Combate à chamas

Incêndio atinge parque estadual em Castelo; drones fazem monitoramento

O fogo foi registrado no Parque Estadual de Mata das Flores e o combate às chamas mobiliza equipes do Iema

Leitura: 2 Minutos
Foto: Iema/ Divulgação
Foto: Iema/ Divulgação

Um incêndio florestal atinge o Parque Estadual de Mata das Flores, em Castelo, no Sul do Espírito Santo, desde às 16h deste domingo (21) e tem mobilizado equipes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Segundo o Iema, o incêndio foi identificado por um servidor da Unidade de Conservação e, devido às altas temperaturas e ventos, se espalhou, exigindo a atuação da brigada.

Os brigadistas e dois servidores realizaram o combate às chamas, com apoio de três viaturas e um drone de monitoramento. Também foram usados equipamentos como sopradores, abafadores e enxadas.

Assim que o incêndio foi identificado, houve uma resposta rápida, com o acionamento de brigadistas, servidores e uso de todos os recursos disponíveis. O esforço conjunto e coordenado é fundamental para reduzir os danos e garantir a segurança da Unidade de Conservação.

Coordenador Operacional de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal do Prevines, Marcelo Nascimento da Silva

A equipe conseguiu conter as chamas e evitar a propagação para outras áreas de floresta. No entanto, é destacado que o risco de reignição permaneça em função das condições climáticas.

Nesta segunda-feira (22) está previsto o reforço da equipe, com a presença de 18 brigadistas e cinco servidores em apoio logístico e de coordenação.

Também está em planejamento o uso de dois drones para mapeamento de focos de calor e, caso necessário, a mobilização do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer).

Iema, em nota
Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória