
Uma equipe da CPI dos Maus-Tratos Contra Animais da Assembleia Legislativa realizou uma operação para apurar denúncias de maus-tratos em Cariacica na terça-feira (2). Durante a fiscalização, foram encontrados cães em condições insalubres e até infestados de pulgas e carrapatos.
A operação contou com apoio da Secretaria de Fiscalização Ambiental de Cariacica, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. As fiscalizações ocorreram nos bairros Castelo Branco, Santana, Vila Merlo e Itanguá.
Pitbull e filhotes infestados de pulgas e carrapatos
Em Castelo Branco foi encontrada uma cadela pitbull, além de dois filhotes sem raça definida. Os animais estavam infestados de pulgas e carrapatos.
Por conta da situação, o tutor foi advertido e recebeu um termo de adequação, que contava com orientações sobre fornecimento de ração, além de adequação do ambiente para manter os animais e medicá-los.
Já no bairro Santana, os oficiais visitaram uma casa onde já haviam realizado uma vistoria anterior e encontradas irregularidades.
Segundo a CPI, a equipe notou melhorias significativas no ambiente para os cães do tutor: seis pinscher e dois sem raça definida.
Em Vila Merlo foram encontrados dois cães – um american bully e uma pinscher –, que estavam sem abrigo adequado e expostos a sol e chuva. Os responsáveis foram notificados e orientados a providenciar melhores instalações para os animais, assim como fornecer ração e medidas de saúde para os cães.
Por fim, no bairro Itanguá foi encontrada uma cadela mantida em condições insalubres, com presença de fezes no ambiente e infestação de parasitas.
A responsável foi advertida e notificada a realizar a limpeza regular e tratamento parasitário do animal.
As equipes informaram que todas as ocorrências permanecerão sob acompanhamento da CPI e da Fiscalização Ambiental até que sejam cumpridas as medidas determinadas.