
A agenda de transição energética do Espírito Santo acaba de ganhar um instrumento regulatório com peso de mercado. O governo estadual acaba de anunciar, nesta quarta-feira, 12 de novembro, pelo Governador do Estado Renato Casagrande, a concessão do primeiro Selo Descarboniza-ES à Marca Ambiental, durante a COP30, em Belém, no Pará. A certificação é coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), e integra o Plano Estadual de Descarbonização (NetZeroES 2050). Na foto acima, Victoria Flores, Ministra do Meio Ambiente de Córdoba, Governador do Estado do Espírito Santo Renato Casagrande, Gustavo Ribeiro, diretor institucional do Grupo Marca, Felipe Rigoni Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo e o Governador do Piauí Rafael Fonteles.

Reconhecimento valida pioneirismo na transição energética e economia circular no estado – Entre os critérios para a escolha da empresa de soluções sustentáveis, com sede em Cariacica, há o reflexo de seu histórico de investimentos em tecnologias para promover o gerenciamento integrado de resíduos e comprovação de soluções em reduções de emissões, com inventários e transparência em seus processos de geração. Para além do reconhecimento ambiental, o Selo Descarboniza-ES, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), será incorporado como critério para a concessão de benefícios governamentais, incluindo incentivos fiscais, regulatórios e linhas de crédito baseadas em requisitos de performance ESG.

Transparência e competitividade no mercado de carbono – A iniciativa é destinada a empresas com planos de redução de Gases de Efeito Estufa (GEE). Para obter o selo, que terá validade anual e renovável, as companhias precisarão atender a critérios rigorosos, tais como apresentar um inventário detalhado de suas emissões, protocolar um plano de descarbonização válido e comprovar a redução ou compensação de, pelo menos, 5% das emissões dentro do território estadual. Outro pilar do programa será a transparência regulatória. As informações sobre inventários e as reduções certificadas estarão disponíveis em um Registro Eletrônico Público, estabelecendo uma base de dados verificável que suportará o crescente mercado de carbono local e a avaliação de risco climático por investidores. Na foto, Mirela Souto, presidente do Instituto Marca e Gustavo Ribeiro, diretor institucional da Marca Ambiental.

Projeto de biometano, com investimento de R$70 milhões, terá operação iniciada no primeiro semestre de 2026 – Atualmente, a Marca Ambiental, que faz parte do Grupo Marca, tem avançado em projetos para a geração de energia renovável a partir do resíduo. A empresa capta cerca de 120.000 Nm³/dia de biogás, sendo cerca de 60% direcionado para a usina termelétrica, com potência instalada de 5MW, comercializando energia limpa por geração distribuída desde 2020. Os outros 40%, serão destinados à nova planta de purificação para produção de biometano, que será injetado na rede da ES Gás. A usina de biometano, que tem início de operação previsto para o primeiro semestre de 2026, representa um investimento total de R$70 milhões. A produção do biometano será injetada na rede da ES Gás. Esse foco em combustíveis limpos é fundamental, já que cerca de 50% das emissões do estado vêm do setor industrial, que possui setores considerados hard-to-abate, ou seja, difíceis de descarbonizar. O impacto cumulativo dos projetos da Marca Ambiental resulta em uma redução de cerca de 200.000 toneladas de CO2 equivalente/ano.

O que diz a liderança da Marca Ambiental sobre a conquista do selo – Para Gustavo Ribeiro, diretor institucional do Grupo Marca, a certificação é um marco. “O Selo Descarboniza-ES chancela nosso histórico de 30 anos de pioneirismo, desde o primeiro projeto de crédito de carbono do Estado registrado, em 2004. Mostra, também, que a iniciativa privada, quando incentivada por políticas públicas claras, é capaz de entregar soluções em escala para o enfrentamento da crise climática, transformando risco ambiental em valor de negócio. A conversa climática mudou. Não é apenas proteção ambiental, é um novo modelo de desenvolvimento, de emprego e de competitividade. A mensagem é que enfrentar a mudança do clima é possível e pode gerar emprego e renda”, afirma Ribeiro. O diretor ressalta ainda a importância do capital público no fomento à inovação em um setor de alto custo de transição. “Receber o primeiro Selo Descarboniza-ES é um reconhecimento, mas também um compromisso com o futuro. Ele comprova que a união entre o setor privado, a inovação tecnológica e o apoio do governo do Estado, é o caminho para alavancar os investimentos necessários para a descarbonização no Espírito Santo,” conclui. As fotos são de Gustavo Pagotto

Governo do Brasil lança campanha “Do lado da COP30. Do lado do povo brasileiro” – O Governo do Brasil anuncia o lançamento da campanha publicitária nacional “Do lado da COP30. Do lado do povo brasileiro.”, desenvolvida pela agência Calia para celebrar a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em 2025, em Belém do Pará, no coração da Amazônia. A iniciativa marca o protagonismo brasileiro nas negociações climáticas globais e reforça o compromisso do país com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. A campanha parte de uma mensagem impactante, que dá voz ao “não” dos brasileiros à destruição do planeta e à indiferença diante da crise climática. A partir desse ponto de partida, a narrativa se transforma em uma afirmação positiva e orgulhosa: o Brasil é a casa da COP30, o país da Amazônia e um líder mundial na busca por soluções reais para o futuro do clima.

Este é um momento histórico para o Brasil e para o mundo – Sediar a COP30 no coração da Amazônia é um símbolo da confiança internacional em nossa capacidade de conduzir o diálogo climático. A campanha traduz esse orgulho e convida todo brasileiro a fazer parte dessa jornada coletiva pelo futuro do planeta. Assinada pela Calia, a campanha foi concebida com um conceito inclusivo, emocional e de forte apelo popular. Sob a assinatura “Do lado da COP30. Do lado do povo brasileiro.”, o projeto utiliza múltiplas linguagens e formatos para dialogar com públicos em todas as regiões. A veiculação ocorrerá em televisão aberta, internet, redes sociais, mídia impressa e painéis digitais, reforçando a dimensão nacional da mensagem. Os materiais valorizam a cultura e a identidade da região, integrando a Amazônia à narrativa global sobre o clima, mas também mostra todo o Brasil unido, com seus diferentes sotaques, cidades e biomas.

Filme
A campanha reflete a essência do Brasil contemporâneo – otimista, plural e engajado, que inspira orgulho e senso de pertencimento. Ela começa com uma recusa – o não à destruição do nosso futuro – e se transforma em uma afirmação de unidade e esperança. O resultado é uma mensagem que convida o mundo a olhar para o Brasil como exemplo de diálogo e ação climática. Com a COP30, o país assume o papel de anfitrião de um dos eventos mais importantes do planeta, reunindo Chefes de Estado, cientistas, organizações ambientais e a sociedade civil para discutir os rumos das políticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O Brasil chega à conferência como liderança reconhecida pela diversidade de sua matriz energética, pelos investimentos em bioeconomia e pela cooperação internacional em defesa da Amazônia.

Filme
FICHA TÉCNICA
Agência: CALIA Y2
Cliente: SECOM/ PR
Campanha: COP30
Direção-Geral de Criação: Geisa Lopes.
Direção de Criação: Paulo Fernandes, Maurício Oliveira, Alexandre Ferro e Cícero Fraga.
Head of art: Bruno Lima.
Criação: Paulo Fernandes, Cicero Fraga, Eve Portilho, Ronilton Costa, Livia Roma e Alexsander do Nascimento.
Direção Executiva e Geral de Atendimento: Claudia Lassance.
Atendimento: Samir Augusto, Letícia Fekete, Aline Souza e Ludmila Queiroz.
Atendimento Digital: Juliana Vasconcellos.
Mídia/BI: Milena Lima, Mayko Chaves, Luana Pessoa, Alaine Santos, Felipe Pereira, Vinicius Menezes, Lucas Germano, Marcos Alencar, Alexandre Maluf, Yussef Hagge e Gracielly Lemos.
Planejamento: Analuiza Kazniakowski, Isabel Aquino, Liana Bonaccorsi, Cezar Pinheiro e João Pinheiro.
Planejamento e Conteúdo Digital: Lucas Mansur, Camila Batista, Camila Beatriz e Regina Arruda.
Conteúdo Digital: Diego Matos, Lucca Farinasso, Ari Neto, Alessandro Resende, Marcela Silva, Débora Freitas, Guilherme Paiva e André Oliveira.
Diretor de Produção: Marcos Araújo.
Produção gráfica e RTV: Fernanda Machado, Adriana Berquó, Tamiris Monroe e Edson Lima
Produção Digital: Lucas Xavier.
Arte-final: Antônio Elias, Suzana Daniel e Mardelson Carmo.
Revisão de Textos: Magda Carlos.
Aprovação: Samantha Marchiori, Matheus Fernandes e Julieta Pinheiro.
Período: Novembro/2025
Produtora de vídeo: Labalaba Produções
Diretor de Cena: Matheus Vianna
Diretor de Fotografia: Peu Ribeiro
Assistente de Direção: Carla Rebouças
Diretor Executivo: Silvana Assis
Atendimento: Silvana Assis
Diretor de Produção: Marzio Lacerda
Produção: Wilson Paz
Diretor de Arte: Bea Morbach
Coordenador de Pós-Produção: Tito Oliveira
Montagem: Bruno Massato
Colorização: Reizinho Bacelar
Produtora de Elenco: Cecilia Ferreira
Chefe Maquinária: Andreson Conte /Ailton Barbosa
Chefe Elétrica: Angelo Conte / Axson Barbosa
Som direto: Leo
Maquiagem: Rose Geha
Figurino: Ketlen Suzy
VFX: Mauricio Ragi
Produtora de audio: Sagaz Audio
Atendimento: Amanda Serra
Diretor Musical: Moisés Souto
Produtor Musical: Moisés Souto e Rafael Jardim
Mixagem e Finalização: Dado Almeida
Coordenação de Produção: Amanda Serra

Contagem regressiva e expectativa da 32ª edição da Expo Afonso Cláudio – De 19 a 23 de novembro, o Parque de Exposições de Afonso Cláudio (Vale do Empoçado) sediará a 32ª edição da Expo Afonso Cláudio, reconhecida como o maior evento agropecuário e sertanejo do Espírito Santo. A programação reúne grandes shows nacionais, rodeio com competidores de renome internacional, atrações culturais e espaços dedicados ao agronegócio. Entre as atrações musicais confirmadas estão Leonardo, Lauana Prado, Hugo & Guilherme e Alemão do Forró, que representam diferentes gerações e estilos do sertanejo nacional. O público poderá acompanhar apresentações marcadas por grandes sucessos e forte apelo popular.

O Rodeio Show também será um dos destaques da edição – A competição reunirá atletas que competem em nível internacional e contará com a locução de Gleydson Rodrigues, considerado um dos maiores narradores do país. As provas acontecem de quinta a domingo, prometendo movimentar a arena principal e atrair grande público. Além das apresentações musicais e do rodeio, o evento contará com exposição de animais, provas dos Três Tambores, parque de diversões, mini fazendinha e área gastronômica, consolidando-se como um espaço de lazer e tradição para toda a família. Na sexta (21) e sábado (22), o evento adotará o formato de entrada solidária, com ingressos a R$10,00. Toda a renda será destinada à APAE de Afonso Cláudio e ao Projeto Resgate Vida. Na quarta (19), quinta (20) e domingo (23), a entrada será gratuita. A Expo Afonso Cláudio 2025 é uma realização da Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio e deve reunir um público estimado em mais de 100 mil pessoas ao longo dos cinco dias de programação. Ingressos disponíveis em: https://zig.tickets/eventos/expo-afonso-claudio-2025

Ypê celebra 75 anos com experiência imersiva criada pela AKM – A AKM foi a responsável pela criação e produção do evento comemorativo dos 75 anos da Ypê, realizado na última quarta-feira (5), na Casa Petra, em São Paulo. A celebração reuniu grandes parceiros de negócios, colaboradores, representantes do varejo, formadores de opinião, imprensa e autoridades, em uma noite dedicada à trajetória e aos valores que moldaram a história da empresa Em parceria com a equipe da Ypê, a agência desenvolveu o conceito, a identidade visual, a cenografia e todo o conteúdo do encontro, uma criação pensada para refletir a essência de uma companhia familiar que valoriza suas origens e mantém o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Entre os destaques, o Museu Ypê 75 anos proporcionou uma imersão na memória da marca, com peças históricas, as primeiras embalagens da marca, campanhas publicitárias e ativações de produtos que marcaram gerações. O espaço foi complementado por conteúdos em LED que narraram a evolução da empresa e sua relação com os lares brasileiros.

A AKM foi responsável pela concepção, identidade, cenografia e produção completa do evento realizado em São Paulo – A programação contou ainda com uma apresentação conduzida pelos principais representantes da família fundadora e executivos da Ypê, que revisitaram momentos marcantes e reforçaram o propósito que orienta a companhia desde sua origem. A mestre de cerimônias foi a jornalista Rosana Jatobá, referência quando o assunto é sustentabilidade, tema que norteou as comemorações e reforçou as mais de sete décadas de compromisso ESG da Ypê. “Meu pai fundou a Ypê, na cidade paulista de Amparo, e desde o início buscamos oferecer soluções de alta qualidade a preços justos. Ao longo de sete décadas e meia, evoluímos, diversificamos nosso portfólio e ampliamos nossas operações, que hoje estão divididas em sete complexos fabris, distribuídos em cinco estados brasileiros. Nosso propósito de entregar qualidade acessível, com respeito às pessoas e ao meio ambiente, continua sendo o que nos move”, disse Waldir Beira Junior, CEO da Ypê. “Foi uma honra para a AKM criar e executar um projeto tão significativo, que celebra não apenas uma trajetória empresarial de sucesso, mas também uma história feita de valores, pessoas e propósito. Cada detalhe, do conceito à operação, foi desenvolvido em total parceria com a equipe da Ypê, que participou ativamente de todas as etapas”, Juliana Pileggi Suplicy, CEO da AKM.

Fundação Telefônica Vivo firma parceria inédita com Cátedra Unescoe lança publicação com orientações para uso de IA na educação – A Fundação Telefônica Vivo acaba de firmar uma parceria com a Cátedra UNITWIN UNESCO de Inteligência Artificial Desplugada na Educação no Brasil, baseada na Universidade Federal de Alagoas (UFAL)e coordenada pelo Instituto de Inteligência Artificial (IA.Edu). A Cátedra se destaca por ser a primeira no mundo dedicada à implementação da inteligência artificial de forma desplugada, ou seja, com metodologias que não dependem de conectividade constante ou infraestrutura tecnológica avançada, e contacoma liderança dos professores Ig Ibert Bittencourt (UFAL) e Seiji Isotani (UPENN – Universidade da Pensilvânia). Essa abordagem dialoga diretamente com os desafios enfrentados pelas escolas públicas brasileiras, especialmente em regiões com acesso limitado à tecnologia. A Fundação Telefônica Vivo é a única apoiadora institucional dessa iniciativa global.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a produçãoe disseminaçãocientífica – sobre como levar os benefícios da IA para pessoas e lugares onde a tecnologia e a infraestrutura não estão presentes.Com duração até 2028 e investimento anual de R$400 mil, a proposta é ampliar o acesso ao conhecimento sobre inteligência artificial, reduzir desigualdades educacionais e desenvolver soluções para contextos com baixa conectividade, por meio de uma rede nacional e internacional de especialistas. “Essa parceria reafirma nosso compromisso com uma educação transformadora, inclusiva e acessível, ao promover a democratização da inteligência artificial no ensino. Ao unir esforços técnicos e acadêmicos, ampliamos as oportunidades de aprendizagem para todos os estudantes, independentemente de suas condições socioeconômicas”, explica Lia Glaz, diretora presidente da Fundação Telefônica Vivo. O lançamento ocorre em um momento estratégico no país: até o fim de 2025, as redes de ensino devem atualizar seus referenciais curriculares para incorporar o complemento da BNCC Computação.

A IA e outras tecnologias habilitadoras não devem ser vistas como meras ferramentas – A IA, nesse cenário, não se configura como conteúdo isolado, mas como campo de conhecimento que se articula aos pilares da Computação, ampliando as oportunidades de aprendizagem e promovendo uma formação crítica, ética e criativa dos estudantes. “Vivemos um momento singular para repensar a educação e o papel da tecnologia, em particular, a inteligência artificial na melhoria e expansão de uma educação de qualidade. A IA e outras tecnologias habilitadoras não devem ser vistas como meras ferramentas. Elas devem ser pensadas e construídas como parte inerente do sistema educacional para fortalecer interações e aprendizagens humanas de forma criativa, crítica e sustentável. Com a abordagem de IA desplugada na educação, queremos mostrar que é possível levar os benefícios da IA mesmo em contextos de baixa conectividade e infraestrutura, garantindo que nenhum estudante, professor, escola ou região fique para trás”, comenta Seiji Isotani, um dos coordenadores da Cátedra UNESCO UNITWIN de Inteligência Artificial Desplugada na Educação e Diretor do Programa de IA na Educação da Universidade da Pensilvânia. Como primeiro fruto da colaboração, as instituições lançaram a Nota Técnica “Educar na Era da Inteligência Artificial: Caminhos para a BNCC Computação” – idealizada pela Fundação Telefônica Vivo, executada pelo Instituto de Inteligência Artificial para a Educação (IA.Edu), e realizada no âmbito da Cátedra UNESCO UNITWIN de Inteligência Artificial Desplugada na Educação.

O documento é um marco inédito no cenário educacional do país ao oferecer diretrizes práticas para integrar a IA aos referenciais curriculares das redes de ensino, com foco em técnicos das secretarias de educação e equipes pedagógicas. Estruturada em duas partes complementares, a Nota Técnica apresenta inicialmente o “desenho curricular”, com fundamentos teóricos e práticos para compreender e incorporar a IA aos três eixos da BNCC Computação: Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital. Essa seção aprofunda as conexões entre IA e currículo por meio do mapeamento de competências com base em frameworks nacionais e internacionais, além de trazer exemplos aplicáveis que demonstram como trabalhar esses conteúdos de forma significativa e alinhada às especificidades locais. Na segunda parte, o foco está na implementação: são apresentados caminhos práticos para integrar a IA aos referenciais curriculares, com destaque para os habilitadores essenciais à efetividade do processo, como formação docente, engajamento da comunidade escolar, adequação de recursos e planejamento estratégico. O material foi apresentado na íntegra em uma live disponível no Youtube da Fundação Telefônica Vivo, e a Nota Técnica já está disponível gratuitamente para download no site dos parceiros – para baixar, acesse aqui.

Vídeo

Grey assina campanha para o WPP Campus São Paulo – A Grey lança campanha para apresentar oficialmente o WPP Campus São Paulo, batizado de WPP Vila: uma identidade que traduz a força global da WPP com o jeito brasileiro de criar. O nome “Vila” foi escolhido por reunir duas camadas de significado. A primeira é cultural: nas vilas do Brasil, a vida se organiza em vizinhanças próximas, onde as pessoas convivem, trocam e constroem juntas. Essa ideia reflete a própria essência do Campus, um espaço coletivo e acolhedor. A segunda é simbólica: a campanha apresenta as agências do grupo interconectadas, compondo um ecossistema integrado em que competências diferentes se conectam para gerar algo maior do que a soma das partes. O nome também ancora o Campus no território em que está inserido, a Vila Leopoldina, reforçando pertencimento e identidade local, em alinhamento com a prática dos WPP Campi ao redor do mundo.

WPP Vila é inspirado no conceito das vilas do Brasil e está ancorado na Vila Leopoldina – Visualmente, a campanha parte dos elementos da própria marca WPP para contar essa história. Os pontos do logotipo, que simbolizam união, flexibilidade e conexão, tornam-se o fio condutor das peças, ora como módulos gráficos, ora como sinais de fluxo e colaboração entre as agências e as disciplinas. Ao lado desses elementos, fotografias e recortes do próprio WPP Vila colocam uma lente sobre as texturas e contrastes do espaço: a presença do verde dos jardins e a robustez do concreto, as retas e as curvas, o design moderno e funcional. Todos esses elementos reforçam a leitura de que o Campus nasce da convivência harmônica de diferentes detalhes, pessoas e especialidades, alinhada ao propósito da WPP de usar o poder da criatividade para construir futuros melhores para talentos, clientes, comunidades e o planeta.

A estratégia de mídia inclui OOH, digital e impresso – Em OOH, a campanha estará presente com ênfase em eixos de alta circulação. No digital, contempla DOOH, redes sociais, vídeo e formatos de display. Na mídia impressa, prevê anúncios e materiais institucionais. “O WPP Vila é a materialização da nossa visão de futuro para a indústria de marketing e comunicação no Brasil. Mais do que um espaço físico, é um ecossistema vibrante e um verdadeiro templo da criatividade, onde a força global da WPP se encontra com a autenticidade e o talento brasileiro. O nome ‘Vila’ celebra a rica cultura de vizinhança e colaboração do nosso país, e nos ancora na Vila Leopoldina, um bairro em transformação que se tornará um farol de inovação. Ao reunir nossas agências neste ambiente que acolhe e conecta, estamos consolidando um polo de inovação e criatividade, mais preparados do que nunca para entregar a transformação que nossos clientes buscam”, explica Stefano Zunino, country manager da WPP no Brasil.

“Como agência da WPP, partimos de um desafio claro: criar para o Campus uma identidade que integrasse o ecossistema do grupo sem perder o sotaque brasileiro. O insight é simples e nosso: no Brasil, ‘vila’ é vizinhança, autonomia com convivência. Por isso, na campanha, transformamos os pontos do logo da WPP em vizinhos: cada ponto representa uma empresa e as conexões viram ruas e fluxos de colaboração. Daí nasce um sistema vivo e modular, operável por todas as agências, que respeita os códigos globais da WPP e ganha acentos locais nas cores e texturas do espaço. O que queremos comunicar é simples: mais clareza do ecossistema, mais agilidade entre disciplinas e uma expressão de marca que transforma convivência em potência criativa”, explica Manir Fadel, CEO da Grey.

FILME
FICHA TÉCNICA
WPP VILA – CAMPANHA
WPP Country Manager: Stefano Zunino
Campus Experience Lead: Juliana Gouvea
Agência: Grey
President & Chief Creative Officer: Manir Fadel
COO (Chief Operating Officer): Priscilla Telles
ECD: André Gola
Diretores Criativos: Ale Parme, Mariana Horta
Criação de Conteúdo: Raphael Nogueira, Cintia Tavares
Diretora de Atendimento: Andrea Carneiro
Atendimento: Manuel Quintana, Manuela Ochipinti
Produção: Fabiano Beraldo, Ana Beatriz Duarte
Motion: Ricardo Melo
Midia: Carolina Buzetto, Gabriela Amato, Rodrigo Bolta e Nuria Alves
Produtora: Hogarth
Agência: Grey
Diretor e Fotógrafo Still: Ricardo Barcellos
General Director: Rafael Nasser
Diretor Criativo: Ale Silveira
Produtora Líder: Luiza Pagliarini
Account Director: Romulo Errico e Marina Amato
Produtora: Karen Xavier
Produtora financeira: Natália Cardoso
Matheus Leitao – Diretor de Arte
Marina Saverio – Designer UX
Creative Ops: Guilherme Soares
Direção de produção: Miguel Pixies
Assistente de Produção: Tuca
Ajudante de Produção: Marinheiro e Ricardo Bartolomeu Simão
Assistente de Fotografia Still: Gustavo Borges Campos
Operador de Câmera: Vitor Boletti Garcia
Assistente de Câmera e Logger: Rodrigo de Oliveira Fonseca
Drone: Bruno Augusto
Motorista Van Equipamento: Roberto Boloto
Agência de Elenco: Madream
Produtor de Figuração: Jonas Pádua
Figuração: Alessandro Santos, Arlete Braga, Bianca Leão, Estela Suganuma, Fabiana Ribeiro, Flavia Lopes, Babi Paula, Haldney Ferreira, João Vitor de Matos Neves, Karol Melo, Marcus Teodoro Lopes, Maic William, Eugênia Devile, Thyago Alex, Wallace Jesus
Post Production Manager: Anita Nadai
Post Producer: Felipe Pires e Stefano Bitelli
Montador: Sergio Diniz
Ricardo Tatebe – VFX/Motion/Edição
Estúdio Ilustração: Birdo
Ilustrador: Rafael Muppet
Produtora de som: PUNCH AUDIO
Produção: Mariano Alvarez
Produtora Executiva: Lili D. Aragoni
Atendimento: Fefo Miranda, Ale Pais e Kiki Eisenbraun
Head de Coordenação: Cristiane Oliveira
Coordenação de Produção: Karina Coviello e Lais Santana
Mixagem e Finalização: Gustavo Guanaes, Ian Sierra e Rodrigo Tuchê
Locução filme Colaboradores: Roberta Calza