice Amigo, moderadora e professora de cursos de atualização da ESPM. Em seguida encerramento e Networking dos presentes.
Corrida Suzano, esporte e solidariedade em Aracruz – Unindo saúde, bem-estar e responsabilidade social, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global em bioprodutos a partir do eucalipto, promove no dia 24 de agosto a Corrida e Caminhada Suzano Faz Bem, em Aracruz-ES. Com percurso de 5 km, o evento terá largada e chegada na Praça Casa do Estudante, a partir das 7h, reunindo colaboradores, comunidade e amantes do esporte em uma manhã dedicada à solidariedade. O grande diferencial da ação está no propósito: 100% do valor arrecadado com as inscrições será revertido para a compra de materiais destinados a instituições sociais do município. A organização do evento é da Premium Comunicação Integrada de Marketing, reconhecida por realizar projetos que unem experiência, propósito e impacto positivo.
Campanha de Dia dos Pais Fast Shop: “O Pai Tá On” é o mote da campanha de Dia dos Pais da Fast Shop assinada pela agência de branding School SS99. A estratégia criativa foi construir o conceito com base em tendências de consumo: menos consumo, mais presença, cuidado, convivência e autocuidado. Para mostrar a verdadeira essência da paternidade, quatro pais com histórias reais foram convidados a dividir momentos especiais ao lado dos filhos, revelando seus estilos de vida e universos particulares. O chef patissier e empresário Rodrigo Ribeiro foi escolhido para a categoria “Gourmet” em companhia do triatleta, pai e avô Joel Kriger, na categoria “Esportista”. Completam o time o estilista e empresário Juba Tenório, na categoria “Criativo”, e o autor e colunista Beto Bigatti, na categoria “Tecnológico”.
Campanha aposta em diversidade com pais da vida real – Através de fotos, vídeos e relatos esses quatro pais compartilham suas experiências com seus filhos, provando que o amor e a parceria devem reger os relacionamentos. Dentro de cada categoria estão produtos relacionados ao lifestyle de cada um desses pais, ajudando clientes da rede a escolherem os melhores presentes para seus pais, ou para a figura que melhor representa esse papel. “Estamos muito felizes com o resultado da campanha, sobretudo por trazermos profissionais de diferentes áreas de atuação, mas com o mesmo propósito: exercer a paternidade em tempo integral. Extravasar esse cuidado às nossas campanhas é uma forma de carinho e consideração com o nosso público”, fala Eduardo Salem, Diretor de Marketing e Canais Digitais da rede. A campanha já está no ar em todos os canais digitais da Fast Shop – site, app e redes sociais – além de portais como Ed. Globo, UOL, as redes sociais Pinterest, Tiktok e Youtube Vídeos.
Ficha Técnica
Título da campanha: O Pai Tá On
Agência de Branding: School SS99
Marketing Fast Shop: Rodrigo Manfredi – gerente de marca
Usaflex lança nova coleção de verão com Fernanda Souza como estrela da campanha – A Usaflex apresenta Fernanda Souza como protagonista da campanha de verão 2025. A atriz, símbolo de autenticidade, carisma e beleza real, foi escolhida por representar com leveza o pilar de Beleza — um dos três pilares centrais definidos pela Usaflex na comunicação da marca iniciada este ano, ao lado de Conforto e Liberdade. A campanha convida as consumidoras a viverem a estação como um estado de espírito, com autenticidade, presença e liberdade de ser quem se é. “Mais do que comunicar uma nova coleção, buscamos fortalecer a conexão emocional com mulheres reais, valorizando o bem-estar como parte essencial da rotina”, explica Manuela Cardona, diretora de Marketing da Usaflex. A campanha foi construída a partir do conceito criativo central “Para você sentir só o melhor do verão”, que propõe um mergulho emocional e sensorial na experiência da estação. O conforto, mais do que um atributo técnico do produto, é apresentado como um gatilho para vivências positivas, como leveza, confiança, bem-estar e liberdade.
Marca aposta em narrativa emocional e abordagem 360° para reforçar pilares de posicionamento – Neste verão, a Usaflex ressignifica o conceito de “zona de conforto”, não como sinônimo de estagnação, mas como um espaço de autenticidade, onde cada mulher pode ser plenamente quem é. Estar confortável, para a marca, é estar segura para escolher o melhor caminho para si mesma, com presença, leveza e atitude. Com uma estratégia 360°, a marca ativa diversos canais e formatos de mídia de forma integrada, incluindo inserções nacionais e regionais em TV aberta (Globo e Record), OOH em São Paulo e Rio de Janeiro (com totens, relógios de rua e abrigos de ônibus), além de uma presença robusta no digital com ativações em Instagram, TikTok, Facebook, Pinterest, YouTube e Google Display. A campanha também conta com um time de influência robusto e diverso, com conteúdos assinados por Fernanda Souza, Ticiane Pinheiro e Cláudia Raia — também embaixadoras da Usaflex escolhidas por dialogarem com diferentes perfis de públicos por meio do carisma, conexão e autenticidade. Além delas, outras nove criadoras de conteúdo, de diferentes estilos, regiões e vivências, completam o time. Ao todo, são 12 vozes traduzindo o verão com leveza e presença.
A nova coleção aposta na versatilidade de modelos e texturas – unindo o clássico e a praticidade para o dia a dia da mulher. Entre os destaques, estão as papetes metalizadas, sandálias e tênis, peças que combinam funcionalidade e estilo com naturalidade. As estampas em couro, como o big croco e a cobra, reforçam o apelo sofisticado da linha. Já as tecnologias exclusivas Impulse, Extraform e Ativ+Ar garantem bem-estar contínuo sem abrir mão de um design atual e consciente. Segundo Manuela, a campanha reforça o posicionamento da Usaflex como uma marca que entende as necessidades da mulher contemporânea. “Fernanda representa exatamente essa mulher: segura, divertida, confortável na própria pele. É sobre se sentir bem com quem se é — e é isso que queremos inspirar neste verão.”
Link do filme:
Ficha técnica
Título: É para você sentir só o melhor do verão
Produtora Horda
Direção Rodrigo Moreira & Débora Yazbek
Agência Paim
Fernanda Paes Leme faz sua primeira campanha publicitária ao lado da filha Pilar – A Buba, marca referência em produtos para bebês e crianças, dá um passo marcante em sua história ao lançar sua primeira campanha estrelada por uma celebridade. A atriz Fernanda Paes Leme (Fepa), acompanhada de sua filha Pilar, mais conhecida como Pipa, de apenas 1 ano, protagoniza a emocionante campanha “Real como o Amor”. Este é também o primeiro registro publicitário de ‘Pipa’, que estreia com muito carisma, compartilhando momentos de carinho ao lado de ‘Fepa’, refletindo a verdadeira essência do vínculo materno. A campanha é um tributo à jornada da maternidade real, com todas as suas emoções, desafios diários e momentos de pura descoberta. “Real como o Amor” celebra o amor genuíno e a autenticidade dessa vivência, sem filtros ou idealizações.
A presença de Pilar tornou a campanha ainda mais especial – Fernanda, com sua sensibilidade, naturalidade e conexão genuína com o público, foi a escolha perfeita para representar a marca. “Queríamos alguém que transmitisse essa experiência da forma mais verdadeira possível, com afeto e leveza, e a Fernanda personifica isso”, afirma Guilherme Moreno, Head de Marketing da Buba. A presença de Pilar tornou a campanha ainda mais especial, marcando um momento importante tanto para a Buba quanto para as famílias que acompanham a marca. A atriz, que tem vivenciado as maravilhas e os desafios de ser mãe, compartilhou suas emoções: “Eu sempre vivi com o coração aberto. Quando a Pilar chegou, ele virou casa, colo, caos… e um amor que não cabe em mim. Preencheu tudo, até uns vazios que eu nem sabia que estavam ali. A vida ganhou outro ritmo. Um sonho bonito, justamente porque é real.”
Com esta campanha, a Buba não só celebra o que há de mais genuíno na maternidade – mas também reforça seu compromisso de oferecer produtos de qualidade, segurança e design inovador para cada momento do desenvolvimento da primeira infância. A marca é aliada essencial para as famílias, com itens que tornam o dia a dia mais prático, seguro e cheio de cuidado. A campanha será veiculada em diversas mídias, incluindo OOH e plataformas digitais, consolidando a Buba como uma referência nacional no segmento de puericultura leve. As imagens da campanha, que capturam a pureza e o afeto entre mãe e filha, foram registradas pelo fotógrafo e amigo da família André Nicolau, enquanto o filme ficou a cargo de Richarles Rodrigues. A direção de arte é assinada por Anderson Rodriguez, e a produção executiva é de Orizon Productions. O styling e a beleza por Charles Almeida, Marcell Maia e Claudinha Vitória, respectivamente.
Filme
FICHA TÉCNICA
MARCA: BUBA
CAMPANHA: Real como o amor
FOTOS: André Nicolau
FILME: Ricardo Rodrigues
DIREÇÃO DE ARTE: Anderson Rodrigues
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Orizon Productions
STILING: Marcell Maia
BELEZA: Charles de Almeida
MANICURE: Claudinha Vitoria
LOCAÇÃO: Fazenda Guaxinduva