Um incêndio destruiu uma lanchonete tradicional da Serra, a Pop Burger, localizada no bairro Serra Dourada. Os prejuízos chegam a R$ 250 mil e, apesar dos danos materiais de grande proporção, com cerca de 95% do local consumido pelo fogo, ninguém ficou gravemente ferido.
O estabelecimento atua há 12 anos no segmento de hamburguerias artesanais e já sofreu com outro incêndio, registrado há cinco anos, em uma outra unidade.
O imóvel onde funciona a Pop Burger em Serra Dourada possui uma área residencial anexa, onde estavam a mãe e o padrasto do proprietário do local no momento do incêndio, registrado na madrugada de segunda-feira (29).
Eles perceberam um forte cheiro de fumaça por volta das 5h, e se abrigaram inicialmente em um dos cômodos, até conseguirem sair do local.
Durante a evacuação, a mãe do empresário, de cerca de 60 anos, precisou pular uma janela e acabou fraturando o braço. Ela recebeu atendimento médico, foi liberada e se recupera em casa. O padrastro não sofreu ferimentos.
Já o dono do local, que preferiu não ter o nome divulgado, foi para o local ao saber do incêndio e acabou também inalando fumaça, mas não precisou de internação.
Fogo teria começado na geladeira
De acordo com o empresário, o fogo teria começado em uma geladeira na cozinha, mas a causa ainda será identificada após perícia do Corpo de Bombeiros.
Segundo ele, a geladeira havia passado por manutenção cerca de duas semanas antes do ocorrido, sendo o serviço realizado por empresa especializada e credenciada.
Bombeiros que atenderam a ocorrência informaram, inicialmente, que o fogo pode ter começado na parte superior da geladeira, na região do congelador.
Fogo controlado com extintores
O incêndio foi contido com o uso de extintores de incêndio da própria Pop Burguer antes da chegada dos Bombeiros, que fez o trabalho de rescaldo e vistoria inicial.
O empresário destacou que o uso dos extintores foi fundamental para evitar que o fogo se alastrasse e atingisse outras áreas, como os botijões de gás, que ficam em local externo e ventilado.
Se eu não tivesse os extintores e tivesse que esperar o Corpo de Bombeiros, certamente agora estaríamos falando de botijas explodidas. Muito mais grave e talvez até mesmo com a morte de alguém. É muito importante as pessoas terem essa consciência do quão importante é ter mesmo o extintor de incêndio”.
Proprietário do Pop Burguer
95% da hamburgueria destruída
Aproximadamente 95% da lanchonete foi destruída pelo fogo, incluindo equipamentos industriais, bancadas, piso, teto e sistema elétrico. Todo o estoque de alimentos também precisou ser descartado por segurança sanitária.
“O prejuízo estimado apenas em equipamentos ultrapassa R$ 250 mil. Além disso, há custos com limpeza especializada, reformas estruturais e paralisação temporária das atividades, valores que ainda estão sendo calculados”, destacou.

Incêndio anterior começou em fritadeira
Há cinco anos, outra unidade da Pop Burger, localizada em Colina de Laranjeiras, Serra, também foi atingida por um incêndio. Na ocasião, o fogo teve origem em uma fritadeira industrial que apresentou falha no termostato após permanecer ligada além do necessário.
Segundo o proprietário, o equipamento superaqueceu e as chamas se espalharam pela cozinha. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido naquele episódio.
Após o ocorrido, o estabelecimento reforçou os protocolos de segurança, manutenção preventiva dos equipamentos e a capacitação da equipe para situações de emergência.
O empresário destacou que os dois incêndios tiveram causas distintas e não estão relacionados. Ele disse ainda que, no caso mais recente, não há indícios de falha humana até o momento, sendo a origem do fogo associada preliminarmente a um problema técnico em um equipamento refrigerado.
Hamburgueria tem seguro
Na Pop Burguer de Serra Dourada, cerca de 12 trabalhadores atuam direta e indiretamente. Mesmo com o alto prejuízo, o dono do local afirmou que não pretende promover campanhas de arrecadação ou vaquinhas virtuais.
O motivo, segundo ele, é porque a empresa possui estrutura financeira para enfrentar o momento e também porque prefere reservar esse tipo de ajuda a negócios menores que eventualmente não consigam se reerguer sozinhos.
A unidade possui seguro, mas o empresário declarou não pretende aguardar a liberação do valor para reconstruir o espaço. Ele relata já ter enfrentado situação semelhante na outra unidade, quando o processo de indenização levou vários anos para ser concluído.
Segundo ele, a prioridade neste momento é reestruturar o local, manter os empregos e retomar o funcionamento normal o mais rápido possível.
Eu quero agradecer aos clientes e a todas as pessoas que deixaram mensagem de carinho para a gente. Graças a Deus não tivemos nenhuma mensagem negativa, muito pelo contrário, as pessoas torcem para que a gente veja o Pop Burguer funcionando”.
Proprietário da Pop Burguer
*Texto sob supervisão da editora Elisa Rangel