Tenente-Coronel Marcelo Moreira Falci Júnior (Foto/reprodução: Redes Sociais)
Tenente-coronel Marcelo Moreira Falci Júnior. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Exército Brasileiro realizou, na última quinta-feira (5), a solenidade de passagem de comando do 38º Batalhão de Infantaria, sediado na Prainha, em Vila Velha. O coronel Thiago Garcia Pereira deixou o posto, que passou a ser exercido pelo tenente-coronel Marcelo Moreira Falci Júnior.

A cerimônia contou com a presença de generais da 1ª e 2ª Divisão de Exército, além de autoridades civis e militares convidadas. O evento também reuniu ex-comandantes da unidade, considerada estrategicamente importante para a atuação do Exército no Espírito Santo.

Durante o ato militar, foi descerrado o retrato do comandante sucedido, tradição que marca oficialmente o encerramento de um ciclo e preserva o registro histórico do batalhão, conhecido como “Sentinela do Solo Capixaba”.

Quem é o novo comandante

Natural de Juiz de Fora (MG), o tenente-coronel Marcelo Moreira Falci Júnior nasceu em 26 de março de 1980 e ingressou na Escola Preparatória de Cadetes em 1999. Tornou-se aspirante-a-oficial em 2003, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).

Entre as funções desempenhadas ao longo da carreira, atuou como instrutor da Aman, oficial no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, além de ter servido em unidades de Infantaria de Montanha em Minas Gerais.

Falci Júnior possui experiência internacional, tendo integrado duas missões de paz da ONU, na República Centro-Africana (MINUSCA) e no Sudão do Sul (UNMISS), onde exerceu função de inteligência militar. Também serviu recentemente no Centro de Inteligência do Exército, em Brasília.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.