Política

Euclério mexe na equipe e Transparência terá novo secretário

Jorge Saadi, que comanda Relações Institucionais, vai para a Semcont. Prefeito vai tirar 10 dias de férias e só decide o rumo da Saúde e de Relações Institucionais na volta

Leitura: 4 Minutos
Euclério vai nomear Jorge Saadi para o comando da Secretaria de Controle e Transparência
Euclério vai nomear Jorge Saadi para o comando da Secretaria de Controle e Transparência

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), vai mudar o comando de duas secretarias de sua gestão. O advogado Jorge Eduardo Saadi vai deixar a Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais para assumir a Secretaria de Controle e Transparência (Semcont) – pasta que ele já comandou no primeiro mandato de Euclério (2021-2024).

Hoje, quem está no comando da Semcont é o subsecretário da mesma pasta, Charles da Silva Fraga. Ele assumiu a secretaria de forma interina substituindo o então secretário Pedro Ivo, quando este foi nomeado secretário de Saúde do município – Pedro Ivo deixou a gestão na última sexta-feira (11). Charles volta ao cargo de subsecretário de Controle e Transparência.

A mudança foi confirmada, com exclusividade à coluna De Olho no Poder, nesta quinta-feira (17), pelo prefeito: “Estou fazendo essa mudança hoje e sai amanhã (18) no Diário Oficial do município”.

Saadi é advogado, especialista em Gestão Pública, Compliance e Gerenciamento de Projetos e está na gestão desde o início do primeiro mandato de Euclério, em 2021. Além de comandar a pasta de Transparência, ele também já foi secretário de Administração, de Gestão e de Comunicação.

Segundo o prefeito, a decisão de quem irá ocupar o lugar hoje de Saadi, em Relações Institucionais, será tomada depois que retornar das férias.

Prefeito passa o cargo para vice e sai de férias: “Descansar e namorar”

Em cerimônia marcada para esta sexta-feira (18) em seu gabinete, o prefeito Euclério vai passar o cargo para sua vice-prefeita, Shymenne de Castro (PSB), e tirar férias. O afastamento será de 10 dias.

“Vou transmitir o cargo para a Shymenne e tirar 10 dias. Estou há sete anos sem férias. Vou aproveitar para viajar, descansar e namorar minha esposa”, disse Euclério, fazendo mistério sobre o destino das férias.

Antes de viajar, porém, ele pretende participar da inauguração do Complexo Esportivo Hugo Viola, em Jardim América, marcada para as 19 horas de amanhã.

A obra, feita em parceria com o governo do Estado, contou com investimento de R$ 7,9 milhões e terá quadra poliesportiva coberta, pista de caminhada, ciclovia, campo de futebol, pista de skate, arquibancada, playground, academia popular, quiosque, bancos, pergolado, iluminação em LED e vestiário, numa área de 785 metros quadrados.

E a Saúde?

Com relação ao seu estado de saúde, Euclério disse que está bem e se sentindo como “um menino de 30 anos”, após passar por um transplante de rim e outras complicações que o levaram a internações hospitalares.

Já com relação ao comando da Secretaria de Saúde, disse que também vai deixar para resolver no retorno das férias.

Na última sexta-feira, o prefeito exonerou, a pedido, o secretário de Saúde Pedro Ivo. A pasta está sob o cuidado interino do secretário de Administração, Renan Poton de Jesus.

Quatro médicos tiveram, nos últimos dias, os nomes cotados pelo mercado político de Cariacica para assumir a pasta. São eles: Fernando Santorio, Doutor Helcio, Jovarci Motta e Heraldo Lemos.

Euclério disse, porém, que não há no momento ninguém cotado para a vaga: “Não tem ninguém cotado ainda. Não conversei com ninguém sobre o assunto. Quando eu voltar das férias, vou reunir a equipe e decidir”.

O prefeito fez questão de elogiar os médicos citados: “Todos são bons nomes. São capacitados, ajudam a gestão, mas ainda não decidi. Só quando eu retornar”.

LEIA TAMBÉM:

Secretário de Saúde de Cariacica pede exoneração

A força demonstrada por Euclério em evento pró-Ricardo

Fabiana Tostes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.