torneira água cesan saneamento
Foto: Canva

A Prefeitura de São Mateus, na região Norte do Espírito Santo, decretou situação de emergência em razão do excesso de sal no Rio Cricaré, que abastece o município. O decreto foi publicado na quarta-feira (08) e o abastecimento de água foi suspenso em algumas faixas de horário.

O aumento do excesso de sal em alguns pontos do rio, segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), ocorreu com o avanço da água do mar para o interior do ponto de captação, formando uma espécie de camada de salinidade, o que é chamado de “cunha da salina”.

Um estudo realizado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) mostrou que a água no ponto de captação no bairro Porto superou o limite de 250 mg/L, estabelecido pelo do Ministério da Saúde.

Com o comprometimento do abastecimento, a população foi orientada a evitar qualquer tipo de desperdício até que a situação da água seja normalizada. A prefeito estabeleceu algumas proibições.

O decreto determina a proibição de usos não essenciais de água da rede pública, tais como a lavagem de vidraças, fachadas, calçadas, pisos, muros e veículos com mangueira; a irrigação de gramados e jardins; o resfriamento de telhados por umectação ou sistemas abertos; e a umectação de vias públicas e fontes de poeira.

Prefeitura de São Mateus

Saae estabelece o racionamento de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informou, por meio das redes sociais, que devido à elevação da concentração, a Estação de Tratamento de Água (ETA) foi temporariamente desativada por volta das 18h desta quarta até meia-noite.

Além disso, o “abastecimento deve ser interrompido novamente às 6h desta quinta (09)”. Não foi informado que horas será retomado.

Com isso, o abastecimento poderá ser reduzido ou interrompido em alguns bairros, recomendado o uso consciente da água, priorizando o consumo essencial.

A medida segue os protocolos de segurança e qualidade da agua previstos na Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde, garantindo que a água distribuída esteja dentro dos padrões adequados.

Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae)

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória