“Toda história tem um recomeço.” Tendo esse mote como base, a Secretaria de Educação do Governo do Espírito Santo busca mobilizar, pela EJA (Educação de Jovens e Adultos), pessoas que não concluíram os estudos a retomarem suas trajetórias, por meio de apoio, dignidade e perspectivas reais de transformação. A campanha publicitária criada pela Ampla tem foco no impacto individual e coletivo da educação, propondo a reconstrução de sonhos interrompidos, trazendo personagens reais e uma abordagem próxima e inspiradora.
Comunicação destaca histórias reais, inclusão social e novas oportunidades – A comunicação criada pela agência conta com planejamento multicanal, incluindo presença em TV aberta, internet e rádio, além de peças digitais. Ela foi desenhada para impactar tanto o público em geral como o prioritário, formado por jovens de 18 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social. “A estratégia considera dados atualizados de consumo de mídia e aposta em linguagem direta, emocional e conectada à realidade de quem já precisou interromper os estudos por motivos como trabalho precoce, maternidade ou falta de apoio familiar”, explica Marla Oliveira, diretora de Negócios da Ampla-ES. Segundo ela, o destaque da ação fica para a “EJA Profissional”, modalidade que integra ensino médio e qualificação técnica, ampliando acesso ao mercado de trabalho em áreas como Instalações Elétricas, Combate a Endemias e Serviços de Eventos.
A EJA é oferecida em diversas escolas da rede pública estadual no período noturno – De acordo com a Secretaria de Educação, mais de 20 mil alunos estão hoje matriculados na EJA, no Espírito Santo — um número significativo, mas ainda distante do potencial de alcance do programa. “A campanha é, acima de tudo, convocação. Uma chance de dizer a milhares de capixabas que ainda dá tempo, pois recomeçar é possível.” A EJA é oferecida em diversas escolas da rede pública estadual no período noturno e estrutura adaptada à rotina de quem trabalha. “A comunicação reforça o compromisso do Governo do Espírito Santo de fazer, cada vez mais, da educação direito universal e de construir de um futuro mais justo e inclusivo para todos os capixabas”, conclui Bruno Reis, diretor de Criação da Ampla-ES.
assista ao filme
Ficha técnica
Agência: Ampla Comunicação
Cliente: Secretaria de Comunicação do Espírito Santo
Diretor de Criação: Bruno Reis
Head de Criação: Thauana Moreira
Coordenadora de Criação: Izabella Rodrigues
Head de Estratégia: Felipe Guimarães
Planejamento: Marcela Rangel
Criação: Rodrigo Pegoretti e Daniel Galvão
Mídia: Grazi Fiorese, Jennifer Kozlowski, Amarildo Feletti e Andressa Lírio
Produção: Humberto Wanke e Mila Neri
Finalização: Jane de Paula, Jeann Alves
Diretora de Negócios: Marla Oliveira
Coordenação de Atendimento: Isabela Gava
Atendimento: Tamyres Mayer
Produção de vídeo: On Filmes
Aprovação: Secretaria de Comunicação do Espírito Santo
Ativação apresenta o evento “Efervescência 2025” e declara: “O Futuro Soa Humano” – Em uma noite que uniu negócios, arte e conexões humanas, a Ativação Live Marketing realizou o evento “Efervescência 2025” para clientes e parceiros na galeria de arte Via Thorey. Com uma recepção marcada pela sofisticação do espaço, a melodia de um violoncelo e intervenções circenses, o evento teve como ponto alto a palestra de Rafael Phoca, diretor de negócios da agência, que defendeu a premissa de que “o futuro soa humano” em um mundo saturado pelo digital. O encontro, baseado em insights do C2 Montréal, teve como objetivo compartilhar uma curadoria de tendências globais e reforçar a importância das experiências autênticas. Phoca, em sua apresentação, destacou a crise da criatividade e a necessidade de as marcas irem além dos algoritmos para criar conexões reais e duradouras.
“A vida não cabe na tela: a experiência como essência” foi o tema que guiou a narrativa, propondo uma reflexão sobre o excesso de informações e a busca por um sentido mais profundo. Durante a palestra, com duração de aproximadamente 40 minutos , Phoca abordou como a curadoria humana se torna um “ato de resistência” em meio à saturação de conteúdo. “Se os algoritmos sabem o que prende a atenção, os curadores sabem o que merece atenção”, afirmou, ressaltando a missão da Ativação em filtrar o que é verdadeiramente significativo para seus clientes. Um dos pontos centrais da apresentação foi a crescente necessidade de experiências reais como um contraponto ao esgotamento digital, evidenciado por termos como “burnout” e “ansiedade digital”. Phoca apresentou dados que reforçam o “renascer da presença” , como o aumento na venda de discos de vinil e estudos que comprovam os benefícios de eventos ao vivo para o bem-estar e a longevidade. Na foto Welder Siqueira, Rafael Phoca, Marcella Moyses e André Fiorotti.
A mudança da economia da atenção para a economia da conexão – A inspiração no C2 Montréal, um renomado laboratório de criatividade e negócios, foi um dos pilares do conteúdo apresentado. O evento canadense, que une comércio e criatividade com a assinatura do Cirque du Soleil , serviu de base para a Ativação reforçar a mudança da “economia da atenção para a economia da conexão”. Ao final da apresentação, a Ativação Live Marketing anunciou uma novidade para o futuro: a expansão do Efervescência. Em 2026, o evento se transformará em uma experiência de dois dias, aberta ao público e realizada em um local inusitado da cidade, com o objetivo de conectar negócios e pessoas através da inspiração e da experiência. O “Efervescência” se consolidou como um convite à reflexão e à ação, conclamando marcas e líderes a construírem um futuro onde a tecnologia e a humanidade caminhem juntas, e onde as experiências reais sejam a essência de conexões verdadeiras.
G20 e Instituto Terra promovem capacitação para startups de restauração da terra no Brasil – Estão abertas as inscrições para a capacitação presencial “Restauração da Terra como Oportunidade: para Startups e Empreendedores”, uma iniciativa conjunta da G20 Global Land Initiative / UNCCD com o Instituto Terra. O programa conta com 30 vagas disponíveis e será realizado de 1 a 5 de setembro de 2025, na sede do Instituto, em Aimorés (MG), reunindo 30 empreendimentos brasileiros dedicados à restauração de paisagens e soluções para regeneração ambiental. Voltado a jovens empreendedores, cooperativas e negócios sociais, o programa oferece uma formação completa sobre a chamada “economia da restauração” — um setor emergente que tem impacto socioambiental, inovação e desenvolvimento sustentável. Durante cinco dias de aula, os participantes terão acesso a conteúdos técnicos, workshops práticos, mentorias, visitas a campo e oportunidades de conexão com aceleradoras, especialistas e outros empreendedores do setor.
Formação intensiva focada em inovação, sustentabilidade e empreendedorismo regenerativo – As atividades serão realizadas em português e incluem apoio com transporte e hospedagem para os selecionados. Com uma abordagem prática e colaborativa, a tecnologia propõe desenvolver modelos de negócios que contribuam para a recuperação de ecossistemas, regeneração de solos, adaptação climática e fortalecimento da bioeconomia em diferentes biomas brasileiros. De práticas em agricultura regenerativa ao desenvolvimento de liderança, acesso ao financiamento, a busca de capacitação estimular modelos de negócios que contribuam para restaurar ecossistemas, regenerar solos, ampliar a resiliência climática e contribuir para a bioeconomia. “Juntos podemos escalar o empreendedorismo voltado para a restauração de terras, promovendo impacto real e duradouro para o Brasil”, afirma Paula Padrino, Oficial de Programas da G20 Global Land Initiative. Link para inscrição: https://grih.info/ecopreneurs/ecoemprendedores/
Grupo Multishow realiza Feira de Negócios e reforça potência do varejo capixaba – Entre os dias 11 e 13 de julho, no SESC de Praia Formosa (Aracruz), o Grupo Multishow promove mais uma edição da sua tradicional Feira de Negócios, encontro que já se consolidou como um dos principais momentos de geração de oportunidades para o varejo capixaba. Em sua 4ª edição, o evento ganha ainda mais relevância com o tema “Inteligência Artificial no Varejo – tecnologias que geram resultado”, refletindo a atenção da rede em direção a inovações na gestão e nos pontos de venda. Estarão presentes os associados da rede e mais de 60 indústrias fornecedoras do varejo para um fim de semana de relacionamentos, negociações, lançamentos e condições exclusivas para abastecer as lojas Multishow de todo o estado. Tudo acontecerá num espaço de mais de 4.000m² de feira. Mais do que um encontro comercial, a Feira reforça a união das 85 lojas do Grupo Multishow, presentes em 38 municípios de todas as regiões do Espírito Santo. “A Feira é um momento-chave para estreitar parcerias, impulsionar negócios e garantir que nossas lojas estejam preparadas para os principais ciclos de consumo do ano”, destaca Fernando Vesper, Superintendente do Grupo Multishow.
A Feira de Negócios Multishow reafirma o associativismo como elo entre fornecedores e consumidores finais – O conceito central da edição deste ano traz à reflexão como as novas tecnologias podem impulsionar estratégias, negociações e também o atendimento ao consumidor. Junto a isso, a Feira de Negócios Multishow reafirma o associativismo como elo entre fornecedores e consumidores finais, evidenciando seu papel estratégico na construção de um varejo mais competitivo, colaborativo e forte. Todos os vídeos, banners, placas de sinalização, materiais informativos, identidade visual e o próprio estande da marca foram desenvolvidos pelo Grupo Oásis, em parceria com a equipe de Marketing da Multishow. A comunicação integrada reforça o posicionamento da Multishow como um ecossistema de negócios em constante evolução.
Raquel escolhe Excellence Sem Amônia, de L’Oréal Paris, para mudar de visual em Vale Tudo assinado pela WMcCANN– Referência de autenticidade, empoderamento e beleza, Taís Araujo surpreendeu os fãs ao aparecer com fios brancos no início da novela ‘Vale Tudo’, da TV Globo, para dar vida à personagem Raquel. Agora, diante de uma grande mudança na vida da personagem, Taís acaba de revelar sua transformação com Excellence Sem Amônia, coloração permanente de L’Oréal Paris, marca nº1 de beleza no mundo. A mudança, que também é parte de uma parceria comercial com a Globo, celebra não apenas uma nova fase visual da atriz, mas também reforça sua conexão sólida e potente com a marca da qual é embaixadora há 15 anos. A ação integra uma campanha 360° assinada pela WMcCANN para L’Oréal Paris, com estratégia de mídia multiplataforma e narrativa criativa que conecta os valores da marca ao momento atual vivido pela atriz e por sua personagem. Em um ponto decisivo da trama, Raquel escolhe mudar o visual com L’Oréal Paris para marcar uma nova fase — e é aí que Excellence Sem Amônia entra em cena como símbolo de autoestima e força. Com isso, L’Oréal Paris amplia seu território de comunicação com o novo mote “Ninguém segura a força dessa mulher”, trazendo cor, cuidado e protagonismo como pilares centrais.
Taís Araújo atriz e porta-voz de L’Oréal Paris – “Toda mulher merece se ver poderosa. E eu me sinto exatamente assim: pronta para uma nova fase. Essa transformação veio em um momento muito especial da minha vida — tanto pessoal quanto profissional. Depois de tantos anos com L’Oréal Paris, me emociona ver como essa parceria continua fazendo sentido e me representa. Mudar o visual é sempre um ato de coragem, de liberdade. E fazer isso com um produto que respeita a saúde do meu cabelo e valoriza a minha beleza real é um privilégio. Esse momento só reforça o que eu acredito profundamente: ninguém segura a força de uma mulher quando ela se sente confiante, cuidada e no controle da própria história”, afirma Taís Araújo, atriz e porta-voz de L’Oréal Paris. A escolha pela cor 6U Louro Escuro Universal não poderia ser mais simbólica. A atriz, que protagonizou a campanha de lançamento do produto anos atrás, volta agora a representar uma mulher em transição, na realidade e na ficção. Sua personagem passa por um momento intenso de renovação pessoal, profissional e emocional, e a nova cor reflete exatamente essa virada.
Entrega digital é em parceria é com a Spark, via WAKE, com foco em amplificação e engajamento em diferentes comunidades digitais – “Essa transformação vem em um momento muito estratégico e carregado de significado. Taís completa 15 anos como embaixadora de L’Oréal Paris e, ao mesmo tempo, sua personagem vive uma guinada importante na novela. Unir esses dois contextos em uma mudança de visual com Excellence Sem Amônia foi uma forma autêntica e simbólica de reforçar o poder da transformação como expressão de liberdade e autoconfiança da mulher, para que ela se sinta em sua melhor versão sempre”, destaca Maíra da Matta, diretora de L’Oréal Paris no Brasil. A presença da marca em ‘Vale Tudo’ é parte de um projeto multiplataforma que prevê, além da ação no conteúdo, ampliar as mensagens da marca no ambiente digital com entregas de mídia no Globoplay e nas redes sociais. Com a ViU, área da Globo responsável por projetos em marketing de influência, criadores de conteúdos parceiros, que possuem forte conexão com os valores da L’Oréal Paris, reforçarão o novo momento da personagem. Outra entrega digital é em parceria é com a Spark, via WAKE, com foco em amplificação e engajamento em diferentes comunidades digitais.
“Nosso objetivo foi conectar a transformação pessoal da Taís com a jornada da personagem na novela, usando a coloração como linguagem simbólica de mudança. A amplificação da mensagem através das redes sociais da atriz e de influenciadores de ViU contribui para a estratégia onde marca e creators trabalham em sinergia para fomentar conversas sobre o assunto”, comenta Andreia Leida, diretora de mídia da WMcCANN. Disponível em 7 nuances (4 castanhos e pretos + 3 louros), Excellence Sem Amônia, de L’Oréal Paris, possui um tom intenso que cobre 100% dos fios brancos. Além disso, sua tecnologia sem amônia reforça os fios proporcionando 98% menos quebras, deixando-os mais saudáveis e com uma cor viva. Com reflexos universais que combinam pigmentos acinzentados, furta-cor e dourados, ela proporciona uma cor luminosa e harmônica para todos os tons de pele da brasileira — perfeita para quem quer mudar com segurança e sofisticação. Excellence Sem Amônia, de L’Oréal Paris está disponível nas principais redes de farmácias, supermercados e e-commerces de beleza de todo o Brasil, com preço médio de R$ 41,09.00
Sicoob disponibiliza R$ 60 bilhões para o agronegócio na safra 2025/2026 – O Sicoob vai destinar R$ 60 bilhões para o financiamento da safra 2025/2026 em todo o país, consolidando sua posição como um dos principais agentes de crédito do setor rural brasileiro. Só no sistema regional que atua no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e em São José dos Campos (SP), serão disponibilizados R$ 4 bilhões em crédito, 5,2% a mais em relação ao ciclo anterior, para apoiar a produção agropecuária. A expectativa é beneficiar mais de 15 mil cooperados. No Espírito Santo, o Sicoob tem uma trajetória de mais de três décadas ao lado do agro, com forte presença na cafeicultura. Na última safra, o Estado recebeu 18,3% dos recursos destinados ao Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), somando R$ 1,15 bilhão para os produtores locais. Nesse cenário, o Sicoob ES cresceu 47% em relação à safra anterior e foi responsável por 41% das liberações, somando R$ 481 milhões aplicados. Por conta disso, a instituição foi a maior repassadora do recurso no Estado pelo 11º ano consecutivo, aplicando 100% do volume disponível.
O sistema regional Sicoob ES contará com R$ 4 bilhões para financiar a produção rural local – Além dos recursos do Funcafé, o Sicoob também trabalha com outras linhas que atendem diferentes perfis de produtores, como o Pronaf, voltado para a agricultura familiar; Pronamp, para produtores médios; linhas de crédito para agricultura empresarial, que viabilizam investimentos de maior porte; BNDES, com destaque para a atuação do Sicoob como maior repassador do estado há três anos consecutivos, com R$ 625 milhões liberados; e CPR-F, modalidade com recursos próprios da cooperativa. “Nesta safra, vamos ampliar também o volume de recursos próprios disponibilizados, o que é um indicativo da confiança e da relação do Sicoob no setor rural. Estamos ao lado do produtor há 36 anos e em todos os momentos, não apenas nos períodos de alta. O campo é cíclico, exige presença constante e é isso que oferecemos, uma parceria que vai além do crédito”, afirma o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central ES e produtor de café conilon, Bento Venturim.
O desempenho regional do Sicoob ES também se destacou na comparação com os números nacionais da instituição – Enquanto o crescimento nacional do Sicoob do Plano Safra 2024/2025 foi de 15% em todo o país, o sistema regional avançou 32%, mais que o dobro. “Boa parte das nossas lideranças conhecem o agro de perto, porque também são produtores rurais. Além disso, atuamos de forma regionalizada porque nascemos aqui. Isso nos dá sensibilidade para entender os desafios e oportunidades do campo e oferecer soluções coerentes com a realidade de quem vive da terra, atrelados a uma instituição nacional”, afirma Venturim. O acesso aos recursos pode ser feito diretamente nas agências, com o apoio de gerentes de relacionamento e técnicos especializados. Para contratar o crédito, o produtor rural precisa ser associado ao Sicoob ES, comprovar a posse da propriedade, estar em dia com a situação tributária (por meio do ITR) e regular com as obrigações ambientais.
OpusMúltipla traz duas medalhas internacionais com ações criadas para O Boticário – A OpusMúltipla, agência do Grupo OM Comunicação Integrada, acaba de conquistar dois troféus no Prémio Lusófonos da Criatividade, um dos mais relevantes festivais internacionais de publicidade e comunicação. A agência foi premiada com Prata na categoria Ativação de Marca, com o case Boti Clash , e com Bronze na categoria Mídia, com a ação Ilha Urbana Malbec , ambas campanhas criadas para O Boticário. Sediado em Portugal, o Prémio Lusófonos da Criatividade é o único festival mundial dedicado exclusivamente à valorização dos mercados publicitários e de comunicação dos países de língua oficial portuguesa. A premiação regular e celebra a excelência criativa das agências e profissionais que se destacam na construção de ideias relevantes, culturais e inovadoras. “Com a conquista, a OpusMúltipla reafirma sua capacidade de criar soluções que conectam marcas e pessoas com prejuízos, propósito e impacto cultural, alcançando reconhecimento internacional”, comemora Rodrigo Havro Rodrigues, VP Executivo do Grupo OM.
clash no catamarã
Campanhas que entregaram experiências – A Diretora de Criação da OpusMúltipla, Laura Larre Borges, explica que o Boti Clash transformou o tradicional Catamarã de Porto Alegre em uma mídia viva e navegável. A ação colocou a linha Clash no centro da rotina dos gaúchos, proporcionando uma experiência em pleno Rio Guaíba. “Pela primeira vez, o Catamarã de Porto Alegre virou mídia, e não qualquer mídia. Tornou-se ponto de contato, experiência e conversa. Estar presente na rotina dos gaúchos com Clash é prova de que criatividade e regionalismo caminham juntos. O brasileiro quer se ver, quer se sentir parte. E é nesse lugar inesperado, navegando no Guaíba, que o Boticário mostra como estar onde as pessoas menos esperam gerar ainda mais conexão”, afirma Laura.
Na Ilha Urbana Malbec, a agência levou uma fragrância masculina de maior sucesso da marca – para um espaço urbano de alto fluxo em Curitiba, provocando surpresa e interação sensorial no meio da correria cotidiana. “Com a Ilha Urbana de Malbec estivemos presentes no trajeto comum, no deslocamento de sempre e colocamos uma experiência sensorial no caminho das pessoas. É sobre isso: surpreender na rotina. Porque quando a marca está presente onde ninguém imagina — mas todo mundo passa — ela deixa de ser só lembrada e é vivida. E entra na vida real das pessoas com relevância”, conclui Laura.
Ilha Urbana Malbec
Ficha técnica –
CATAMARÃ:
Agência OpusMúltipla
VP de Conteúdo e Integração: Mário D’Andrea
Diretora de Criação: Laura Larre Borges
Diretores de Arte: Bruna Serves
Redatoras: Laura Larre Borges, Carolina Andrade
Vice-presidente de Atendimento: Juliana Arnulf
Diretora de Atendimento: Graziele Harumi Tanamati
Gerente de Atendimento: Bárbara Sebben
Supervisor de Atendimento: Felippe Brana
Executivo de Atendimento: Guillermo Cossari
Executiva de Atendimento: Bianca Izidoro
Executivo de Atendimento: Andrei Osires
VP de Mídia: Adriana Felicíssimo
Diretora de Mídia: Elisa Cetnarovski
Planejamento: Cristina Hirama
Gerente de RTVC: Bianca Mascarenhas
Produtor: Michele Franco
Estagiária RTV: Jeane Borges
Coordenador de estúdio: Helton Schnitzler
Arte-Final: Celso Santos
Revisoras: Maria Paula Mosimann
Produção Gráfica: Leandro Junior.
Agência OpusMúltipla
VP de Conteúdo e Integração: Mário D’Andrea
Diretora de Criação: Laura Larre Borges
Diretores de Arte: Diecica Ferreira, Bruna Serves.
Redatoras: Laura Larre Borges, Carolina Andrade
Vice-presidente de Atendimento: Juliana Arnulf
Diretora de Atendimento: Graziele Harumi Tanamati
Gerente de Atendimento: Barbara Sebben
Supervisor de Atendimento: Felippe Brana
Executivo de Atendimento: Guillermo Cossari
Executiva de Atendimento: Bianca Izidoro
Executivo de Atendimento: Andrei Osires
VP de Mídia: Adriana Felicíssimo
Diretora de Mídia: Elisa Cetnarovski
Planejamento: Cristina Hirama
Produção Gráfica: Leandro Junior.
Coordenador de estúdio: Helton Schnitzler
Arte-Final: Celso Santos
Arte-FInal: Alexandre Valente
Arte-Final: Karla Cristina
Arte Final: Marcellus Del Vecchio
Revisoras: Fabiane Ferreira e Maria Paula Mosimann
Clientes de aprovação: Jacqueline Tobaru, Anderson Ferreira Nobrega De Carvalho, Caroline Ventura, Vitor Souza, Tainara Niesukowski.
Veículo: Catsul
ILHA URBANA MALBEC ULTRA BLEU:
VP de Conteúdo e Integração: Mário D’Andrea
Diretora de Criação: Laura Larre Borges
Diretores de Arte: Bruna Serves, Diecica Ferreira
Moção: Felipe Urbanetto
Redatora: Laura Larre Borges
Vice-presidente de Atendimento: Juliana Arnulf
Diretora de Atendimento: Graziele Harumi Tanamati
Gerente de Atendimento: Tainara Niesukowski
Supervisor de Atendimento: Felippe Brana
Executivo de Atendimento: Guillermo Cossari
Executiva de Atendimento: Ana Chayra Moreira
VP de Mídia: Adriana Felicíssimo
Coordenadora de Mídia: Keli Pereira
Planejamento: Cristina Hirama
Gerente de RTVC: Bianca Mascarenhas
Produtor: Michele Franco
Estagiária RTV: Jeane Borges
Coordenador de estúdio: Helton Schnitzler
Arte-Final: Karla Cristina
Revisoras: Maria Paula Mosimann
Produção Gráfica: Leandro Junior
Cliente de aprovação: Jacqueline Tobaru, Anderson Ferreira Nobrega De Carvalho, Rubens Almeida Oliveira Neto, Vanessa Iraty Rocha De Almeida.
Veículo: Eletromídia