Com a premissa de que toda violência contra a mulher, quando nomeada, deixa de ser invisível e só o que é visível pode ser enfrentado, o Instituto Natura e a Avon fazem um convite direto e urgente: “Sim, é violência. Chame pelo nome”, e lançam uma nova campanha de conscientização para o Agosto Lilás. A causa pelo fim da violência contra a mulher é apoiada pela Avon há 17 anos e liderada pelo Instituto Natura. O que não se nomeia, não se vê. E o que não se vê, não se enfrenta.
Iniciativa divulgada no Brasil em agosto e em outros países da América Latina em novembro destaca que além da violência física – “Acreditamos que informação é a primeira etapa do acolhimento e do apoio. Nomear é reconhecer. Um dos modos mais eficazes de violar direitos é justamente impedir que as pessoas saibam que os têm. Por isso, trabalhar para que as mulheres conheçam seus direitos, transformem suas vidas e sejam reconhecidas em sua plena dignidade sempre esteve no centro da nossa atuação. Neste ano, ampliamos ainda mais nosso poder de atuação, ao levar um conceito único de campanha, com mensagens claras e elucidativas, tanto para as brasileiras em agosto, durante o Agosto Lilás, quanto para as mulheres argentinas, chilenas, colombianas, peruanas e mexicanas em novembro, durante os 16 dias de Ativismo”, afirma Beatriz Accioly, Líder de Políticas Públicas pelo Fim da Violência contra as Mulheres do Instituto Natura.
A campanha assinada pela agência Repense – propõe um conceito que funciona bem em todos os países da América Latina e que será trabalhado em duas etapas: primeiro, promovendo a escuta e o reconhecimento; depois, a ação, para que mulheres conheçam seus direitos e para que toda a sociedade compreenda seu papel de acolhimento. Porque a saída é sempre coletiva. Aline Leucz, diretora de Criação da Repense, reforça que “o conceito é literalmente um chamado para que a sociedade não normalize as violências do dia a dia: uma cena de ciúme, uma piada maldosa no trabalho, sexo sem consentimento e perseguição nas redes sociais, por exemplo. Queremos ajudar a sociedade a identificar e nomear a violência, porque reconhecê-la é o primeiro passo para romper o ciclo”, ressalta Aline.
Dia 07 de agosto marca os 19 anos da Lei Maria da Penha – Com um vídeo-manifesto potente que ressalta as violências que não deixam marcas na pele e se disfarçam de amor, ciúme ou brincadeira, a campanha online será veiculada no Brasil de 1º a 30 de agosto, nas redes sociais (Instagram e Facebook) do Instituto Natura e da Avon. De maneira inédita, a Avon, no dia 07 de agosto, data que marca os 19 anos da Lei Maria da Penha, mudará a cor do seu logo para lilás (Pantone 2582C), em apoio à campanha do Agosto Lilás. “Essa mudança simbólica no nosso logo reforça o compromisso da Avon com a causa. É um gesto que busca chamar a atenção da sociedade para as diferentes formas de violência que ainda são naturalizadas. Queremos ser parte ativa na transformação dessa realidade e fazer um chamado à toda sociedade para combatermos juntos a violência contra mulheres e meninas”, afirma Juliana Barros, diretora de Marketing e Comunicação da Avon.
A ação no Brasil além de conscientizar – reforça os meios de apoio e acolhimento, como o canal Angela, que oferece suporte a mulheres em situação de violência doméstica pelo número (11) 94494-2415. A campanha contará, ainda, a partir de 1º de agosto, com um hub informativo reunindo todas as ações: www.institutonatura.org/agostolilas. Já nos países hispânicos, a campanha será realizada em novembro, durante os “16 Dias de Ativismo”, uma iniciativa global liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e o hub de conteúdo entrará no ar em novembro com o endereço www.institutonatura.org/16diasdeactivismo.
Origem do Agosto Lilás – O Agosto Lilás foi instituído no Brasil como mês de proteção à mulher e conscientização pelo fim da violência contra a mulher em 2022, com a sanção da Lei 14.448. A campanha também está diretamente ligada à promulgação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), sancionada em 7 de agosto de 2006, considerada um marco no enfrentamento à violência de gênero no Brasil. A legislação ampliou os mecanismos de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade, reconhecendo oficialmente cinco formas de violência: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.
Filme
Ficha-técnica da campanha 2025
Título: Sim, é violência. Chame pelo nome.
Anunciante: Instituto Natura e Avon
Equipe do Anunciante Brasil: Letícia Passini, Giuliana Borges, Ivanda Maria Sobrinha, Beatriz Accioly
Equipe do Anunciante Hispana: Violeta Galanternik, Ana Inês Alvarez, Dalila Di Menna, Carla Garcia Esquivel, Camila Di Franco, Maria Camila Balbi, Lucila Decoud, Gabriela da Prato.
Agência: Repense
CEO: Otavio Dias
Diretora de Atendimento: Bianca Tenenberg
Head de Atendimento: Vick Magalhães
Atendimento: Priscylla Teixeira
Direção de Criação: Aline Leucz
Head de Criação: Bruno Pimentel
Redação: Lina Cujar
Direção de Arte: Isabela Pinheiro, Eduardo Callian
Revisão: Angela Guanais e Fernanda Puleghini
Planejamento: Andrea Cabral
Produção Gráfica: Leandro Souza
Finalização: Gilmar Padrão
RTV: Daniele Gomes e Sueli Feltre
Mídia: Agência VML Brasil, Camilla Andrade, Thais Corsi
Produtora: Malabar Filmes
Direção: Albert Klinke
Atendimento: Simone Rosa
Edição: André Tambucci
Finalização: Malabar Filmes
Produtora de áudio: Lua Nova
Direção Geral: Thomas Roth
Atendimento: Isabela Calais Salles
Produtor: Frederico Rossin Benuce
Composição: Frederico Rossin Benuce e Isabela Calais Salles
Finalização: Leonardo Bertocchi Ramos, Gabriel Schubsky e Júlio Brasileiro
Buaiz Alimentos oferece capacitação em panificação profissional no Rio de Janeiro – A Buaiz Alimentos levou para o Rio de Janeiro um curso de capacitação, ministrado pelo consultor técnico Américo Teixeira, que compartilhou sua experiência e seus conhecimentos na área de desenvolvimento para fortalecer o setor de panificação e supermercadista carioca. Com o objetivo de aprimorar as habilidades dos profissionais, a formação intitulada “Básico da Panificação: ingredientes, suas funções e características no produto” foi promovida pela Escola Asserj, uma plataforma da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro para capacitar e engajar a cadeia produtiva do setor.
O curso proporcionou uma imersão a cerca de 50 profissionais – Reunindo cerca de 50 participantes, o curso proporcionou uma imersão nos fundamentos da panificação, destacando a importância de compreender as funções de cada ingrediente e suas interações no resultado final das receitas. Durante o curso, os alunos também degustaram delícias preparadas com a Farinha de Trigo Regina, da Linha Profissional, e receberam um kit com produtos da Buaiz Alimentos. A presença da Buaiz Alimentos no curso da Asserj reforça o compromisso da empresa em compartilhar conhecimento técnico e apoiar a formação de novos profissionais no setor de panificação.
A iniciativa também contribui para o fortalecimento da marca Regina no mercado carioca – ampliando conexões estratégicas e possibilitando a conquista de novos territórios além do Espírito Santo. “Essa iniciativa, em parceria com a Asserj, fortalece a atuação da Buaiz Alimentos no Rio de Janeiro e está alinhada à nossa estratégia de expansão para outros mercados. Além disso, queremos ampliar a divulgação da qualidade e excelência dos nossos já reconhecidos produtos, apresentando-os aos profissionais de panificação, clientes e parceiros deste importante mercado consumidor.” ressalta Flávio Schiavone, CEO da Buaiz Alimentos.
Unimed Sul Capixaba é eleita a melhor operadora de saúde para trabalhar no Brasil – Ser reconhecida como a melhor empresa do Brasil em sua categoria é um feito que transcende fronteiras organizacionais. Na última segunda-feira, 28 de julho, a Unimed Sul Capixaba foi eleita a número 1 no país entre os planos de saúde de médio e grande porte, no ranking Great Place to Work (GPTW) 2025, que avalia as melhores empresas para trabalhar em diversos setores. A premiação posicionou o Espírito Santo como destaque nacional em gestão de pessoas no setor de saúde. A conquista tem peso simbólico e prático. Ao alcançar o topo da lista nacional, a cooperativa capixaba sediada em Cachoeiro de Itapemirim projeta para o Brasil um modelo de gestão que valoriza o respeito, a confiança e o bem-estar de seus profissionais. Na foto, a gerente de Gestão de Pessoas da Unimed Sul Capixaba, Diana Raposo recebendo o prêmio nacional GPTW 2025, do diretor do GPTW, Cauê Oliveira.
Conquista fortalece o Espírito Santo como referência em gestão de pessoas – Para os mais de 1200 colaboradores da Unimed Sul Capixaba, o prêmio mostra que o ambiente onde trabalham diariamente está entre os mais saudáveis, inspiradores e comprometidos com o cuidado humano do país. E, para a comunidade atendida, o reconhecimento confirma que quem cuida de vidas também está sendo cuidado. Segundo o diretor-presidente da cooperativa, Fernando Lemgruber, (foto) a cultura organizacional é parte essencial dos resultados que a empresa entrega. “Trabalhar em um ambiente saudável transforma o dia a dia e como as pessoas se relacionam entre si e com os pacientes. Quando o colaborador se sente respeitado, ele cuida melhor. E isso tem reflexo direto na qualidade dos serviços prestados à população”, afirma.
O ranking GPTW é um dos mais respeitados do país – e baseia-se na percepção dos próprios colaboradores sobre o ambiente de trabalho, além da análise das práticas culturais adotadas pela organização. Para concorrer aos rankings setoriais, como o de saúde, é necessário obter certificação prévia de excelência, e depois passar por uma avaliação detalhada dos chamados Pilares For All, que identificam o quanto a empresa oferece um ambiente justo, seguro e inclusivo para todas as pessoas. Essa não foi a única conquista recente da Unimed Sul Capixaba. No dia 16/07, a cooperativa também foi premiada com o 1º lugar no ranking estadual GPTW, entre as grandes empresas do Espírito Santo.
Foi a primeira vez que a organização participou da categoria de grande porte – após crescer em estrutura e equipe nos últimos anos. A dupla premiação, estadual e nacional, reforça o compromisso da cooperativa com a valorização de pessoas em todos os níveis. Para o diretor vice-presidente da Unimed Sul Capixaba, Bruno Beber Machado,(foto) o reconhecimento em âmbito nacional simboliza a força de uma cultura construída com coerência. “Esse resultado é fruto de decisões que foram tomadas com base em escuta, respeito e clareza de propósito. Ser um ótimo lugar para trabalhar exige constância, diálogo e compromisso com quem está dentro da organização. E é isso que a gente vem fazendo”, destacou.
Nova edição da revista Orgulho Capixaba destaca o Instituto Ponte – Na sexta-feira, dia 25 de julho, a Casa Mizi, em Vitória, foi palco de uma noite marcada por propósito e reconhecimento ao Instituto Ponte. O evento celebrou o lançamento da nova edição da revista Orgulho Capixaba, projeto idealizado por Lucas Fonseca, que tem como missão valorizar histórias inspiradoras e personalidades que contribuem ativamente para o desenvolvimento do Espírito Santo. Nesta nova edição, a publicação lança um olhar especial sobre a educação como motor de transformação social, trazendo na capa a presidente e fundadora do Instituto Ponte, Bartira Almeida. “Sou uma capixaba com muito orgulho, e ser destaque na Orgulho Capixaba é um presente. Tenho certeza de que o Instituto Ponte só chegou onde chegou graças ao apoio da sociedade capixaba, da qual faço parte com imenso orgulho”, afirmou Bartira durante o evento.
O lançamento reuniu convidados, líderes e formadores de opinião – em uma atmosfera de conexão e orgulho capixaba. Para Lucas Fonseca, essa edição representa um marco no fortalecimento da revista como uma plataforma de impacto: “Essa edição tem um significado muito especial para mim. Fui transformado pela educação, e acredito que ela é a grande estratégia para colocar o Espírito Santo em evidência no Brasil. A receptividade desse lançamento me mostra que o estado está pronto para abraçar essa causa. Conseguimos alcançar um público em sua maioria inédito com relação à revista, e isso mostra que estamos ampliando nosso alcance. O Espírito Santo começou a abraçar essa causa, e isso me encoraja a seguir em frente”.
O Instituto Ponte foi fundado há 11 anos – por Bartira Almeida com o propósito de promover a ascensão social em uma geração, e desenvolve um trabalho reconhecido nacionalmente, baseado em educação de qualidade e acompanhamento individualizado de jovens em situação de vulnerabilidade.
Eleita por seis vezes consecutivas uma das 100 melhores ONGs do Brasil – e, por duas vezes, a melhor ONG do Espírito Santo pelo Instituto Doar e Ambev VOA, o IP acumula resultados expressivos. Um dado simbólico do impacto gerado: a partir do segundo ano de graduação, 38% dos universitários que fazem parte do projeto passam a ter uma renda mensal fixa 2,7 vezes superior à renda per capita familiar de origem, evidência concreta do compromisso com a transformação social. Atualmente, o Instituto Ponte atende 467 estudantes, incluindo os 113 novos aprovados em seu processo seletivo nacional. A atuação agora alcança 19 estados brasileiros, com 26 dos novos estudantes oriundos do Espírito Santo.
Campanha de Dia dos Pais no Masterplace Mall – Um Dia dos Pais para ficar na memória! O Masterplace Mall se une aos filhos na missão de surpreender os pais com um presente especial. Na campanha deste ano, a cada R$ 200 em compras nas lojas de galeria, é garantido um cupom para concorrer a uma Smart TV de 75 polegadas. Vale até o dia 8 de agosto às 15 horas. Entre as opções de presentes, tênis, smartwatches, caixa de som e camisetas do time do coração do papai, além de opções de pacotes de viagens para tornar a data ainda mais especial para toda a família.
5ª RuralturES – Feira de Experiências do Turismo Rural – De 14 a 17 de agosto, a 5ª Feira de Experiências do Turismo Rural (RuralturES 2025) promete encantar visitantes de todas as idades na Fazenda Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, coração das Montanhas Capixabas. Com entrada gratuita e mais de 30 mil pessoas esperadas, o evento será uma imersão no melhor do turismo de experiência capixaba, reunindo natureza, cultura, gastronomia e conhecimento em vivências únicas. Todas as experiências estarão disponíveis para compra a partir desta segunda-feira (04), pelo site oficial: www.ruraltures.com.br. Entre os destaques, a trilha sonora da Feira será o canto das aves na experiência “A Magia de Passarinhar”, uma vivência sensorial coordenada pela bióloga Claudia Pimenta. Os participantes poderão escolher entre trilhas diurnas e noturnas, ambas com 1 km e nível de dificuldade leve a médio, em meio à rica biodiversidade da Fazenda Pindobas, onde mais de 250 espécies de aves já foram registradas.
A tradicional Expedição Tropeira completa 15 anos em 2025 – A atividade inclui guia especializado, kit do observador, pontos de parada com QR Codes e recursos acessíveis, além de uma ação simbólica para os cem primeiros participantes inscritos: ao final da trilha, cada visitante planta sua própria mudinha. As trilhas custam R$ 20,00 e tem limite de vagas. Outro momento aguardado é a tradicional Expedição Tropeira, que completa 15 anos em 2025. A cavalgada histórica parte do Santuário de Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy, no litoral sul do Espírito Santo, e segue até a Fazenda Pindobas, com pouso da tropa no local do evento no dia 14 (quinta-feira). A jornada de cerca de 220 km refaz o caminho das antigas tropas e traz consigo história e saberes que emocionam moradores e turistas a cada edição. A chegada promete conectar o passado rural às experiências do presente. Para os apreciadores da boa mesa, duas oficinas de harmonização comandadas por Paula Dulgheroff – especialista em cafés e vinhos – oferecem uma verdadeira aula sensorial sobre sabores e tradições das Montanhas Capixabas.
A Oficina de Harmonização de Cafés Especiais – será realizada nos dias 16 e 17, com duração de 1h30, para até 20 pessoas por turma. A atividade destaca cafés produzidos na região e sua harmonização com queijos, frutas, geleias e embutidos artesanais. O investimento é de R$ 45,00 por pessoa e promete uma experiência educativa e afetiva. Já a Oficina de Harmonização com Vinhos de Dupla Poda também acontece nos dias 16 e 17 de agosto. Com valor de R$ 75,00 por participante, a oficina apresenta os vinhos finos de colheita de inverno, nova vocação agrícola do Espírito Santo, com degustação orientada e combinações com produtos típicos da região. É uma oportunidade rara de conhecer uma inovação que está transformando o cenário vitivinícola capixaba, enquanto se aprecia o melhor da produção local. E após a harmonização, os participantes poderão se divertir com a Pisa da Uva!
Polo de Turismo de Experiência do Sebrae em Pindobas – Outra experiência, que completa um ano de lançamento nesta RuralturES, é a Casa Nostra, já fixa no Polo de Turismo de Experiência do Sebrae em Pindobas. O objetivo é oferecer aos visitantes a experiência de vivenciar costumes e tradições de uma típica casa de família italiana. Com visitas guiadas previamente agendadas, a Casa Nostra terá sessões extras durante a Feira. Além dessas experiências, o público encontrará uma estrutura completa com estandes de empreendedores do turismo rural, produtos da agricultura familiar e atrações culturais. A RuralturES 2025 é muito mais que uma Feira: é uma celebração da vida no campo e da criatividade de quem transforma paisagens em experiências inesquecíveis. A programação completa será divulgada em breve, mas já é possível garantir seu lugar nas experiências pelo site www.ruraltures.com.br.
Corrida nas montanhas capixabas – A Javé Construtora engajada no incentivo ao esporte, promove o Porto Track&Field Experience Running, no Castle Hill Resort Residence, em Pedra Azul, no dia 16 de agosto. As corridas são nas modalidades 5KM e 10KM. Descontos especiais de 50% para atletas PCD (mediante laudo), idosos e para grupos. As inscrições estão abertas até o dia 15 de agosto, somente pelo App TFSports. A retirada dos kits, na loja Track&Field, no Shopping Vitória – 2º Piso, no dia 15, das 11h às 21h. O evento começa às 7h, sendo a largada 10KM às 7h30; e de 5KM, às 8h. Já a premiação é às 10h. Após a prova, os atletas serão acolhidos com café da manhã e ativações de parceiros.
ArcelorMittal na MEC SHOW 2025 – A ArcelorMittal marca presença na 18ª edição da MEC SHOW – Feira da Inovação Industrial – com uma agenda estratégica que reforça seu protagonismo no desenvolvimento de soluções tecnológicas, na promoção de parcerias e no fortalecimento da indústria nacional. O evento será realizado de 5 a 7 de agosto, no Pavilhão de Carapina, em Serra, reunindo mais de 330 marcas expositoras e cerca de 18 mil visitantes. Com estande localizado no Pavilhão 2 – Rua F, a ArcelorMittal apresentará, entre outros destaques, o Magnelis® – revestimento metálico avançado que combina resistência à corrosão, durabilidade e sustentabilidade em ambientes severos, como áreas industriais e regiões costeiras. A solução, desenvolvida para oferecer alta performance, reforça o compromisso da empresa com a inovação e a eficiência de seus produtos. No dia 5, das 17 às 21 horas, o estande receberá um coquetel para convidados, incluindo executivos da companhia, clientes e fornecedores.
A presença da empresa na feira também será marcada por um importante reconhecimento institucional – No dia 5 de agosto, às 18 horas, na Arena MEC SHOW, Jorge Luiz Oliveira, presidente da ArcelorMittal Brasil e da ArcelorMittal Aços Planos para a América Latina, será homenageado durante a cerimônia de celebração dos 30 anos do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF). A distinção reconhece o papel da ArcelorMittal como investidora e parceira estratégica no fortalecimento da cadeia de suprimentos e no crescimento industrial capixaba. Ainda na programação, Jorge Oliveira será um dos palestrantes do painel “Investimentos Siderurgia e Mineração: Oportunidade de Negócios”, que acontece no dia 6 de agosto, das 15 às 17 horas, na Arena MEC SHOW. O encontro reunirá representantes de grandes empresas do setor para debater o cenário de investimentos, desafios e potencial de crescimento da indústria pesada no país. Ao lado de executivos da Samarco e da Vale, Jorge trará a perspectiva da ArcelorMittal sobre as oportunidades de expansão e o papel estratégico da siderurgia no desenvolvimento regional.
Neste mesmo dia, pesquisadores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da ArcelorMittal – participarão de painel, às 16h45. Marden Valente de Souza e Jetson Lemos Ferreira abordarão o tema “ArcelorMittal: Soluções em Aço” e falarão sobre ações da empresa voltadas à inovação e ao uso de tecnologias em prol da eficiência operacional e sustentabilidade industrial. No dia 7 de agosto, das 15h30 às 16h45, a empresa estará no painel “Conexão Social: Como a Indústria Transforma Realidades”, que abordará a atuação social das empresas, com foco em diversidade, educação e reputação corporativa. A mediação será conduzida por Bernardo Enne, Gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Brasil e vice-presidente do Conselho Temático de Responsabilidade Social (Cores) da Findes, e contará com executivos de empresas como Shell, PRIO e Prysmian.
A palestra “Inteligência Artificial aplicada à Manutenção e Corrosão Industrial” – Encerrando a participação da empresa no evento, o engenheiro especialista Wander Vieira apresentará, às 19h45, a palestra “Inteligência Artificial aplicada à Manutenção e Corrosão Industrial”. A exposição abordará como ferramentas baseadas em IA têm sido utilizadas para prevenir falhas, otimizar recursos e ampliar a segurança nos processos industriais. A participação da ArcelorMittal na MEC SHOW 2025 reafirma sua contribuição para o avanço tecnológico da indústria, o fortalecimento da economia regional e o compromisso com um futuro mais eficiente, seguro e sustentável. Também é uma oportunidade estratégica para estreitar relações com parceiros, valorizar fornecedores locais e compartilhar soluções que impulsionam a competitividade da cadeia do aço, conforme destaca Jorge Oliveira, CEO da ArcelorMittal Brasil e da ArcelorMittal Aços Planos para a América Latina. “A MEC SHOW é um ponto de encontro estratégico para quem faz a indústria acontecer, especialmente em setores e segmentos da cadeia do aço. Para a ArcelorMittal, é a oportunidade de apresentar soluções inovadoras como o Magnelis, fortalecer parcerias e debater o futuro da indústria em um Estado com a força e a diversidade do Espírito Santo”, conclui.