A Rede Vitória, em parceria com o Sebrae/ES , lançou nesta semana o projeto IdentidadES , uma websérie que percorre o Espírito Santo para contar histórias reais de quem vive, produz, protege e transforma produtos com Indicação Geográfica (IG), que é um selo concedido pelo INPI em reconhecimento à origem, tradição e qualidade única de bens ligados a um território. Os episódios, lançados sempre às terças e quintas-feiras em um caderno especial do Folha Vitória, mostram como produtos como café arábica do Caparaó, panelas de barro de Goiabeiras, socol, cacau, entre tantos outros, carregam não só sabor, mas também história, suor e pertencimento. IdentidadES é conteúdo de marca de relevância e valor com apuro visual e envolvente do início ao fim. Para saber mais acesse o caderno especial no Folha Vitória: https://www.folhavitoria.com.br/identidades/
Abaixo os dois primeiros episódios:
Alfredo Chaves a Capital nacional do Inhame – O coração da zona rural de Alfredo Chaves guarda um tesouro cultivado há mais de um século. É em São Bento de Urânia que o inhame, tubérculo de sabor único e valor nutritivo elevado, virou sinônimo de história, cultura e identidade capixaba. Agora, esse legado ganha ainda mais força com o selo de Indicação Geográfica (IG), que reconhece a região como origem de um produto diferenciado e autêntico. A IG, concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), garante que o inhame cultivado em São Bento carrega características únicas, fruto do clima ameno, do solo arenoso e do trabalho das famílias que, geração após geração, transformaram a comunidade na verdadeira capital do inhame.
Inhame de Alfredo Chaves
Café arábica do Caparaó ganha o mundo com IG – Entre montanhas, neblinas e estradas de chão, um dos cafés mais respeitados do Brasil brota da terra com aroma de luta, tradição e identidade. Na divisa entre Espírito Santo e Minas Gerais, o café arábica do Caparaó não é só um produto. É um símbolo da força de famílias que resistem, inovam e colhem reconhecimento com um dos selos mais importantes do país: a Indicação Geográfica de Denominação de Origem (DO). Concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), essa certificação garante que os cafés da região têm características únicas, diretamente ligadas ao solo, ao clima e aos saberes locais. A IG também protege o nome geográfico, fortalece a economia local e desperta o orgulho de pertencimento. É sobre isso que trata a série especial IdentidadES, uma produção da Rede Vitória em parceria com o Sebrae/ES. Nesta estreia, mergulhamos no Caparaó para conhecer de perto quem faz esse café acontecer.
Fernando Saliba toma posse como novo diretor-presidente do Espírito Santo em Ação – O Espírito Santo em Ação deu início a um novo ciclo com a posse da Diretoria Executiva e da Presidência do Conselho Deliberativo para a gestão 2025-2028. A cerimônia foi realizada na noite desta quinta-feira (31), no Le Buffet Master, em Vitória, reunindo empresários, políticos e lideranças institucionais, entre eles o governador Renato Casagrande, o vice Ricardo Ferraço e a vice-prefeita da capital, Cris Samorini. O executivo Fernando Saliba, assume o cargo de diretor-presidente da organização, sucedendo Nailson Dalla Bernardina, que conduziu a entidade nos últimos três anos. Em seu discurso, Saliba destacou os seis eixos prioritários para a nova gestão: educação, transparência pública, turismo e exportação, fortalecimento da rede empresarial, formação de lideranças e segurança.
Novo gestor assume presidência com foco em educação, transparência e desenvolvimento – “O Espírito Santo em Ação seguirá atuando como articulador, com visão, dados e equilíbrio. Nosso papel será, mais do que nunca, conectar, fortalecer e potencializar soluções. Reafirmamos o nosso compromisso com o futuro, mas com os olhos atentos ao passado, porque não abriremos mão das conquistas já alcançadas”, ressaltou o diretor-presidente. Fernando Saliba ( foto) também reforçou que a entidade seguirá mobilizando a sociedade para a execução do ES 500 Anos, o plano de longo prazo capixaba com horizonte até 2035. “Estamos comprometidos em contribuir para que as metas traçadas nas cinco missões se tornem realidade. Estamos animados e prontos para seguir em frente. O que defendemos e praticamos é o protagonismo compartilhado, porque o futuro do Espírito Santo não se constrói sozinho e sim em rede, com cada instituição cumprindo seu papel e cada liderança somando, de forma ética e comprometida”, explicou.
Os avanços e destaques nas áreas estratégicas durante a gestão – Ao se despedir do cargo, Nailson Dalla Bernardina ( foto) reforçou os avanços obtidos em áreas estratégicas, como educação e liderança, e comentou sobre a importância do Fórum de Entidades e Federações do Espírito Santo (FEF) para ele, que esteve à frente da coordenação do fórum durante sua gestão. “Foi um grande aprendizado conviver com os presidentes nesses últimos anos e reafirmo aqui a importância desse colegiado, coordenado agora pelo Paulo Baraona. O FEF é um ativo estratégico para o diálogo intersetorial e em temas transversais, potencializando o alcance das ações do setor produtivo”. Entre os destaques das atividades do ES em Ação durante sua gestão, Nailson citou o apoio ao programa de tempo integral em 50 escolas municipais de 9 cidades, beneficiando mais de 11 mil alunos.
Destaque ao plano de desenvolvimento ES 500 Anos – “Além disso, com o programa Be Leader, promovemos quatro imersões ‘Conectando Lideranças’ e formamos uma comunidade com 80 membros de 24 instituições. De forma muito especial, considero esse programa uma semente promissora, que prepara o Espírito Santo do amanhã com raízes no presente, e faz parte de um dos pilares mais relevantes dentro do ES em Ação, da formação de lideranças”. Ele também lembrou a criação do Selo de Qualidade em Transparência e do plano de desenvolvimento ES 500 Anos. “Foi uma gestão coletiva e colaborativa, com entregas relevantes e foco na construção de um Espírito Santo mais justo e inovador. Temos um legado coletivo, que deixamos com orgulho para as próximas gerações e que reafirma nossa crença no planejamento de longo prazo como ferramenta real de transformação”, frisou Nailson.
Carlos Aguiar assume a presidência do Concelho Deliberativo do ES em Ação – Também na cerimônia, Carlos Aguiar, engenheiro químico e ex-presidente da Aracruz Celulose e da Fibria, foi empossado como novo presidente do Conselho Deliberativo, assumindo o lugar de Luiz Wagner Chieppe. Carlos Aguiar abordou os desafios nacionais e locais, defendendo a renovação das lideranças e o fortalecimento da economia como pilar para o futuro do Brasil. “Nosso movimento deve continuar influenciando lideranças para que o Espírito Santo e o país mantenham sua trajetória de crescimento com responsabilidade, ética e preparo para as transformações globais”, ressaltou. A nova diretoria do ES em Ação é formada por Tatiana Tristão (Educação), Gabriel Feitosa (Gestão), Bruno Tommasi (Relacionamento com Mantenedores), André Brito (Gestão Pública), Luiz Cordeiro (Desenvolvimento), Sérgio Mileipe (Redes) e Gustavo Ribeiro (Formação de Liderança), além de Luciano Gollner, superintendente.
Governador resgata o momento da criação da entidade – O governador Renato Casagrande também prestigiou a cerimônia e enalteceu o papel do movimento empresarial na história recente do estado. “O Espírito Santo em Ação surgiu em um momento de crise institucional e desde então os desafios não pararam. Enfrentamos questões econômicas, sociais, climáticas e sanitárias, entre outras, e seguimos de pé. Agora, lidamos com os efeitos das tarifas impostas pelos EUA, e tenho certeza de que, com esse nível de organização, vamos vencer mais essa etapa. O protagonismo compartilhado, destacado inclusive no vídeo institucional da entidade, é essencial. O caminho está certo. Parabéns ao movimento”, concluiu.
Onipresença do Onix inspira campanha da Chevrolet para os novos modelos de 2026 – Eles estão nas ruas, nas garagens e na lista de mais vendidos da Chevrolet. Os modelos Onix e Onix Plus se consolidaram como parte da paisagem urbana e da vida dos brasileiros. Essa onipresença inspirou a campanha da marca que apresenta os dois novos modelos do carro a partir do mote ‘Novo Chevrolet Onix. Descubra a OnixPresença’. O hatch e o sedã campeões de vendas da Chevrolet chegam agora com atualizações visuais e importantes evoluções em tecnologia, eficiência e conectividade, reafirmando o Onix como símbolo de escolha confiável e inteligente. Criada pela WMcCANN, a campanha apresenta peças que reforçam a presença constante do Onix. No filme, essa familiaridade é retratada de forma leve ao mostrar duas crianças brincando de contar quantos Onix encontram pelas ruas, enquanto estão no banco de trás de um Onix com a mãe.
A narrativa valoriza a presença do modelo no cotidiano – destaca as principais inovações da nova geração. Agora, todos os Onix contam com chave presencial, sistema OnStar e Wi-Fi 4G nativo, democratizando tecnologias. As inovações ainda incluem MyLink com tela de 11”, cockpit virtual, carregador sem fio, faróis Full LED e novo design. “Mais do que um campeão de vendas, o Onix transformou o segmento ao democratizar tecnologias antes restritas a carros de categorias superiores, como a transmissão automática de seis marchas, a conectividade com tela sensível ao toque e os seis airbags. Desde então, moldou preferências, influenciou comportamentos e elevou o patamar de exigência do consumidor brasileiro. Agora, com essa nova fase, o Onix segue evoluindo para acompanhar as transformações da mobilidade e continuar sendo uma escolha inteligente e desejada”, afirma Guilherme Arruda, Diretor de Marketing Sênior da GM América do Sul.
A campanha conta com estratégia de mídia 360º – com presença em TV aberta, digital, ações nos pontos de venda e forte presença nas redes sociais. Um squad de influenciadores também integra a ação, ampliando a mensagem da campanha por meio de experiências reais com o veículo e conteúdos que conectam os diferenciais do modelo ao dia a dia do público. “Queríamos traduzir a presença massiva do Onix de forma afetiva e autêntica, mostrando como o carro já faz parte da rotina de milhões de brasileiros, por isso criamos a OnixPresença. O filme parte de uma brincadeira comum entre crianças, que revela a grande quantidade de Onix nas ruas, destacando um modelo que evolui sem perder sua conexão com as pessoas”, explica André Leotta, diretor de criação da WMcCANN. Ao lado do Novo Tracker, os novos Onix e Onix Plus também passam a contar com garantia de fábrica de até cinco anos e ganham uma edição especial alusiva aos 100 anos da Chevrolet no Brasil.
Assista aqui:
Ficha Técnica:
Agência: WMcCANN
Cliente: Chevrolet
Produto: Onix MY2026
Nome da campanha: Novo Chevrolet Onix – OnixPresença
Time do Cliente: Guilherme Arruda, Federico Wassermann, Vivianne Gonçalves, Stefano Begliomini e Pamela Mourão.
CEO: Renata Bokel
CCO: Hugo Rodrigues e Dani Ribeiro
ECD: Alessandra Sadock
Direção de criação: André Leotta
Diretor de criação associado: Erich Moreira, Markito Mesquita
Criação: Alexandre Santos, Felipe Araújo, Pedro Aranha, Vitoria Oliveira, Edilene Santos
CSO: Agatha Kim
Planejamento: Renato Duo, Gabriel Lopes, Gabriela Souza
Conteúdo: Tamyris Bueno, Rodrigo Yoshizumi, Cami Smid, Marcos Santos, Tais Aragão e Icaro Linconl
VP de Negócios e Operações General Motors: Fernanda Marin
Atendimento: Fernanda Santa Rosa, Ingrid Martins, Renata Silveira, Thaís Vieira, Giulia Vita, Victoria Nakano, Ana Clara Prudente, Glend Matias e Victoria Simões
Chief Media Officer: André Scaciota
VP de Mídia: Andreia Abud
Mídia: Flavio Franco, Nadia Araujo
Head de Dados: Vinicius Hamburgo
Dados: Thiago Tiuzzi, Fabio Oliveira, Tatiane Araujo, Luanna Bernardo
Head de Digital e Performance: Mariana Santos
Head de Produção Integrada: Gibinha Pires
Produção Integrada: Camila Carrieri, Pedro Cerqueira, Vanessa Jorge, Karina Oliveira,
Joyce França, Paula Buttler e Cristiane Leopacci
Projetos: Carolina do Amaral, Karina Corrêa, Raíssa Regina, Fernando Campos
Produtora de Imagem: Balma Films
Direção: Ju Belfer
Diretor Executivo: Thiago Balma
Produtora Executiva: Niry Usha
Coordenadora de Produção: Thaís Girotto
Assistente de Coordenação: Tasha Siqueira
Atendimento e Coordenação de Pós: Adriana Putini
Planejamento Estratégico: Rafael Della Rosa
1ª Assist. de Direção: Taciana Fortunati
2ª Assist. de Direção: Luciana Waszak
Direção de Produção: Daniel Lombardi e Aline Simmi Da Silva
Assist. de Produção: Sofia Lombardi
Direção de Fotografia: Julia Equi
Fotógrafa Still: Bruna Lucena
Produção de Objetos: Camila Franzen
Produção de Locação: Bruno Palaoro
Produção de Elenco: Amanda Michelini
Figurinista: Isadora Bertolucci
Maquiagem: Aline Matias
Chefe de Elétrica: Roberto Ramos
Chefe de Maquinária: Le Rosa
Pós-Produção: Cuadro Post
Comp: Jux Post (Claudio Tolentino e Marcelo Laruccia)
Edição: Alexandre Boechat e Natacha Vassou
Color Grading: Estúdio Ely
Finalização: Felipe Andriolo
Produtora de Áudio: HEFTY
Produtores: Edu Luke, Cris Botarelli, Otávio Cavalheiro, Eduardo Rossi, Celso Moretti,Tuco Barini e Alan Lima.
Atendimento Produtora de áudio: Debora Carvalho, Thais Gazoli, Ana Peluzo e Karin Borba.
Coordenação áudio: Larissa Durante e Douglas Freitas
Fotógrafa: Bruna Lucena
Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo
Festival Colibri abriu as inscrições para universitários em desafio criativo patrocinado pela Unimed Vitória – Estão abertas desde o dia 1º de agosto, as inscrições para o Prêmio Colibri Estudantes 2025, promovido pelo Festival Colibri — maior premiação da propaganda capixaba. A iniciativa desafia duplas universitárias a criar campanhas publicitárias para um problema real de comunicação proposto por uma marca patrocinadora. Nesta edição, o desafio é desenvolver uma campanha institucional para o Uniclassic, novo plano de saúde da Unimed Vitória, voltado exclusivamente para pessoa física. A ação é voltada para estudantes regularmente matriculados em cursos de Publicidade, Comunicação, Design e áreas afins, em instituições de ensino superior do Espírito Santo. Cada equipe deve ser composta por dois alunos, com orientação de um professor indicado no ato da inscrição. Os trabalhos finalistas integrarão a mostra oficial do Festival Colibri 2025 e os vencedores receberão o Troféu Colibri Ouro e diplomas de reconhecimento.
O desafio é criar uma campanha para o Uniclassic – O Uniclassic é um plano de saúde novo no mercado capixaba e rompe com a lógica tradicional ao ser oferecido exclusivamente para pessoa física — uma alternativa acessível, moderna e humanizada, em um setor amplamente dominado por planos empresariais. A campanha proposta deve comunicar com clareza os diferenciais do produto e aproximar emocionalmente o público do plano. A Unimed Vitória estimula, inclusive, o uso criativo da temática da inteligência artificial, em referência ao comportamento crescente de pessoas que recorrem a apps e plataformas como o ChatGPT para diagnósticos médicos por falta de plano de saúde. A ideia é mostrar que, agora, com o CPF em mãos, é possível contar com um plano real, com estrutura, especialistas e o cuidado reconhecido da Unimed Vitória. “O Colibri Estudantes é uma ponte concreta entre a academia e o mercado. Os participantes enfrentam um desafio real, aprendem a desenvolver soluções criativas sob briefing e ainda são avaliados por profissionais atuantes e pela própria marca cliente. É uma experiência transformadora”, destaca Alexandre Pedroni, presidente do Sinapro-ES. Mais detalhes e informações no site oficial festivalcolibri.com.br
João Gabriel Ribeiro retorna à Azul como novo gerente sênior de E-commerce, Performance e CRM – A Azul, maior companhia aérea em número de voos diários e destinos atendidos, anunciou a volta do publicitário João Gabriel Ribeiro como gerente sênior de E-commerce, Performance e CRM, posição em que terá o desafio de integrar as estratégias de relacionamento da companhia aérea com foco em personalização, aumento de receita e geração de valor por Cliente. João passou pela Azul em 2018, liderando as frentes de CRM e marketing voltadas ao programa de fidelidade. Com a expansão da unidade de negócios da Azul Viagens, assumiu também a estratégia de relacionamento com Clientes da operadora. Durante a pandemia, passou a estruturar toda a área de CRM da Azul, ampliando o escopo de atuação para todas as frentes de negócio da companhia, do programa de fidelidade ao planejamento de malha. A área de CRM e Performance está vinculada ao vice-presidente de Negócios e Comercial, Daniel Bicudo, juntamente com as áreas Comercial, Azul Viagens, Azul Fidelidade, Receitas Auxiliares, Canais Digitais e Azul Cargo.
O publicitário assume missão de ampliar personalização, valor e rentabilidade via dados – “A Azul evoluiu muito nos últimos anos em tecnologia, estrutura e cultura de dados. Volto em um momento em que temos ferramentas mais robustas, canais integrados e uma oportunidade clara de tornar o relacionamento com o Cliente ainda mais relevante, personalizado e rentável”, afirma João Gabriel. “É uma alegria voltar para casa e reencontrar um time que tem paixão por servir e inovação no DNA.” Com mais de 10 anos de experiência no setor, João atuou em empresas como Magalu, Santander, Multiplus, Renner e General Motors, onde liderou o CRM e o programa de fidelidade da Chevrolet para a América do Sul. É publicitário formado pela Anhembi Morumbi, com especializações em Controladoria de Marketing (FIA) e Gestão de Negócios (Fundação Dom Cabral). O executivo também destaca que a natureza aspiracional do setor aéreo permite estratégias ricas em dados e segmentação. “Temos um Cliente que planeja, sonha e se envolve emocionalmente com a próxima viagem. Isso abre espaço para construir jornadas mais inteligentes, que aumentem o valor para ele, ao mesmo tempo, para o negócio”, completou.
SEA assina campanha “Viagem Irresistível” da Lindt, com viagem premiada para a Suíça – A maior promoção anual da Lindt no Brasil ganhou forma com a assinatura completa da SEA, agência do Grupo 4ZERO4 especializada em soluções para o mercado de trade marketing, que transformou a campanha “Viagem Irresistível” em uma experiência marcante para os consumidores. Da criação do conceito à entrega do grande prêmio, a agência foi responsável por desenvolver uma ação 360°, com estratégia, criatividade e execução criativa integrada. Com abrangência nacional, a campanha convida o consumidor a presentear com Lindt e ainda participar do sorteio de uma viagem inesquecível para a Suíça, com direito a acompanhante. O prêmio inclui passagens, hospedagens em três cidades suíças, visita ao museu Home of Chocolate e um roteiro completo com atividades turísticas.
Além da viagem dos sonhos, a campanha também oferece centenas de prêmios diários – incluindo um ano de chocolates Lindt e canecas Le Creuset exclusivas. Para concorrer, basta comprar R$ 80 em produtos Lindt, cadastrar a nota fiscal no hotsite da promoção e torcer! A promoção é válida até 12 de agosto de 2025, em todo o território nacional, nos canais físico e online. Para Francis Ziembowicz, diretor comercial da SEA, “entregar a principal promoção da Lindt é um marco relevante para a consolidação da SEA no mercado promocional. A empresa já possui cases de sucesso desenvolvidos para outras grandes marcas”. “Entregar essa promoção foi um desafio que exigiu visão estratégica, entendimento profundo do consumidor e excelência na execução. A ‘Viagem Irresistível’ traduz exatamente a proposta da SEA: transformar ativações promocionais em experiências memoráveis que geram conexão real entre marca e público”, afirma Fernando Ligório, CEO do Grupo 4ZERO4.