Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória

O Dia de Finados, celebrado neste domingo (02), para muitos é mais do que um feriado. O momento é reservado para lembrar ou prestar homenagens aos entes queridos que já se foram e deixam saudade no coração.

No Espírito Santo, cemitérios da região da Grande Vitória realizam ações de manutenção, melhorias e preparam esses locais para a visitação de parentes e amigos aos túmulos. 

Em muitos espaços também haverá distribuição de flores e água mineral aos visitantes, com apresentações de violino com músicos capixabas, para criar uma atmosfera de serenidade e leveza ao longo do dia.

Além disso, em alguns locais, a abertura dos cemitérios pode ser estendida para atender a possível demanda de visitantes.

Confira o funcionamento dos cemitérios da Grande Vitória:

Vitória

Segundo a Prefeitura de Vitória, o funcionamento dos cemitérios de Santo Antônio e Maruípe será das 8h às 17h.

Além disso, o Cemitério de Maruípe, conta com aproximadamente 16 mil novos nichos, ampliando sua capacidade de atendimento. A capela foi reformada, garantindo mais conforto aos visitante.

Nos dois cemitérios, de Maruípe e de Santo Antônio, também foram instalados guarda-corpos e corrimões, tornando o deslocamento mais seguro e acessível.

  • Cemitério de Maruípe (Boa Vista): Avenida Adolpho Cassoli, 314, em São Cristóvão
  • Cemitério de Santo Antônio: Avenida Santo Antônio, 1.650, em Santo Antônio

Vila Velha

A Prefeitura de Vila Velha destacou que, no Dia de Finados, os cemitérios do Centro de Vila Velha, Bosque, Barra do Jucu e Ponta da Fruta, funcionarão nos horários habituais, das 8h às 17h.

Já o Cemitério de Santa Inês, abrirá mais cedo, às 6h30 e também encerrará às 17h. Os servidores municipais estarão presentes para prestar informações e apoiar o público.

 A expectativa é de que mais de 10 mil pessoas passem pelos seis cemitérios durante esse período.

Ainda conforme a Secretaria de Serviços Urbanos, as ações de jardinagem, capina, roçagem, varrição, poda de árvores, pintura e pequenas reformas, foram intensificadas para garantir um ambiente mais limpo e acolhedor na data.

Serra

A Prefeitura da Serra destacou que a visitação nos cemitérios do município acontecerá das 8h às 17h.

Durante o domingo (2), são previstas missas ao longo do dia em: Pitanga, São Domingos, Jacaraípe, Nova Almeida, Serra Sede e Carapina.

O órgão destaca que, os horários das celebrações continuam sendo definidos pelas paróquias. Mas, estão confirmadas missas no Cemitério de Carapina, às 9h e às 15h; em São Domingos, às 10h; e no Cemitério de Serra Sede, às 8h, na Igreja Matriz.

A preparação dos cemitérios é realizada de forma contínua ao longo do ano, com ações de manutenção, limpeza, capina, roçada da vegetação e pintura.

Prefeitura da Serra

Cariacica

Em Cariacica, os cemitérios funcionarão das 6 às 17h. Eles estão localizados em Aparecida, Oriente, Cruzeiro do Sul, Alto Lage, Nova Rosa da Penha, Cariacica-Sede, e Novo Brasil.

Segundo a Secretaria Municipal de Serviços (Semserv), o órgão tem realizado ações de manutenção e melhorias nos cemitérios da cidade. A expectativa é receber cerca de 18 mil visitantes até domingo (2).

 Todos recebem manutenção e limpeza constantemente. As equipes de limpeza realizam rondas nos locais, assegurando a conservação diária.

Prefeitura de Cariacica

Viana

Durante a data, os cemitérios de Viana vão funcionar em horário especial, entre 7h e 16h.

Localização dos cemitérios de Viana:

  • Cemitério Araçatiba: rua João Colombo Neves, ao lado da Igreja Nossa Senhora D’Ajuda, em Araçatiba
  • Cemitério Viana Sede: rua Frederico Ozanan, 62, em Viana Sede
  • Cemitério de Nova Bethânia: rua Xingu, 229, em Nova Bethânia
  • Cemitério Vertical: rua Viana, 10, em Morada Bethânia
  • Cemitério de Vila Bethânia: rua Olival Pimentel, 204, em Vila Bethania

Para informações e serviços, os interessados devem entrar em contato com os números (27) 99944-8918 ou (27) 99926-1424.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória