
Margareth com Francisco Sampaio, presidente da Academia Nacional de Medicina e Gilberto Schwartsman em sua posse.
Margareth na Academia
Com discurso memorável, a capixaba Margareth Dalcolmo marcou a solenidade de sua posse na Academia Nacional de Medicina. Aludiu ao histórico da saúde no Brasil, ao SUS, à justiça social e as liberdades, terminando com Abraham Lincoln, “vamos curar as feridas da nação”. A solenidade contou com a presença da jornalista Lu Lacerda, que disse: “A Academia Nacional de Medicina ganhou uma médica que defende ciência e compaixão de mãos dadas”. Vejam as fotos de Raul Moreira e Cristina Granato…
Margareth Dalcolmo com Ruth e o acadêmico Arnaldo Niskier.
As capixabas Beth Dalcolmo e Graça Oliveira Santos.
Ainda com Margareth
Vale citar que figuras do Espírito Santo foram ao Rio de Janeiro para participarem da posse de Margareth, entre elas, Nesio Fernandes, secretário Estadual de Saúde, representando o governador do Estado, senador Fabiano Contrato, Adilson Vilaça, de Colatina, Lucia Medina e as irmãs Beth e Rosangela Dalcolmo. De São Paulo vieram Luiza Dalcolmo e Joan Pozo com a filha Eliza Maria . O ambiente da Academia foi decorado com flores por Raimundo Basílio e tudo organizado por Beth Dalcolmo e Leticia Otelin, buffet de Levi Oliveira. Presença especial de Francisco Sampaio, que é presidente da Academia e que entregou o diploma de acadêmica da importante Academia.
Dalcolmo
Não é demais frisar o que também disse a jornalista carioca Lu Lacerda: “Margareth Dalcolmo é médica, que defende ciência e compaixão de mãos dadas”. Figuras destacadas do mundo da Medicina e cultura, de modo geral, estavam nessa posse, como Merval Pereira, presidente da Academia Brasileira de Letras, e também artistas como Fernando Montenegro e Gilberto Gil, bem como Stenio Garcia que por sinal é do Espírito Santo. Detalhe final: Margareth é médica também renomada no exterior com a sua luta no combate a Covid-19.
As irmãs Dalcolmo, sempre unidas, Margareth, Elizabeth e Rosangela.
Movimento
Simplesmente ditatorial e absurda em um o país democrático a censura aplicada contra o canal e rádio Jovem Pan. Até parece 1964… -Por incrível que pareça vamos ter um navio gigante na Baía de Santos. Trata-se do navio plataforma P-71, da Petrobrás, que tem 316 metros de comprimento e 54 de largura. -A atriz Paolla Oliveira, de grande sucesso na tevê, agora também se dedica a moda. Vai lançar no início de novembro sua primeira coleção de roupas, com um pouco da sua personalidade em cada uma delas.
Recordar é viver…
Palavras da Rainha Elizabeth , da Inglaterra: “Eu nunca posso usar bege, porque ninguém vai saber quem eu sou”. -“Como todas as famílias, temos nossa cota de excentricidade e rebeldia”. – “O 1942 não é um ano em que olharei para trás com prazer”. -“A chegada de um bebê é uma alegria, mas aí ele começa a crescer”. -“Se me perguntam sobre casamento, digo com simplicidade: sou a favor”.
Margareth com Lena e Madureira, e Lucia Bermudes Medina na solenidade de posse.
Mariana e Bernardo com a torcida organizada, de rosa, para a herdeira Olivia.
Um chá de alegria
O chá revelação de Mariana Chaves e Bernardo Azevedo para celebrar se o primeiro herdeiro é menina ou menino, foi uma reunião bem gostosa e divertida, especialmente para os futuros avós, os médicos Adriana e Mauricio Chaves, Giovanna e Victor Freire. A surpresa para família e amigos mais chegados foi coordenada pelas amigas Jessica Aleixo de Souza e Lorenna Vieira. Na ocasião, também foi comemorado o aniversário de Mariana. Os futuros papais estão na foto com Victoria e Valentina Dórea Lima, Anna Luisa Campos, Gilmara Cavalcante, Giulianna Fregonazzi e Jessica Aleixo.
Flashes
Bom dia
Egle Dalla Andrade e João Gualberto Vasconcellos
O Parque da Prainha, a meta cultural de Vila Velha, vai ganhar quarta-feira (26), a Feira Literária com autores capixabas e nacionais. Faz parte também o Plano Nacional do Livro e Leitura Rede Federal de Ensino no Espírito Santo.
Um acontecimento social marcante foi a comemoração dos 70 anos de Zenilda e Fernando Pandolfi. Nesse duplo aniversário, presenças dos meus amigos Zilda e Deni Almeida da Conceição.
Quem chega sexta-feira (29) em Vitória é o médico Gabriel Faioli Vieira, que faz residência em São Paulo. Vem passar o final de semana com seus pais Marisley e Romilton Vieira e sua namorada Valentina Dórea Lima.
Ontem pela manhã um grupo amigo comentava, com revolta, o decorrer prévio das eleições, nacional e estadual. Gente falando mal dos outros, ministros se intrometendo com partidarismo e por aí… Todos torcendo para chegar o dia 31.
A Coluna HD lamenta o falecimento de Iara da Silva Cypreste, que nos deixou. Ela é irmã de minha amiga Zezé Mansur.
Vale citar alguns outros nomes na posse de Margareth Dalcolmo, na Academia Nacional de Medicina: desembargadora Andrea Paché, doutor Paulo Niemeyer, a bailarina Ana Botafogo (sua amiga), Cristina e Oswaldo Moura Brasil, Ruth e Arnaldo Niskier.
Segundo informação que a Coluna HD recebeu do nosso Tribunal de Justiça, está marcada para o dia 3 de novembro, a posse de Ricardo de Souza e Raimundo Siqueira Ribeiro como desembargadores, em solenidade às 14 horas.
A família do meu amigo e colega Cacau Monjardim está comunicando que a missa de sétimo dia, em memória de Cacau, será amanhã, na Paróquia Santa Rita, às 18h30.
A pneumologista Karina Tavares deixou Vitória e foi participar de um casamento no Rio de Janeiro. Com ela, sua irmã Claudine e a filha Julia. Gente bacana!
Por falar no Rio, foi inaugurada a fachada totalmente restaurada do belo e histórico Museu Nacional, que pegou fogo em 2018 e segue em reconstrução, com sua reabertura prevista para 2027. Os jardins já estão revitalizados.
A turma de Vila Velha está em plenos preparativos para o 31 de dezembro, ou seja, o Réveillon. Um encontro naquela cidade vai acontecer no Nook Beach Club, tendo como atrações, Molejo, Pedro e Lucas e o Dj Fabricio.
Helio Dórea
Beirando os setenta anos ininterruptos de profissão, Helio Dórea é o mais antigo colunista social do mundo, um dos destaques desde o lançamento do Folha Vitória, há mais de quinze anos. Autor do livro Gente Bacana, lançado em 2010, o colunista vendeu mais de mil exemplares no dia do lançamento. Tanto talento fez do colunista um recordista, igualmente, em títulos de cidadania. Só no Espírito Santo, são mais de 40.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória