
A Marinha do Brasil deu início durante a quarta-feira (17) na Operação Navegue Seguro para o ano de 2025 e 2026. A ação tem como o intuito de prevenir acidentes, proteger a vida e preservar o meio ambiente durante o verão no Espírito Santo.
Segundo a Marinha, o foco é promover a conduta segura na navegação, uso dos equipamentos obrigatórios a bordo e o respeito às normas de tráfego aquaviário, reduzindo ocorrências como encalhes, colisões, quedas ao mar e incêndios a bordo.
No Espírito Santo, a Capitania dos Portos realizará a operação até o dia 11 de março de 2026. Durante o período, ocorrerá o aumento da inspeção naval, com o intuito de divulgar normas de segurança da navegação, minimizando os riscos de acidentes no mar, rios e lagos.
Serão mobilizados 146 militares, com o uso de 12 embarcações e 15 viaturas, incluindo lanchas e motos aquáticas, que atuarão em ações de fiscalização no mar e águas interiores do Espírito Santo.
Além disso, serão disponibilizadas equipes extras nas regiões da Grande Vitória, Sul e Norte do Estado, que vão realizar, diariamente, as atividades de abordagem e fiscalização do cumprimento das regras de segurança da navegação pelos condutores de embarcações.
Quais sãos os objetivos da ação?
- Prevenção de acidentes: foco em evitar colisões, encalhes, incêndios e quedas ao mar.
- Proteção da vida e do meio ambiente: promover a conduta segura e o respeito às normas.
- Fiscalização rigorosa: verificação de equipamentos obrigatórios, habilitação de condutores e documentação das embarcações.
- Combate à alcoolemia: intensificação do uso de etilômetros para coibir o consumo de bebidas alcoólicas por condutores.
Qual a estratégia de atuação?
As ações ocorrem em todo o território nacional, coordenadas pelas Capitanias, Delegacias e Agências. A presença é reforçada em:
- Marinas e iates clubes.
- Rampas públicas e áreas de grande concentração de barcos.
- Pontos de maior movimento e horários de pico.
Orientações aos navegantes
A Marinha reforça práticas essenciais para uma navegação segura:
- Uso do NAVSEG: aplicativo recomendado para registro do Plano de Navegação (rota, destino e número de pessoas), o que agiliza buscas em emergências.
- Atenção técnica: verificação da previsão do tempo e manutenção de velocidade adequada.
- Respeito coletivo: atenção às áreas de banhistas, canais de acesso e sinalização.
- Equipamentos: garantir a presença de coletes salva-vidas, boias e extintores.